Veja essas 6 formas de monetização de startups de sucesso para você se inspirar.
Monetizar startups é um dos grandes desafios que muitos empreendedores saindo dos estágios iniciais das suas startups enfrentam.
Mas escolher a melhor forma de monetização no contexto do mercado pode diferenciar startups de sucesso das que ficam para trás. É muito importante que você esteja sempre atento a essas inovações.
Por isso, neste artigo, vou te mostrar 6 formas de monetização que sustentaram algumas das startups mais bem-sucedidas do mundo e nas quais você pode se inspirar para monetizar a sua startup.
O que você vai aprender:
Quais são as formas de monetizar a sua startup?
O primeiro passo para monetizar a sua startup é entender que formas de monetização existem. Quando você entende o que existe pode melhorar isso ou criar algo novo.
Vamos ver, então, 6 formas que que startups de sucesso usaram para monetizar os seus produtos ou serviços.
Assinatura
O modelo de assinatura é usado com muito sucesso por várias empresas. Nesse modelo de ganhar dinheiro com startups, o usuário paga uma assinatura de forma recorrente.
Uma grande empresa que faz isso é a Netflix. Sua assinatura dá acesso aos diversos conteúdos que a plataforma de streaming oferece.
O principal benefício desse modelo de negócio é a própria recorrência. Se o usuário não cancelar a assinatura, você pode esperar uma receita recorrente e previsível. O cuidado necessário para manter esse modelo é reter o usuário.
Marketplace
Esse tipo de modelo conecta dois grupos de usuários cobrando uma comissão de algum ou de ambos os lados.
Um grande exemplo é o marketplace da Amazon, que conecta vendedores com compradores, cobrando uma taxa por transação.
A maior dificuldade dessa forma de monetizar startups é o pontapé inicial. Para ter um mercado funcionando de forma eficiente, é necessário uma boa quantidade de compradores e vendedores.
Já uma vantagem dos marketplaces são os efeitos de rede. Um produto ou serviço apresenta efeitos de rede quanto o aumento do uso por um grupo de usuário aumenta o valor para outro grupo de usuários.
Ou seja, quanto mais vendedores têm na Amazon, mais valor há para os compradores e vice-versa.
Anúncios
Foi assim que o Facebook virou uma empresa de bilhões de dólares. O Facebook, o Instagram, o Twitter e outras redes sociais são gratuitas para o usuário, porque vendem a atenção dele para outras empresas anunciantes.
Mas esse é um dos modelos mais difíceis de se adotar, porque requer não só uma grande quantidade de usuários, como também usuários engajados com seu produto. São empresas extremamente focadas no crescimento.
Um dos maiores problemas do anúncio é que eles atrapalham a experiência do usuário (e a experiência do usuário é muito importante, assunto para outro artigo!), então você deve tomar cuidado com esse modelo.
Freemium
Essa forma de monetizar startups funciona oferecendo serviços gratuitos e cobrando por adicionais. Freemium significa free (gratuito) + premium.
O maior exemplo disso é o Spotify, que oferece acesso gratuito a todas as músicas, mas, com o pagamento de uma assinatura, o usuário recebe diversos benefícios.
Esse modelo de negócio oferece um grande benefício: o uso da poderosa palavra gratuito, criando uma grande base de usuários e, depois, cobrando para que ele tenha mais benefícios.
Tickets
Para monetizar startups nesse formato, é preciso produzir e vender seus próprios produtos ou serviços ou para empresas ou para consumidores.
É esse modelo que usamos na 49 educação. Quem tem interesse em desenvolver sua startup paga um valor para entrar no nosso programa.
Para garantir sempre novos clientes, é importante entregar valor de verdade. Como diz Philip Kotler, a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.
Outro benefício de usar tickets é que você pode desenvolver novos produtos e serviços e levar o consumidor a ir comprando vários desses pacotes.
Pay per use
Com esse modelo, o usuário paga apenas quando usar o produto ou serviço.
Um dos melhores exemplos de como monetizar startups através do pay per use é o Uber. Você paga para a empresa apenas quando precisa chamar um carro.
Para esse modelo dar certo, é importante ter um grande volume de transações. Isso pode ser um problema para soluções sem uma necessidade de uso recorrente ou num mercado pequeno.
Construindo a sua startup
O caminho até encontrar a melhor forma de monetizar a sua startup deve ser um caminho de muito aprendizado e adaptação.
No artigo, te mostrei 6 formas que você pode testar para monetizar a sua startup. O ideal é testar qual é a melhor forma de monetização para você.
Se você quiser ir além na construção da sua startup, temos um artigo que mostra os próximos passos e várias dicas que você pode usar para construir o seu próprio negócio. Confira o que é uma startup e como criar a sua clicando aqui!
Boa jornada, 49er!
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