Tudo que você precisa saber sobre o que é uma startup e como criar a sua própria startup do zero.
Com o grande aumento no número de novos pequenos négocios, é importante saber o que é uma startup, uma dúvida que vem se tornando cada vez mais frequente e que é tão difícil responder essa pergunta com clareza
Essa confusão sobre o que é uma startup leva muitos empreendedores a repetirem erros que poderiam ser evitados. O empreendedor de sucesso é aquele que já começa à frente da concorrência – e é onde você vai começar depois dessa leitura!
Ao ler este artigo, você vai entender o que é uma startup e vai poder aplicar os conceitos fundamentais dos maiores mentores do mundo para criar o seu próprio negócio do zero.
O que você vai aprender:
De uma vez por todas: o que é uma startup?
Você sabe o que significa “startup“? O dicionário da Língua Inglesa fala que startup é o ato ou processo de colocar algo em movimento. Para startups, estar em movimento é muito importante e você vai entender o porquê em breve.
Mas, no mundo dos negócios, essa definição não é suficiente para responder o que é uma startup. Embora não haja uma definição exata, vamos ver como alguns dos maiores “startupeiros” do mundo definiram o termo:
Steve Blank, considerado o “pai das startups”, diz que uma startup é uma organização temporária em busca de um modelo de negócios repetível e escalável.
Enquanto isso, Eric Ries, fundador da movimento Lean Startup, diz que o que define uma startup como uma instituição humana criada para entregar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.
Já, para Neil Blumenthal, uma startup é uma companhia trabalhando para resolver um problema onde a solução não é óbvia.
Mesmo sendo diferentes, cada uma dessas definições traz alguma lição importantíssima para o desenvolvimento desse tipo de negócio! Juntando tudo, então, o que é uma startup?
Uma startup é uma organização temporária buscando desenvolver um produto ou serviço com um modelo de negócios repetível e escalável num ambiente de incerteza extrema, resolvendo um problema onde a solução não é óbvia.
Quais são as principais características de uma startup?
Sabendo o que é uma startup, tudo fica mais claro! Vamos ver, agora, quais são as suas principais características e por que startups são diferentes de empresas tradicionais.
Sempre em movimento
Um dos principais motivos pelos quais startups fracassam é a inércia. Muitos negócios simplesmente não se movem na velocidade necessária para crescer e falham.
Muitas vezes os empreendedores não executam, ficam apenas com uma ideia no papel. Para criar uma startup de sucesso é necessário planejar, mas, acima de tudo, executar e estar sempre em movimento.
Extrema incerteza
Uma das principais características de startups é o ambiente de incerteza extrema onde estão inseridas. A maioria dessas empresas não sabe nem o que o cliente realmente deseja.
Por isso, o principal objetivo de uma startup é o aprendizado. Aprender sobre o mercado, sobre o que o cliente quer, como construir um negócio sustentável e diversas outras tarefas que são essenciais para o sucesso de uma startup.
Modelo repetível e escalável
O que significa ter um modelo repetível e escalável? Ser repetível significa entregar um produto ou serviço numa escala ilimitada. Ser escalável é aumentar seu faturamento, entregar esse produto ou serviço de modo repetível, sem aumentar os custos de forma significativa.
Gestão ágil e enxuta
Startups, em sua maioria, adotam um estilo de gestão ágil e funciona de forma mais enxuta, ou seja, com menos custos e uma estrutura menor.
A metodologia ágil consiste num conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos que oferece mais rapidez, eficiência e flexibilidade. É um dos fatores que define o que é uma startup.
Inovação ou Disrupção
Muitas pessoas acreditam que uma startup deve ser disruptiva, ou seja, quebrar totalmente com o que existia. Mas isso não é verdade: a grande maioria das startups são inovadoras, mas não disruptivas.
Uma startup é inovadora quando melhora algo já existente, enquanto uma startup é disruptiva quando cria algo totalmente diferente. Ser disruptivo não é um pré-requisito para ter um negócio de sucesso, você pode melhorar o que já existe.
Startup vs Empresa
O que é uma startup? Entenda agora!
Existem muitas diferenças entre empresas tradicionais e startups. Imagino que, nesse ponto, você já sabe o que é uma startup e tem ideia de algumas diferenças entre elas e empresas tradicionais.
Enquanto uma startup apresenta todas as características citadas anteriormente, uma empresa tradicional tem uma estrutura organizacional maior, um ambiente mais formal, uma cultura organizacional de tomar menos riscos, entre outras.
O objetivo de uma startup é responder 5 perguntas na seguinte ordem:
- A ideia soluciona um problema/dor real e relevante?
- Qual produto/serviço resolverá o problema/dor levantado?
- O produto/serviço criado possui aceitação do mercado?
- Como criar uma máquina de vendas?
- Como acelerar o meu negócio?
E os tipos de startups?
Existem vários tipos de startups. Um fator que influencia muito nisso, é o empreendedor por trás do negócio. Nem todos começam uma startup com o mesmo objetivo.
- Small Business: é aquele empreendedor iniciante que não deseja se tornar gigante. Normalmente usa capital próprio para se financiar;
- Scalable: aquele empreendedor que deseja fazer um negócio escalável e quer mudar o mundo. Corre atrás de capital de risco e de grandes investidores;
- Large-Company Startups: uma startup que nasce dentro de uma empresa já estabelecida com o objetivo de inovar no seu modelo de negócio;
- Buyable: essas startups já nascem com o objetivo de serem vendidas. Executam uma grande ideia que precisa de capital;
- Lifestyle: startup que nasce de um sonho ou de uma paixão dos fundadores;
- Social: esse tipo de startup é criada por empreendedores que querem fazer a diferença, nem sempre buscam o lucro, mas sim a causa.
Entendida toda a parte teórica, está na hora de botar a mão na massa! Se você quer começar a sua startup, vamos ver agora quais são os próximos passos.
Exemplos de Startups
Para ficar ainda mais claro, separamos algumas startups que são exemplos de sucesso, utilizadas diariamente por muitas pessoas, e que, muitas vezes não imaginam como elas começaram no mercado:
- Uber
- Airbnb
- WeWork
- SpaceX
- 99
- iFood
- Gympass (Wellhub)
- Nubank
- QuintoAndar
- Buser
Por onde começar uma startup?
Todos os detalhes sobre o que é uma startup
Você entendeu o que é uma startup e está com muita vontade de começar a sua, ser seu próprio chefe e impactar o mundo.
Dante de tanta informação, você pode se sentir perdido e não saber muito bem como dar os primeiros passos. Mas relaxa! É mais fácil do que você imagina.
E fica ainda mais fácil quando você tem um direcionamento. Por isso, nessa parte do texto, vamos mostrar tudo que você precisa saber para criar uma startup.
E, se você aprende mais ao ver vídeos do que lendo, é só clicar aqui para assistir a todo esse conteúdo de forma ainda mais aprofundada.
Resumidamente, o que você precisa fazer é o seguinte (e não se preocupe com os termos difíceis, você vai entender todos quando terminar a leitura):
- Encontrar um problema para resolver
- Entender o tamanho e relevância desse problema
- Pensar numa solução
- Elaborar um plano para ganhar dinheiro com essa solução
- Pensar em como chegar nos clientes
- Testar a sua ideia com um MVP
- Se necessário, buscar investimento
É só o começo!
Agora você já sabe de fato o que é uma startup e pode começar a dar os primeiros passos na construção do seu próprio negócio.
No artigo, explicamos o que é uma startup, suas principais características e mostrei exemplos para deixar a sua jornada ainda mais clara.
Para estar sempre por dentro do nosso conteúdo, visite nosso blog. Nele, postamos sempre materiais informativos e importantes para te ajudar. Se quiser receber dicas semanais no seu e-mail e ter acesso aos artigos em primeira mão, considere inscrever-se na nossa Newsletter gratuitamente aqui embaixo
Inscreva-se na newsletter!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão no seu e-mail.