Saiba o que está por trás das mentes dos fundadores de startups unicórnios.
No Vale do Silício existe uma frase que todo empreendedor já ouviu pelo menos uma vez na vida: uma ideia brilhante não vale nada. Isso porque, para uma ideia ser boa de verdade, ela precisa ser executada, demonstrando seu impacto e a forma como será viabilizada.
A capacidade de colocar em prática todas as etapas necessárias para tirar uma ideia do papel e obter sucesso em cada uma delas é o que diferencia um founder de um super founder.
Nesse artigo, vou te mostrar todas as características de um empreendedor capaz de criar uma startup bilionária e como você pode se inspirar em grandes nomes do empreendedorismo para desenvolver uma ideia inovadora.
O que você vai aprender:
Super Founders por Ali Tamaseb
Após quatro anos reunindo e analisando dados de mais de 200 startups avaliadas em bilhões de dólares, o empresário Ali Tamaseb reuniu todas as suas descobertas no livro Super Founders: What Data Reveals about Billion-Dollar Startups. Em tradução, Superfundadores: o que os dados revelam sobre startups de bilhões de dólares.
Tamaseb é sócio da Data Collective (DCVC), uma empresa de capital de risco no Vale do Silício com mais de US$ 2 bilhões sob gestão e investimentos em mais de dez bilhões de dólares em startups. Ele ocupa vários cargos de liderança e diretoria em empresas nos Estados Unidos e globalmente.
O empresário e autor utilizou uma abordagem orientada por dados para entender o que diferencia as startups de bilhões de dólares das demais.
Para isso, Tamaseb comparou diversos fatores entre os unicórnios e outras startups que não chegaram ao mesmo patamar. Mas que foram fundadas no mesmo período, entre 2005 e 2018.
Alguns dos fatores analisados foram: número de concorrentes, tamanho do mercado, idade do fundador, grau de escolaridade, qualidade dos investidores e tempo de captação de recursos.
O que os Super Founders tem em comum
Abaixo listamos algumas informações descobertas por Tamaseb sobre os super founders de unicórnios:
- A maioria dos fundadores de unicórnios não tinha experiência no setor;
- Um em cada cinco era fundador solo;
- Mais da metade tinha concorrentes fortes no início;
- Aproximadamente 60% dos fundadores de startups bilionárias já haviam tido experiências anteriores como fundadores de startups;
- A metade fundou a empresa com 34 anos ou mais e possuíam mais de 11 anos de experiência profissional;
- 40% das startups bilionárias focava em desenvolver produtos para resolver problemas de produtividade;
- 28% dos unicórnios explora de alguma forma o network effect, quando a demanda de um projeto depende do número dos seus usuários;
- O fator de sucesso mais importante é velocidade para aprender;
- O maior desafio enfrentado por super founders é montar um bom time;
- Grande parte dos fundadores dizem que o timing é o principal fator que define o sucesso ou fracasso.
Com base nos dados de sua pesquisa, o autor concluiu que a característica mais significativa entre os fundadores de startups de bilhões de dólares é um histórico de empreendedorismo. Seja construindo uma empresa ou um projeto menor.
“Aqueles que criaram algo que gerasse valor – mesmo em pequena escala que seria considerado um fracasso no mundo do capital de risco – tinham mais probabilidade de fundar empresas de bilhões de dólares do que aqueles com currículos brilhantes cheios de nomes de marcas, empregadores e universidades. Este foi o caso dos fundadores da Stripe, Honey, Clubhouse, Calm, Uber e Airtable.”
Como um último conselho aos founders, Tamaseb diz para esquecer todos os mitos e começar a construir. Idealizar, construir, vender e repetir para então estar no caminho de se tornar o próximo super founder.
Conhecimentos de um Super Founder
Assim como Tamaseb, nós também acreditamos que um Super Founder é alguém com espírito empreendedor. Mas além disso, defendemos que existem mais duas características imprescindíveis para um fundador de bilhões:
Conhecimento e visão de GROWTH RATE e FUNDRAISING.
Growth Rate
Em tradução, growth rate significa “taxa de crescimento”. Ou seja, a taxa de crescimento de uma startup ano a ano. Um super founder precisa ser capaz de entender e prever como se dará o processo de growth dentro do seu empreendimento, seja duplicando ou triplicando o crescimento.
Isso ajuda a analisar o desempenho em comparação com um período anterior e permite determinar o que deve melhorar de acordo com a porcentagem de crescimento de seus negócios.
No caso de startups que estão em busca de investidores, é imprescindível ter bem claro a taxa de growth rate. Pois é uma informação requerida por qualquer investidor.
Uma das táticas do growth rate é o growth hacking, uma estratégia para crescer e obter o máximo de resultados possíveis com o menor custo possível.
A premissa número um para o sucesso é: errar rápido para consertar rápido. E um super founder precisa estar atento a cada nova oportunidade de mercado para não perder o timing.
Seu foco precisa estar 100% em vender seu produto ou serviço, usando estratégias de marketing e vendas. Para isso, nem sempre você terá grandes certezas sobre o que fazer, mas o importante é testar e depois analisar qual estratégia apresentou resultados efetivos.
Fundraising
Fundraising é um termo que vem da junção das palavras “fund”, de fundo e “raise” de levantar. Portanto, “levantar fundos”.
Em uma startup, o fundraising pode ser definido como uma metodologia para captação de recursos e é formado por um conjunto de processos que podem envolver os times de marketing, financeiro e jurídico. Além de levar até anos para ser concluído.
Ele é considerado uma metodologia pois envolve diversos processos, ferramentas e canais de captação.
- Edital: existem diversos programas que buscam fortalecer empresas de base tecnológica, disponibilizando recursos financeiros para o desenvolvimento de novos negócios que impactam o mercado. São apresentados por empresas e órgãos públicos.
- Bootstrapping: esse termo se refere ao empreendedor que tira o dinheiro do próprio bolso para bancar a ideia.
- FFF: Friends, Family and Fools, é aquele dinheiro que você pega emprestado de amigos, familiares e os “tolos” que botaram dinheiro na sua ideia sem a mínima noção se terá o dinheiro de volta.
- Anjo: são os empresários bem-sucedidos com profundo interesse no mercado que você está atuando ou conhecimento sobre a tecnologia que você está desenvolvendo.
- Aceleradora: em troca de participação na startup, as aceleradoras oferecem investimentos e conexões para o crescimento do negócio.
- Venture Capital: com a sua startup melhor estruturada, está na hora das grandes rodadas de investimento. Os investimentos de VC costumam ser de grande porte e o principal objetivo do fundo é obter lucro na venda da participação da sua startup.
Mesmo não estando no momento de captação de recursos, por se tratar de um processo demorado, o CEO precisa colocar o fundraising em sua rotina. Estudando sobre investimentos e colocando em prática os conhecimentos todos os dias.
Além de ter um bom pitch, é preciso sempre atualizar as informações da startup como o problema que ela resolve, a taxa de crescimento, o tamanho de mercado, o seu modelo de negócios e como você pretende escalar.
Assim, quando chegar a hora de iniciar o fundraising, aumentam as chances de receber os valores mais rapidamente.
Acesse nosso Manual do Super Founder
5 Super Founders que são referência
O ecossistema de inovação está repleto de empreendedores que são referência como Super Founders. Você com certeza já ouviu nomes como Mark Zuckerberg e Steve Jobs quando o assunto era empreendedores de sucesso.
Mas nós queremos ampliar sua lista de conhecimento, então elencamos aqui 5 super founders brasileiros que são grandes fontes de inspiração para o empreendedorismo do país.
1. Felipe Fioravante
Felipe é founder e ex-CEO do Ifood, a maior foodtech da América Latina. Fundada em 2011, o iFood soma 270 mil restaurantes parceiros, 60 milhões de pedidos mensais e mais de 200 mil entregadores ativos.
Em 2018 a empresa levantou US$ 500 milhões pela Movile, Naspers e Innova Capital para aperfeiçoar sua tecnologia, aprimorando os serviços oferecidos. Tornando-se um unicórnio.
Já em 2021, o iFood evoluiu para uma empresa de tecnologia no setor de alimentos.
2. Cristina Junqueira
Cristina é founder e CEO da fintech Nubank. Em 2021, ela se tornou a segunda mulher mais rica do país, conforme ranking mundial da revista Forbes, atrás apenas de Luiza Trajano, dona da varejista Magazine Luiza.
Antes de fundar a Nubank com seus sócios David Vélez e Edward Wible, Cristina trabalhou no LuizaCred, antigo braço de financiamentos do Magazine Luiza, e no Itaú.
Em 2021, entrou para o seleto grupo de bilionárias brasileiras self-made. Ou seja, que fizeram fortuna própria e não herdaram seus patrimônios.
3. Ariel Lambrecht
Ariel é fundador da 99, a primeira startup brasileira a se tornar um unicórnio. Fundada em 2012, a 99 é um aplicativo de transporte individual que em 2017 recebeu um aporte de US$ 100 milhões do fundo japonês SoftBank, e foi avaliada em mais de US$ 1 bilhão.
Lambrecht viajou de férias para a Alemanha onde descobriu a tendência de usar aplicativos para chamar táxis. Na volta da viagem, com a ajuda dos amigos Paulo Veras e Renato Freitas, juntaram R$50 mil e deram início a 99.
4. Arthur Debert
Arthur é founder e Chief Product Officer da Loggi, uma startup criada em 2013 focada em transformar o setor de logística conectando empresas, consumidores e motofretistas.
Em 2019, a Loggi recebeu um aporte de US$ 150 milhões em uma rodada de investimentos e tornou-se a oitava startup do país a ser avaliada em US$ 1 bilhão.
Formado em cinema, antes de fundar a Loggi, Debert teve negócios pequenos como um laboratório de fotografia e uma agência de design. A Loggi foi a primeira que escalou de verdade.
5. João Pedro Resende
João Pedro é fundador e CEO da Hotmart, uma plataforma de cursos online. A startup fundada em 2011 atingiu o valuation acima de U$1 bilhão após receber R$735 milhões na rodada de captação liderada pelo fundo americano TCV, investidor da Netflix e Airbnb.
A ideia de uma plataforma que possibilita a comercialização de produtos digitais veio em 2007, quando João Pedro criou um ebook sobre tráfego pago. Porém, não encontrou nenhum canal ou ferramenta que o ajudasse a levar este material até potenciais compradores.
Ele se juntou ao amigo Mateus Bicalho e juntos eles fundaram uma das 50 maiores empresas de educação online do mundo.
Um Super Founder 49er
Aqui na 49, nossa missão de todos os dias é desenvolver super founders protagonizando uma revolução na indústria de venture capital através da educação empreendedora.
Na Startup University, usamos a metodologia única do Vale do Silício para acelerar startups em first stage. Ou seja, startups em estágio inicial com uma ideia potencialmente escalável de um produto ou serviço, direcionado a um mercado pronto para gerar valor.
Mais de 30 mil founders passaram por aqui e nosso trabalho já gerou mais de R$100 milhões em valuation.
Mas nós não trabalhamos somente no desenvolvimento de super founders. Muito além disso, formamos super founders 49ers. Fundadores de startups que não se acomodam e estão sempre procurando novas formas de inovar e transformar o ecossistema.
O que é um Super Founder 49er (nas palavras dos 49ers)
Para deixar claro as características que diferenciam um founder de um super founder, pedi a equipe da 49 educação para conceituar o termo.
Afinal, nada mais justo do que quem trabalha desenvolvendo super founders para explicar o que eles são de fato.
“É alguém com visão aguçada, aconselhador, que trabalha duro e está no lugar certo na hora certa”. Rafael Peck, Analista Financeiro.
“São os empreendedores com visão além do alcance, comportamento e atitudes condizentes com o objetivo. São extremamente comprometidos e não medem esforços para o negócio acontecer.” Renan, Head de Comercial.
“Um super founder não tem medo de investir no seu negócio, tanto em tempo, dinheiro e conhecimento. E entende que é preciso mudar quando necessário para crescer, mesmo que isso vá contra suas vontades pessoais em um primeiro momento.” Kamyla, Social Media.
“São empreendedores que não desistem e que tem uma visão empreendedora ampla sob o desenvolvimento do seu negócio, ousado e cheio de visões disruptivas do futuro.” Victor, SDR.
“É alguém que não apenas fala, mas faz. Portanto, vai atrás dos objetivos, está aberto a novos conhecimentos e não se limita às próprias crenças.” Maicon, SDR.
“Founder é quem tem uma ideia de negócio e coloca ela no mercado. Super founder é aquele que pega todo o seu tempo, objetivo e dedicação e confia no processo. Alguém que sabe que, quem quer faz, chega lá na frente e constrói seu próprio negócio a partir dele mesmo, do desejo e objetivo de tirar a ideia do papel.” Didi, Startup Hunter.
“Super Founder é destemido, mas não louco. Age com velocidade, mas sem pressa. Consegue fazer uma análise rápida do problema e gerar a solução. Se errar, simplesmente contorna e continua o processo, não fica de lamentação.” Heliott, Closer.
“É o empreendedor que não inventa desculpa, que está aberto a feedback e sempre disposto a melhorar.” Poleza, Produtor Audiovisual.
“Além de ser o profissional que tem paixão pelo negócio, visão de growth e visão de fundraising, o super founder é aquele empreendedor que sabe olhar para o longo prazo e tem inteligência emocional para lidar com os sobe e desce da startup.” Angelo, Head de Marketing.
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Perguntas frequentes
O que é um super founder?
Fundadores de startups que atingiram o patamar de unicórnios. Ou seja, conquistaram um valuation de US$10 bilhões.
Quais são as características de um super founder?
Histórico de empreendedorismo e amplo conhecimento em growth rate e fundraising.
Quais são as startups brasileiras fundadas por um super founders?
99, Pag Seguro, Nubank, Ifood, Gympass, Loggi, Quinto Andar, Ebanx, Loft, C6 Bank, Madeira Madeira e Hotmart são algumas.