Um processo indispensável para empresas e empreendedores que desejam fechar novos negócios sem riscos, irregularidades e fraudes.
Em operações de fusão, compra, venda ou investimento em empresas é indispensável estar munido de informações que demonstrem a saúde do negócio.
Uma due diligence é o processo que organiza todas essas informações para facilitar a tomada de decisão e minimizar possíveis riscos em uma transação de alta complexidade.
Contar com essa ferramenta é indispensável no mundo dos negócios para assegurar a regularidade de uma empresa e possibilitar análises de futuros cenários em investimentos em startups e organizações tradicionais.
O que você vai aprender:
O que é Due Diligence
Due diligence significa “diligência prévia”. Ou seja, zelo, cuidado ou atenção prévia.
Esse processo envolve fazer uma averiguação sobre algo. Ele é usado principalmente durante o momento em que uma empresa está passando por algum tipo de negociação.
Essa negociação pode ser a aquisição de um novo negócio, fusão de empresas, um novo investimento, compra ou venda e qualquer outro tipo de processo que envolva algum possível risco.
Embora seja um termo relativamente novo, a due diligence é muito utilizada em startups, por passarem constantemente por diversas fases de captação de investimentos.
O objetivo é levantar um histórico detalhado da organização, seja os aspectos financeiros, jurídicos ou de pessoal. Ela serve para reunir informações importantes e, dessa forma, oferecer uma maior segurança no investimento, seja ele financeiro ou não.
Portanto, a tomada de decisão torna-se mais centrada e assertiva para ambos os lados. Além de diminuir os riscos para o investidor, também oferece um panorama completo de organização para a própria empresa envolvida que pode melhorar sua operação.
Quem pode solicitar e fazer uma Due Diligence
Normalmente quem solicita uma diligência prévia é a pessoa interessada em comprar ou investir em uma empresa.
Por outro lado, em questões específicas, a própria empresa também pode fazer uma diligência interna, para apurar casos de lavagem de dinheiro, por exemplo.
Já a responsabilidade de levantar e organizar os dados é atribuída a um ou mais profissionais especializados na área.
O mais comum é contar com empresas de consultoria e auditoria, bem como uma equipe multidisciplinar formada por advogados, contabilistas e demais especialidades necessárias, dependendo de cada diligência.
Informações analisadas em uma Due Diligence
A diligência pode ser feita em diversos setores da empresa, mas de modo geral existem algumas principais que oferecem as mais importantes informações em um investimento de risco.
Vamos falar sobre os três principais tipos.
Due Diligence Financeira
Na diligência financeira são analisadas informações como geração de receita, níveis de cobrança, planos de negócios e número de dívidas. O principal foco é mostrar todo o fluxo de caixa da empresa, demonstrando a saúde financeira e um panorama do que a organização projeta para o futuro.
O investidor fica atento a todos esses números e se há alguma inconsistência no negócio ou informação que não fecha com as demais.
Due Diligence Contábil e Fiscal
Aqui são verificados os demonstrativos financeiros, cálculo de impostos, geração de notas fiscais, imposto declarado e demais informações que estejam relacionadas a toda parte legal e burocracia contábil e fiscal da empresa.
Nesse momento é indispensável que todas as informações estejam de acordo com a legislação nacional vigente.
O principal foco é confrontar se os demonstrativos contábeis estão condizentes com os demonstrativos financeiros.
Due Diligence Legal
Tudo que estiver relacionado a questões jurídicas, entram na due diligence legal. Por exemplo, registro de marca, contrato social, acordo entre sócios, contrato de prestação de serviço e demais documentos.
No quesito legal, é importante reunir todos os fatos que comprovem que em sua empresa não há nenhum problema de cunho tributário, cível ou criminal.
Em empresas que possuem sócios, normalmente também são avaliadas as informações referentes a cada um dos sócios, além das informações da organização.
Diferenças entre Due Diligence e Auditoria
Talvez você tenha chegado até aqui e pensado “a due diligence é a mesma coisa que auditoria”. Todavia, elas não são a mesma coisa.
A auditoria está mais voltada em garantir se a contabilização de uma determinada empresa foi feita de acordo com as normas internas e aquelas estabelecidas por lei.
Já a due diligence foca mais em entender se os números analisados refletem a realidade econômica e legal da empresa, além dos possíveis riscos futuros.
Outra diferença é que a auditoria se baseia em amostragem, já a due diligence utiliza todos os dados que estiverem disponíveis.
Então, podemos concluir que a auditoria é uma técnica contábil, enquanto o processo de due diligence foca em características mais avaliativas.
Como fazer uma Due Diligence
Para ter um bom resultado, o processo de construção de uma due diligence segue três etapas importantes:
Mapeamento da empresa
O primeiro passo dentro do processo é mapear a empresa e organizar cada uma das etapas a serem seguidas. Quando a due diligence é feita por um terceiro, esse momento serve para apresentar a empresa para esse profissional e os demais que vão realizar os levantamentos.
Também é indispensável indicar nomes de funcionários internos de diversos setores para levantar as informações que competem às suas áreas.
Organização dos documentos
Esse é o momento de definir quais tipos de due diligences devem ser feitas, dependendo da natureza da solicitação. Os responsáveis pelo processo irão solicitar os documentos para então verificar e organizar cada um deles.
Assim como informações internas, durante essa etapa é normal que os responsáveis busquem por outros dados de órgão públicos municipais, estaduais e federais.
Por se tratar de documentos sigilosos, todas as pessoas envolvidas no processo de diligência devem assinar um contrato de confidencialidade para evitar vazamento de informações.
Produção e entrega do relatório
A última etapa é a formalização de todas as informações em um documento contendo todas as análises levantadas durante o processo. Esse relatório pode conter dados, gráficos e qualquer outro tópico que seja relevante para quem solicitou a diligência.
Podem ser apresentados os pontos positivos e negativos do negócio, mostrando potenciais riscos e oportunidades.
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Perguntas frequentes
O que é Due Diligence?
Due diligence significa “diligência prévia”. Ele é usado durante o momento em que uma empresa está passando por algum tipo de negociação. São levantadas informações importantes sobre a operação para facilitar a tomada de decisões e prever futuros problemas e oportunidades.
Quais são os tipos de Due Diligence?
Existem diversos tipos de due diligence, mas as principais delas são financeira, contábil, fiscal e legal.
Como fazer uma Due Diligence?
Uma due diligence segue três principais etapas:
– Mapeamento da empresa
– Organização dos documentos
– Produção e entrega do relatório