Para ter resultados efetivos na sua empresa, é importante saber como analisar os indicadores-chave de performance.
Para uma empresa se manter no mercado com todos os setores funcionando em perfeita harmonia, várias informações precisam ser computadas e analisadas dia após dia.
Usar os dados a seu favor é indispensável para uma organização que busca o crescimento constante. Aqui na 49 educação utilizamos vários KPIs para metrificar nosso desempenho em todas as ações.
Mas antes de fazer, é necessário saber como fazer. Por isso, neste artigo meu objetivo é te explicar tudo sobre os indicadores de performance e como escolher o ideal para a sua empresa.
O que você vai aprender:
O que é KPI
A sigla KPI significa Key Performance Indicator ou indicador-chave de performance. Ele tem como função medir o desempenho de uma empresa, seja analisando uma ação, um conjunto de ações, um site, uma equipe, as vendas ou qualquer outro processo interno.
No entanto, uma empresa atua com um fluxo de informação intenso e todo processo é capaz de gerar um dado. Nesse cenário, o indicador-chave de performance é uma forma de investir esforços somente naqueles indicadores que podem ser medidos, comparados e acompanhados.
O KPI sempre será representado por um número ou uma porcentagem. Uma forma clara de mostrar se sua estratégia está dando certo ou não e com base nisso, te munir de informações para traçar os próximos passos.
Tipos de KPI
Os indicadores-chave de performance podem ser separados em métrica de volume e métrica de eficiência. Um dos maiores erros na hora de analisar um KPI é olhar somente para um ou outro.
Para que os dados sejam eficientes, é necessário pensar em uma estratégia que apresente tanto números de volume quanto de eficiência. E para isso os KPIs são divididos em três categorias.
KPIs primários
Esses são os principais indicadores que mostram se sua empresa está tendo sucesso ou não com as ações adotadas.
Eles demonstram através de dados tangíveis se a estratégia está trazendo resultados e se esses resultados estão conforme o esperado.
Exemplos de KPIs primários:
- Leads gerados
- Tráfego
- Vendas
- Taxa de conversão
KPIs secundários
Já os KPIs secundários tem como função reforçar e apoiar os primários. Eles são responsáveis por apresentar dados ainda mais específicos daqueles levantados com o KPI primário e mostrar como os resultados estão sendo atingidos.
Exemplos de KPIs secundários:
- Custo detalhado de cada lead
- Origem do tráfego
- Valor de cada venda
- Preço médio por transação
KPIs práticos
Por fim, temos os KPIs práticos que são aqueles que servem para explicar os resultados atingidos pelos primários e secundários.
Como o próprio nome diz, são indicadores mais práticos e da mesma forma, ainda mais detalhados do que os anteriores.
Exemplos de KPIs práticos:
- Número de visualizações de página
- Palavras-chave mais pesquisadas
- Produtos mais procurados
- Páginas mais visitadas
No caso dos práticos, podem ser utilizados quantos forem necessários para fazer uma análise detalhada, de acordo com o objetivo do seu negócio.
Os KPIs mais utilizados
Cada empresa pode definir KPIs próprios para acompanhar seus desempenhos. Mas de uma forma ou de outra, todos eles estarão dentro das categorias citadas anteriormente.
A lista de indicadores é gigantesca, mas existem alguns que são os principais e mais utilizados em grandes corporações de sucesso e que facilmente podem ser ajustados para qualquer tipo de negócio.
KPIs de produtividade
O objetivo desse indicador é saber o resultado de um trabalho em relação aos recursos utilizados. Vale lembrar que os recursos não são somente os materiais, mas também os recursos humanos.
Esses KPIs auxiliam os gestores a saber quais processos podem ser melhorados para garantir também melhores resultados com a melhor taxa de produtividade.
Exemplos de KPIs de produtividade:
- Capacidade de produção e entrega
- Taxa de receita por vendedor
- Horas trabalhadas em um projeto
KPIs financeiros
Aqui entram todos os indicadores referentes às finanças.
A função desse KPI é analisar a relação entre os lucros e dividendos da empresa. Assim é possível entender onde está sendo feito o maior investimento, quais investimentos não valem a pena e quais trazem os resultados almejados.
Exemplos de KPIs financeiros:
- Custos totais da empresa
- Receita bruta x lucro líquido
- Rentabilidade sobre investimento
KPIs de qualidade
Muito mais do que saber a qualidade do seu serviço ou produto, é indispensável poder verificar a qualidade em números.
Com ele é possível analisar a entrega de valor para o cliente e resolver possíveis problemas relatados por seus consumidores.
Exemplos de KPIs de qualidade:
- Índice de reclamações dos clientes
- Taxa de produtos com defeito
- Nível de profissionalismo da equipe
KPIs de recursos humanos
Ser capaz de metrificar os recursos humanos de uma empresa, é também uma excelente ferramenta para garantir o sucesso da organização.
Afinal, funcionários que acreditam e estão engajados com o trabalho são o pilar de uma empresa.
Exemplos de KPIs de recursos humanos:
- Taxa de rotatividade de funcionários
- Índice de satisfação dos colaboradores
- Custos para retenção de contratação de novos talentos
Diferença entre métrica e KPI
Embora os termos tenham muito em comum, nem toda métrica pode ser considerada um indicador-chave de performance.
Os KPIs são técnicas essenciais para atingir melhores resultados e mover o crescimento da empresa.
Já as métricas auxiliam a entender um determinado cenário, mas não significa que as informações que partirem delas são essenciais para o desenvolvimento da organização.
Porém, quando uma métrica se torna um fator relevante para a tomada de decisão, ela vira um KPI.
Ou seja, um KPI não é uma métrica, mas uma métrica pode se tornar um KPI.
Para ficar mais simples de diferenciar, a Adobe explica o que são e o que não são KPIs:
Como definir os melhores KPIs para sua empresa
Aqui no artigo listei alguns dos KPIs mais utilizados por diferentes organizações. Mas não significa que você precisa usar todos eles. Cada empresa possui suas particularidades e antes de mais nada, o indicador de performance precisa fazer sentido para o seu negócio.
Para definir os indicadores que são essenciais, considere essas características.
Relevante
Existem vários dados que parecem incríveis, mas que na prática não mostram de fato o resultado do seu negócio.
Por exemplo, toda empresa gosta de ver suas publicações nas redes sociais cheias de comentários e curtidas. Mas esse engajamento não traz nenhuma lucratividade e crescimento na empresa em si. É um excelente reforço de marca, mas que não deve ser considerado um indicador base.
Um KPI deve ser capaz de oferecer informações necessárias para a tomada de decisões importantes. E para isso, ele precisa ser relevante.
Temporal
Para um KPI ser útil, seus dados precisam ser temporais. Ou seja, eles mudam dia após dia, semana após semana, mês após mês e ano após ano.
E é importante escolher indicadores em que possa ser feita essa comparação entre o tempo, a fim de avaliar o crescimento ou queda de determinado resultado em um certo período.
Mensurável
Não faz sentido definir como KPI algo que você não consegue mensurar de forma quantitativa.
Por exemplo, se você quer mensurar a quantidade de downloads do seu aplicativo, só poderá fazer isso quando os downloads começarem a acontecer.
Alcançável
Depois de analisar os dados, você precisa ser capaz de fazer escolhas inteligentes baseadas neles.
Pode ser que um KPI seja mensurável, temporal e relevante. Mas se ele não for capaz de te dar uma base do que deve ser feito, então é melhor repensar esse indicador e avaliar o quanto de fato ele faz sentido para o seu negócio.
Tudo depende do seu objetivo
Se você quer melhorar a retenção de talentos na sua empresa, usar um KPI que analisa o número de vendas não faz sentido.
Portanto, os indicadores que você utilizar devem estar em sintonia com o seu objetivo de melhoria e crescimento.
Com o tempo, pode ser que um KPI que antes era extremamente importante, passe a ser dispensável. Isso porque os indicadores também devem acompanhar a evolução do seu negócio e serem revistos de tempo em tempo.
Minha dica final é: primeiro trabalhe no seu objetivo e estratégia para depois definir os KPIs que fazem sentido para metrificar os resultados.
E lembre-se que os dados devem ser acompanhados constantemente pois são um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa.
Inscreva-se na newsletter!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão no seu e-mail.
Perguntas frequentes
O que é KPI?
Key Performance Indicator ou indicador-chave de performance são ferramentas capazes de medir o desempenho de uma empresa com base em dados quantitativos.
Qual a diferença entre KPI e métrica?
Os KPIs são essenciais para atingir melhores resultados e mover o crescimento da empresa. Já as métricas auxiliam a entender um determinado cenário, mas não são essenciais para o desenvolvimento da organização.
Quais características um KPI deve ter para ser útil?
Um indicador-chave de performance precisa ser relevante, temporal, mensurável e alcançável para ser capaz de oferecer as informações necessárias para a tomada de decisão.
Pingback: OKR: Conheça o sistema de metas usado pelo Google - 49 educação