Pular para o conteúdo
Início » O que são fusões e aquisições e como as empresas de tecnologia estão investindo nesse movimento

O que são fusões e aquisições e como as empresas de tecnologia estão investindo nesse movimento

fusões e aquisições

É fato que as ações de M&A estão em crescimento, impulsionadas pelo desejo de comprar e vender startups ou empresas. Mas o que é necessário saber sobre fusões e aquisições?

O termo em inglês é “mergers and acquisitions”, abreviado pelas inicias M&A. O significado está relacionado com operações que moldam a compra, venda ou concentração de instituições.

Vale destacar que as negociações podem permanecer por um determinado tempo, portanto, é fundamental conhecer as etapas que fazem parte desta transação. Vamos conferir mais informações sobre fusões e aquisições?

O que você vai aprender:

O cenário de fusões e aquisições no Brasil

O ano de 2021 apresenta números importantes no mercado nacional. De acordo com o relatório divulgado pela plataforma Transactional Track Record (TTR), até julho foram registradas 1.169 transações, movimentando R$ 285,5 bilhões.

A quantia representa um aumento de 50% em comparação com as movimentações que foram realizadas no mesmo período de 2020. 

O mês de agosto merece destaque, com um recorde histórico de 185 operações, aumento de 51% em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram movimentados R$ 56,3 bilhões em operações de fusões e aquisições.

O setor que registrou a maior quantidade de fusões e aquisições foi o da tecnologia, com 449 transações. O dado expressa um aumento de 87% em relação ao ano passado. O setor de financeiro e seguros ocupa o segundo lugar, com 218 acordos. 

As startups , conhecidas pelas boas condições de valorização e liquidez, também apresentaram crescimento de 120% no primeiro quadrimestre.

Ao todo, foram realizados 77 contratos. A estimativa é que o mercado continue em crescimento,  resultado da melhora econômica, do entusiasmo dos investidores e da mudança do mercado de Venture Capital.

Outra tendência é que as micro e pequenas empresas façam cada vez mais parte dessa operação, acompanhando as grandes corporações, que já estão habituadas. Essa alteração pode contribuir com o entendimento de que qualquer organização pode participar, incluindo as startups.

O que são e como funcionam fusões e aquisições

Por mais que o M&A tenha sido criado no mundo do empreendedorismo, muitos profissionais ainda associam o termo a negociações complexas.

Mas, é válido explicar que qualquer tipo de transação, total ou parcial, está dentro das atividades que se enquadram no M&A – incluindo a venda ou compra de uma marca ou solução, por exemplo. 

Por mais que os termos apareçam em conjunto, fusão e aquisição são ações distintas, com significados diferentes.

Sendo assim, quando falamos de fusões, se enquadram as companhias que foram unificadas em uma nova empresa. Ou seja, que se uniram para criar uma nova organização comandada por uma única gestão. 

Essas fusões podem ser realizadas por diversos motivos, incluindo o desejo de criar uma nova marca ou até mesmo a busca pela captação de recursos.

No caso da aquisição, são enquadradas as negociações em que há a compra integral ou parcial de uma empresa por outra, podendo incluir os ativos tangíveis e intangíveis.

Vale ressaltar que a venda está ligada com o famoso exit, momento em que uma startup é adquirida por outra empresa.

—> Saiba mais sobre as possibilidades por trás do Exit no eBook que construímos em parceria com a Questum!

Para as empresas que estão vendendo suas cotas (Sell-Side), é possível que o processo envolva sócios, diretores, investidores, advogados, assessoria, contadores e o departamento financeiro, cada um com a sua determinada função. 

No oposto, quando uma organização ou investidor está comprando parcial ou totalmente outra organização (Buy-Side), os mesmos agentes podem participar da movimentação.

A diferença é o papel que será desempenhado por cada um e o tipo de negociação que será feita.

É  importante mencionar que nos últimos anos as startups deixaram de ocupar apenas o papel de vendedoras, atuando também no grupo de compradores.

—> Quer saber mais? Então assista ao 41º Meetup Startup SC sobre o assunto mediado por Rafael Assunção, CEO da Questum, especialista em M&A.

Benefícios do M&A

Ao participar de movimentos de fusões e aquisições, as startups podem desfrutar de diversas vantagens, incluindo:

  • Aumento da participação no mercado;
  • Base de clientes qualificados;
  • Competitividade;
  • Melhorias nos processos e tecnologia;
  • Redução de custos;
  • etc.

Capacitação para fusões e aquisições

Para acompanhar a evolução do mercado e as novas tendências, é fundamental estar capacitado para compreender os processos e a importância de cada uma das etapas, não é mesmo? 

Se você gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre fusões e aquisições, aproveite para participar gratuitamente do Startup Summit 2021.

Durante o evento será possível acompanhar algumas trilhas de conhecimento sobre o assunto, incluindo palestra inédita de Rafael Assunção, da Questum. Inscreva-se!

Logo Startup SC

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina. Por meio de eventos, como o  Startup Summit, missões internacionais com empreendedores catarinenses e do programa de capacitação Startup SC, o projeto incentiva o ecossistema de tecnologia.

Em 2020, mais de 28.000 mil pessoas foram impactadas durante os eventos. As 11 turmas de capacitação apoiaram 1070 empreendedores e 330 startups.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *