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Início » Como atrair clientes para a sua startup com pouquíssimo dinheiro

Como atrair clientes para a sua startup com pouquíssimo dinheiro

  • por Leandro Piazza
  • 20212022

Desvende o passo a passo para atrair mais clientes com poucos recursos.

Saber como atrair clientes pode ser muito desafiador. Seja você fundador de uma startup ou não, na maioria das vezes os recursos são muito limitados e você precisa dar um jeito!

E é justamente para te ajudar na luta do crescimento de um negócio que escrevemos esse artigo com o que é um dos pontos mais importantes para o seu sucesso: a atração de clientes.

Você vai desvendar um passo a passo de como atrair clientes, os 19 canais de atração e outras dicas que podem ser muito úteis na sua jornada. Então já prepara para anotar e vamos lá!

  • O que é uma startup e como criar a sua?

O que você vai aprender:

A verdade sobre como atrair clientes

Quando falamos em como atrair clientes, vemos muitos mitos por aí. Há muita generalização e pouco entendimento sobre cada negócio e os seus objetivos. 

É por isso que tantos empreendedores ficam frustrados quando não conseguem ter sucesso atraindo clientes. Mesmo com diversas dicas rápidas disponíveis, falta uma visão estratégica desse processo.

Pense o seguinte:

  • Você não precisa, necessariamente, estar nas redes sociais.
  • Atrair clientes é apenas um dos passos numa estratégia de Marketing.
  • Você precisa atrair o cliente ideal para a sua empresa!

Isso tudo vai depender do seu tipo de negócio e, como já falamos, dos seus objetivos! Vamos ver agora um passo a passo para entender como atrair clientes para a sua startup.

Passo a passo de como atrair clientes para a sua startup

O passo a passo nada mais é do que uma estratégia que vai te mostrar como atrair clientes. Você mesmo vai montar essa estratégia com base no seu próprio negócio.

1. Defina a sua Persona

O primeiro passo para qualquer estratégia de atração de clientes é entender qual é o seu perfil de público ideal e a sua Persona.

Ao contrário do público-alvo, a Persona é a representação do cliente ideal da sua empresa, feita com base em dados de clientes reais. Temos um artigo que te mostra como criar uma Persona para a sua startup.

Se você quer saber como atrair clientes, precisa conhecer os seus clientes primeiro, concorda? Por isso esse exercício é essencial para os próximos passos.

2. Entenda os seus desejos e necessidades

Ao definir a sua Persona, você provavelmente vai entender quais são os seus desejos e necessidades. Mesmo assim, é importante destacar esse ponto.

Porque, se você não sabe o que o seu cliente quer, vai ser muito difícil atraí-lo. Quando você consegue suprir os seus desejos ou resolver seus problemas e necessidades, consegue ajustar a sua comunicação.

E ajustar a sua comunicação é importantíssimo para saber como atrair mais clientes. Você acha que o cliente prefere alguém que entende como ele se sente ou alguém que só pensa em bater as metas de venda?

3. Estruture a sua proposta de valor

Perceba como um ponto se liga ao outro! Agora você já sabe quem é o seu público ideal e está ajustando a sua comunicação para os seus desejos e necessidades.

E é aí que você consegue elaborar uma proposta de valor que irá seduzir o cliente até o seu produto ou serviço. Pense na proposta de valor como a solução perfeita para os problemas do cliente.

Um dos maiores problemas hoje é que as empresas tentam forçar seus produtos e serviços no cliente, sem entender suas reais necessidades. É aí que você pode se diferenciar!

4. Descubra onde estão os potenciais clientes

E aqui está a virada de chave que vai fazer você entender de vez como montar a sua própria estratégia de como atrair clientes. Você precisa buscar os clientes onde eles estão!

Parece tão simples, mas ninguém presta atenção suficiente nesse ponto. Lembra que eu falei que você não precisa estar, necessariamente, nas redes sociais?

É isso que eu quero dizer. Se os seus clientes não estão lá, não gaste a sua energia nisso. Aqui você começa a pensar em qual é a melhor estratégia para atrair clientes.

Talvez seja com Marketing de Conteúdo, talvez o melhor seja fazer uma prospecção ativa de vendas. Tudo vai depender de onde está o seu cliente. Vamos ver isso daqui a pouco.

5. Trace uma estratégia para alcançá-los

Bom, agora ficou fácil, não é? Você entendeu quem é o seu cliente e onde ele está, agora é só pensar em como divulgar o seu produto ou serviço de forma atraente para atrair clientes.

Isso pode ser feito através de eventos, de conteúdo gratuito, de anúncios pagos, enfim… É preciso pensar fora da caixa e traçar estratégias criativas para saber como atrair clientes. 

Mas, para te ajudar a pensar em estratégias, vamos ver agora quais são os 20 canais que você pode usar na sua estratégia de marketing.

19 ideias de canais para atrair mais clientes

Dependendo da sua Persona, da sua estratégia e dos seus objetivos, você pode usar diferentes canais que te ajudarão nessa busca de como atrair clientes. Aqui estão 19 ideias para te ajudar com isso.

A imagem mostra as três categorias de canais que ajudam quando o assunto é como atrair clientes

Também temos um artigo que te mostra os 19 canais de distribuição que você pode usar e como testar cada um deles para atingir o melhor resultado.

Canais virais

A primeira categoria de ideias de canais que você pode usar para entender como atrair clientes é a dos canais virais. Esses canais apresentam um crescimento boca a boca extremamente acelerado.

Algumas ideias para crescer de modo viral:

  • Redes sociais;
  • Widgets incorporados;
  • Programa de indicação de amigos;
  • Vídeos online;
  • Engajamento da comunidade;
  • Concursos e sorteios;
  • Integração a plataformas;
  • Crowdfunding;
  • Games, quiz.

É interessante estar atento ao coeficiente viral na hora de pensar nos canais virais.

Canais orgânicos

Se você não consegue pensar em como atrair clientes de modo viral, há também os canais orgânicos que podem ser uma alternativa. Algumas ideias de canais orgânicos:

  • Otimização em buscadores (SEO);
  • Marketing de conteúdo;
  • Otimização em lojas de apps;
  • Aplicativos grátis;
  • E-mail marketing;
  • Criação de comunidades;
  • Parcerias estratégicas;
  • Conteúdo de terceiros;
  • Merchandising em sites.

Canais pagos

Por fim, temos os canais pagos. Há tanto os canais pagos mais tradicionais, como anúncios na televisão, rádio e jornais, quanto os mais modernos, com anúncios online. Vamos ver quais são os canais pagos:

  • Publicidade offline (TV, impressa, outdoors);
  • Publicidade online (Search Engine Marketing, social ads);
  • Publicidade com afiliados;
  • Campanhas com influenciadores;
  • Rádio;
  • Retargeting;
  • Ad networks;
  • Patrocínio (blogs, podcasts);
  • Publicidade nativa.

Espero que essas ideias possam te ajudar a pensar em como atrair clientes! Agora vamos ver algumas dicas para fechar com chave de ouro.

Outras dicas de como atrair clientes

Além de definir a sua estratégia para atrair mais clientes, você pode contar com algumas dicas que irão te ajudar nesse processo. Vamos ver alguns pontos que devem ser considerados.

Elabore um processo de crescimento

Como já falamos aqui, a atração de clientes é apenas uma das etapas da sua estratégia ou do seu processo de vendas. Preste atenção no funil de vendas da imagem abaixo quando estiver montando a sua estratégia.

Essa imagem mostra o funil de growth que pode ser usado quando falamos de como atrair clientes.

Um bom processo de vendas começa pela atração ou aquisição, passa pela ativação, retenção, receita e indicação. A pergunta é: você tem esse processo traçado na sua empresa?

Defina metas e objetivos

Quando você tem um processo definido, pode começar a pensar em metas e objetivos para a equipe. Talvez o melhor objetivo para a sua startup não seja nem a atração de clientes, mas sim outro ponto do processo de crescimento.

Por isso é tão importante desenhar esse processo e analisar as taxas de conversão. Você pode definir metas de leads, metas para melhorar taxas de conversão, para atingir mais vendas… Tudo vai depender do objetivo.

Analise dados e feedbacks

Ouça sempre os clientes e entenda os seus comportamentos. A análise de dados e feedbacks vai te ajudar a ajustar a sua proposta de valor, a sua comunicação, talvez até o seu produto para entregar o que o cliente deseja.

Essa dica é especialmente importante para você que está criando uma startup. Muitos empreendedores fazem diversos tipos de MVP apenas para colher dados e feedbacks.

Aproveite os clientes que você já tem

Uma das estratégias mais subutilizadas no mundo do empreendedorismo é o aproveitamento de quem já é ou já foi cliente. Essas pessoas, por já conhecerem a sua marca e já terem se relacionado com você, podem servir de extrema ajuda.

Uma das formas de aproveitar esses clientes é montando algum programa de indicação para que ele indique amigos. Isso reduz os custos de aquisição e traz pessoas que já confiarão em você logo de início.

Outra possibilidade é vender novamente para esse cliente. Isso pode ser feito com estratégias de Up-Sell e Cross-sell entregando outras soluções para o cliente.

Teste para encontrar a melhor estratégia!

Teste, teste, teste… Estou cada vez mais convencido que esse é o caminho para ter sucesso com uma startup. Para saber como atrair clientes, você precisa testar diferentes estratégias, canais de aquisição, propostas diferentes.

Nesse artigo, eu te mostrei como atrair clientes com um passo a passo para montar a sua estratégia, 19 canais de aquisição e outras dicas que podem te ajudar nessa jornada.

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