Pular para o conteúdo
LOGO 1
Início » Como funciona um programa de aceleração de startups

Como funciona um programa de aceleração de startups

Homem olhando para parede azul com post-its amarelos

Conheça a estrutura que incentiva e decola novos negócios.

Nós sabemos que iniciar um negócio e atingir o sucesso são dois momentos que possuem uma longa distância entre si. Principalmente quando falamos sobre empreendedores de primeira viagem.

Afinal, tirar uma ideia do papel requer muita força de vontade, mas saber quais passos dar e em quais momentos, pode ser de grande ajuda para começar com o pé direito a sua caminhada no empreendedorismo. 

E é exatamente nesse ponto que uma aceleradora de startup atua de forma direta. Ou seja, esse modelo de negócio ajuda outros negócios a crescerem e se firmarem no mercado mais rapidamente, seguindo um fluxo saudável e rentável.

O que é uma aceleradora de startups?

Uma aceleradora de startups funciona como uma impulsionadora de negócios que estão em fase inicial. Portanto, o objetivo é auxiliar a startup a conquistar lugar no mercado, atingindo o ponto de equilíbrio, ou breakeven

Algumas das ações desenvolvidas durante uma aceleração é a definição do modelo de negócios, perfil de cliente, criação de canais de venda, além de estruturar o pitch que será utilizado para atrair investidores. 

Assim, o processo de aceleração engloba as fases de ideação, prototipação, lançamento, venda e fundraising.

Todas essas etapas são acompanhadas de perto pela aceleradora por meio de mentorias com profissionais que são destaque no mercado. 

É claro que não existe receita de bolo para o sucesso, mas as etapas iniciais de um negócio definem o futuro da organização e as aceleradoras garantem que os primeiros passos sejam dados com conhecimento e estruturação. 

Qual a diferença entre incubadora e aceleradora

Embora se pareçam muito, incubadoras e aceleradoras atuam de forma diferente. 

A incubadora tem foco central em empresas pequenas e geralmente de nichos específicos. Enquanto as aceleradoras atuam com empresas dos mais diversos setores e com perfil escalável. 

Outra diferença importante é que normalmente as aceleradoras são iniciativas próprias de outros empreendedores ou investidores renomados no mercado. Já as incubadoras atuam lado a lado com universidades e o poder público. 

Além disso, o processo de acompanhamento das startups se diferencia. Na incubadora atua como uma consultoria, já a aceleradora desenvolve mentorias e conexões com outros profissionais importantes do mercado.

Quais os benefícios de estar em uma aceleradora

Ter auxílio para construir os primeiros passos de uma startup normalmente é o motivo que leva muitos empreendedores a buscarem uma aceleradora. Mas muito mais que isso, a aceleração de startups une vários benefícios indispensáveis para estruturar um novo negócio. 

A seguir veremos alguns deles.

1. Conexão com o ecossistema

Geralmente aceleradoras atendem dezenas, centenas ou até milhares de startups. Agora imagine poder ter acesso a diversos outros empreendedores que estão na mesma fase que você. 

A jornada de uma aceleração torna a – comum – solidão do empreendedor em um ciclo de troca de experiências e crescimento conjunto. 

Embora as ações sejam tomadas de forma individual, poder acompanhar outras startups que estão começando, ter acesso a bagagem de startups que já concluíram a aceleração e desenvolver seu networking deixa o processo muito mais agradável.

2. Seguir o passo a passo de grandes corporações

Comentei no início deste artigo que não existe receita de bolo para o sucesso. Mas é verdade que algumas empresas que hoje são nossos maiores exemplos de sucesso, utilizam algumas técnicas que podem ser repetidas e adaptadas à realidade de cada startup.

Aceleradoras acompanham essas técnicas e buscam colocá-las em prática com seus acelerados, dando mais agilidade e assertividade ao processo de criação e escalada de uma startup. 

Estar atenta ao mercado e destrinchar as melhores práticas é também papel fundamental de uma aceleradora para com sua acelerada.

3. Mentoria profissional

Talvez o maior diferencial de uma aceleradora é a oportunidade que ela disponibiliza de estar em contato com grandes nomes do ecossistema. Sejam eles empreendedores, profissionais destaque ou investidores. 

Esse contato próximo é extremamente rico para que os empreendedores iniciantes possam extrair o máximo de conhecimento e experiência dos especialistas do mercado. Sem a ajuda de uma aceleradora, pode ser muito mais difícil ter contato com essas pessoas. 

4. Acesso a investidores

Se estar próximo de grandes nomes do ecossistema já é incrível, imagina ter a oportunidade de conversar com investidores que podem ajudar a sua startup a decolar. 

Em uma aceleração de startups a fase final normalmente é a do pitch, onde o empreendedor aprende a estruturar e apresentar seu pitch para encantar os investidores. 

Não é uma regra, mas investidores estão sempre de olho em novos negócios e aceleradoras são uma mina cheia quando eles buscam oportunidades de investimento

Ter o seu pitch pronto e acesso aos melhores investidores é uma grande etapa conquistada na sua jornada empreendedora e um passo mais próximo de iniciar sua escalada.

Como faço para acelerar a minha startup

Agora que já te contei como funciona uma aceleração de startups, as etapas desenvolvidas e quais os benefícios, o próximo passo é iniciar essa jornada de verdade.

A 49 educação é a primeira universidade de startups do Brasil e já auxiliamos mais de 30 mil empreendedores a acelerarem mais de 1300 negócios. 

Nosso método de ensino baseia-se na metodologia do Vale do Silício, a mesma responsável pelo sucesso de gigantes como Apple, Amazon, Meta e Microsoft.  

A aceleração conta com aulas, mentorias e frameworks para desenvolver startups early stage, passando por tópicos como definição de cliente ideal, Growth Hacking, marketing, vendas, criação de MVP e técnicas para construir um pitch matador. Tudo isso de forma online e ao vivo. 

Em 2022 a 49 educação foi escolhida pela Associação Brasileira de Startups como a melhor metodologia de educação voltada a startups do país e nossa aceleração já gerou mais de R$300 milhões em valuation para nossas startups aceleradas.

Para acelerar a sua ideia, acesse o site da Startup University, nossa aceleração, e decole o seu negócio.

Perguntas frequentes

O que é uma aceleradora de startups?

Uma aceleradora de startups é uma impulsionadora de negócios que estão em fase inicial. Ela auxilia a startup a conquistar lugar no mercado, atingindo o ponto de equilíbrio, ou breakeven.

Qual a diferença entre incubadora e aceleradora?

Incubadora 

  • Foco em empresas pequenas e geralmente de nichos específicos. 
  • Atuam lado a lado com universidades e o poder público. 
  • Funciona como uma consultoria.

Aceleradora

  • Foco em empresas dos mais diversos setores e com perfil escalável. 
  • Iniciativas próprias de outros empreendedores ou investidores renomados no mercado.
  • Desenvolve mentorias e conexões com outros profissionais importantes do mercado.

Quais os benefícios de estar em uma aceleradora?

  1. Conexão com o ecossistema
  2. Seguir o passo a passo de grandes corporações
  3. Mentoria profissional 
  4. Acesso a investidores
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *