Como empreendedores estão usando a ciência para construir negócios milionários.
Criar uma startup do zero é um grande desafio. Por causa da enorme diferença entre startups e negócios tradicionais, a maioria dos novos empreendedores falham.
Mas e se eu te falar que existe um método que milhares de empreendedores estão usando para criar startups de sucesso? Um guia que muda totalmente as regras do jogo.
Esse método é o lean startup, ou startup enxuta, uma abordagem científica para a construção de startups. Neste artigo, eu vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre esse método!
O que você vai aprender:
Lean startup: o que é?
O método lean startup é uma forma de construir startups através da ciência. Para ficar claro o que é o método, primeiro precisamos entender o que é uma startup.
De acordo com Eric Ries, autor do livro “A Startup Enxuta”, uma startup é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço sob condições de incerteza extrema.
Justamente por causa dessa incerteza extrema, é preciso aprender. Então o lean startup é um método para aprender o mais rápido possível, através de experimentos, o que deve ser desenvolvido (o que os clientes desejam).
O lean startup baseia-se em cinco pilares fundamentais:
- Os empreendedores estão em todo lugar: seja começando um novo negócio ou estando dentro de uma empresa, qualquer um pode inovar.
- Empreender é gerenciar: gestão é um assunto que espanta muitos empreendedores, mas a gestão é fundamental para a estruturação e sucesso do negócio no longo prazo.
- Aprendizagem validada: no Design Thinking, o principal objetivo do empreendedor é aprender. A aprendizagem validada é um método, não uma desculpa ou uma etapa que você fará apenas uma vez e depois vai esquecer para sempre.
- Construir, medir e aprender: esse é o ciclo necessário para testar novos produtos ou serviços.
- Contabilidade para a inovação: uma nova forma de analisar os dados, fugindo das métricas de vaidade.
Vamos ver o que significa cada um desses pilares ao longo do artigo!
Como o lean startup surgiu?
O termo foi popularizado por Eric Ries em seu livro com o mesmo nome, em português, “A Startup Enxuta”. Ries trouxe o conceito da produção enxuta para as startups.
Ele teve como inspiração o Toyotismo, o modelo que a Toyota usou para revolucionar a produção mundial de automóveis. O modelo de produção enxuta eliminou desperdícios e valorizou ainda mais o cliente.
“O cliente é a parte mais importante da linha de produção”. Essa frase de William Edwards Deming foi apresentada por Eric Ries numa palestra da Talks at Google.
Lean startup na prática
O mais incrível do livro de Eric Ries é que todos os conceitos podem ser colocados em prática para construir um negócio. Ele mostra uma metodologia que todos podem usar.
Agora eu vou te mostrar como você pode colocar a metodologia lean startup em prática para construir o seu próprio negócio.
Visão: a base da startup
A primeira coisa que você precisa ter em mente na hora de criar uma startup é a visão. Essa visão muitas vezes representa o problema que o empreendedor resolve.
Veja bem, a maior parte das startups que se tornaram grandes negócios nasceram para resolver problemas, como é o exemplo do Uber, que resolveu diversos problemas da mobilidade urbana.
Além disso, ter uma visão clara ajuda na tomada de decisões. A estratégia e o produto podem ser mudados, mas a visão deve permanecer a mesma. Essa é a base do lean startup.
Aprendizagem validada: o objetivo de todo empreendedor
Por conta do cenário de incerteza extrema, começar uma startup é muito desafiador. Muitas vezes, você nem sabe o que deve ser feito ou o que os clientes realmente desejam.
Então você precisa aprender tudo isso!
Eric Ries diz que qualquer esforço que não contribua para obter aprendizagem validada deve ser eliminado. No modelo lean startup, tudo é um experimento para aprender.
Rode experimentos!
Aqui está a mágica do lean startup. Se você não sabe o que deve ser feito nem como fazer, é preciso testar e aprender. E como aprendemos? Através de experimentos!
É na hora da experimentação que entra o método científico do lean startup. Vamos ver melhor como fazer experimentos daqui a pouquinho.
Mas é importante que você saiba que há duas principais hipóteses que devem ser testadas:
Hipótese de valor: serve para testar se o produto ou serviço realmente gera valor para os clientes.
Hipótese de crescimento: serve para entender como novos clientes descobrem o produto ou serviço. Há 19 canais que você pode usar para chegar nos seus clientes.
Mas como rodar experimentos?
A metodologia lean startup apresenta um modelo para fazer experimentos baseado no ciclo construir-medir-aprender. Ou seja, você deve construir uma versão de teste, medir os resultados e aprender com o experimento.
Mas, para o experimento ser validado, é preciso saber o que aprender (destacar as hipóteses a validar), saber como medir o aprendizado (vamos falar sobre isso em breve) e só então construir uma forma de testar isso.
Esse ciclo, também chamado de Ciclo Lean, é uma forma de agilizar o processo de aprendizagem. Veja na imagem abaixo como ele funciona.
MVP: o segredo para criar uma startup sem gastar quase nada!
O MVP, ou Mínimo Produto Viável, é o segredo para fazer uma volta inteira no Ciclo Lean sem gastar tempo nem dinheiro com desenvolvimento. É uma forma de testar as hipóteses do seu negócio.
Temos um artigo que mostra 22 tipos de MVP que você pode usar para validar a sua startup. O MVP é como o experimento científico que você vai usar para tirar a sua ideia do papel.
Um exemplo é o do Dropbox. Como não tinha muito dinheiro para investir na ideia, Drew Houston gravou um vídeo mostrando como o Dropbox funcionava na tela do seu computador e lançou o vídeo em fóruns onde o público-alvo estava. Foi um sucesso!
Como e o que medir?
Para completar a volta no ciclo do lean startup, também precisamos saber como medir. É aqui que entra a contabilidade para inovação, que traz como um dos principais pontos as métricas de vaidade.
Ao invés de acompanhar números brutos de crescimento de usuários, por exemplo, ele recomenda analisar o comportamento de cada grupo de novos usuários e analisar como as mudanças feitas afetam esse comportamento.
Ou seja, as métricas de vaidade ficam para trás, abrindo espaço para as métricas acionáveis: demonstra causa e efeito claros, são o mais simples possível e são auditáveis, garantindo que os dados são confiáveis.
Pivotar ou perseverar?
Depois que você definiu o que queria aprender, como medir isso e experimentou com um MVP, está na hora de saber se é hora de pivotar ou perseverar.
Mas o que seria isso?
Um pivô é uma correção de rota estruturada concebida para testar uma nova hipótese fundamental sobre o produto, a estratégia e o motor de crescimento.
É uma mudança na estratégia depois dos testes. Digamos que você imaginava que venderia para consumidores (B2C), mas percebeu que o melhor seria para empresas (B2B). Esse é um exemplo de pivô.
Você pode até partir para um novo modelo de negócio, para isso, veja essas 6 formas de monetizar startups que você precisa conhecer!
Hora de acelerar!
Depois de passar diversas vezes pelo Ciclo Lean e acertar de vez no que deve ser construído, é hora de acelerar! Agora você deve definir os motores de crescimento da startup e ir com tudo.
Nesse artigo, eu te mostrei o que é o lean startup e como aplicar essa metodologia na prática para criar uma startup. Espero que ajude você a construir o seu negócio.
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