Pular para o conteúdo
LOGO 1
Início » Guia completo para startups com orçamento de marketing reduzido conseguirem bons resultados

Guia completo para startups com orçamento de marketing reduzido conseguirem bons resultados

Se você está aqui, é porque precisa de um guia completo para sua startup que tem o orçamento de marketing reduzido, porém precisa crescer. E para ajudar você nesta importante empreitada, nós, da 49 educação, preparamos cada detalhe pensando em te ajudar a gerar grandes resultados. 

Investir em marketing digital tem custo, e, no início de uma startup, ele pode ser bem alto, devido a outras despesas que a empresa já tem. Porém, esse é um investimento importante, que não deve faltar, e que você pode fazer de uma forma adaptada para sua realidade. 

Acompanhe nosso guia e confira todos os detalhes para marketing digital para pequenas empresas ou de grande porte. 

O desafio do marketing baixo orçamento de marketing

Startups que possuem baixo orçamento de marketing têm alguns desafios a serem enfrentados para conseguirem obter resultados iguais ou próximos de quem tem muito dinheiro para investir nessa área. 

O marketing digital é uma das principais formas de conseguir clientes e fortalecer a marca atualmente. E para conseguir competir com quem tem bastante recurso, é fundamental ser estratégico. Algumas formas de conseguir colocar a estratégia antes de tudo em prática é:

  • Escutar o cliente e conhecê-lo;
  • Criar um plano de marketing alinhado aos objetivos do negócio;
  • Utilizar ferramentas compatíveis com o tamanho da sua organização;
  • Contar com uma equipe com nível de experiência intermediário. 

É preciso apostar no poder da criatividade e da estratégia para otimizar cada vez mais os recursos disponíveis. Dessa forma, com o passar do tempo, os investimentos podem ir aumentando gradativamente, junto aos resultados. 

Erros comuns que levam ao desperdício de investimento em marketing

Quando o orçamento para marketing digital para startups é reduzido, cada valor investido conta e é muito importante. Por isso, é preciso trazer retorno para gerar impacto e resultados. 

No entanto, dentro dessa jornada, alguns erros comuns podem acontecer e levar ao desperdício do investimento em marketing:

  • Não definir o público-alvo;
  • Não criar um planejamento estratégico;
  • Não pensar em conteúdo orgânico;
  • Não acompanhar os resultados;
  • Esquecer da retenção de clientes.

Tudo isso, quando acontece, pode acabar causando desperdício e até prejuízos no investimento apostado. 

Guia de marketing de baixo custo

Agora, chegou o momento de você ter acesso ao guia de marketing digital barato, para que caiba no orçamento inicial da sua startup. Mas lembre-se: com o passar do tempo e aumento da empresa, o investimento precisa aumentar. 

Uma das estratégias de um orçamento de marketing é apostar no crescimento orgânico com SEO

1. Defina prioridades para investir primeiro

A partir de um plano de marketing bem feito, você conseguirá entender o que é prioridade no momento. Por exemplo, se é investir em mídia paga, em qual rede é mais rentável e viável nesse momento. 

Para entender os melhores canais para conversar com seu público, é preciso entendê-lo. Isso pode ser feito por meio da definição eficiente de personas, com dados que você já tenha ou baseado no seu produto e em seu foco. 

2. Tráfego pago com baixo orçamento

Esse é um investimento que não pode ser deixado de lado, no entanto, é preciso fazê-lo com inteligência. A mídia paga, geralmente, costuma trazer resultados rápidos. Porém, não se pode ficar refém exclusivamente dela por muito tempo pois seu custo vai aumentando. 

No início de uma estratégia de marketing, vale a pena investir em anúncios para tornar a sua marca conhecida, por exemplo. É necessário fazer uma avaliação profissional de quanto é preciso de investimento para criar anúncios estratégicos. 

A melhor alternativa é contar de início com um profissional especialista. Mesmo que seja um valor um pouco mais caro nesse começo, vale a pena para ter uma estratégia bem definida e depois conseguir ter retorno. 

Com um estudo do público, que é o caminho para as coisas funcionarem, é preciso fazer testes A/B. Ou seja, criar anúncios, ver qual funciona melhor, qual formato seus clientes gostam, etc. 

3. Parcerias estratégicas e co-marketing

Buscar parceiros estratégicos no início é uma forma de conseguir um marketing interessante sem a necessidade de alto investimento. Procure por empresas que façam sentido e queiram aparecer nas suas redes ou nas suas campanhas. Pode ser vantajoso para ambas as partes. 

4. Ferramentas gratuitas

Obviamente que contar com as melhores ferramentas faz a diferença e torna o trabalho mais simples. Porém, para quem tem orçamento de marketing reduzido, pode apostar de início em automações gratuitas que já ajudam bastante na rotina diária e na obtenção de dados e insights. 

Aqui estão alguns exemplos que contam com a versão ou são 100% gratuitos para usar na sua estratégia de marketing de baixo custo:

  • Google Analytics
  • Google ADS;
  • Facebook ADS;
  • Mailchimp;
  • Canva;
  • Google Meu Negócio;
  • Ubersuggest.

6.Growth hacking

O growth hacking é uma estratégia focada para o crescimento rápido de uma startup. Ele prioriza a criação de planos econômicos e criativos para que a empresa cresça com seus próprios métodos. 

Sendo assim, essa é uma estratégia econômica, baseada em análise de dados e testes, que pode ser de grande valia para seu orçamento de marketing mais reduzido. 

7. Crescimento orgânico

Nem tudo no marketing precisa envolver investimento direto para gerar resultados. O crescimento orgânico pode ser conseguido por meio de algumas estratégias, como o marketing de conteúdo, especialmente no blog e redes sociais.  

É possível montar uma estratégia de SEO investindo somente em um especialista para conduzir o projeto, e os resultados poderão. Esse é um caminho que trás resultados a longo prazo, diferente da mídia paga. No entanto, é mais em conta. 

Resultados de marketing 

Depois de acompanhar o guia ter resultados mesmo com orçamento de marketing reduzido, não esqueça de acompanhar os resultados das suas estratégias. Defina quais serão as principais métricas do seu negócio, como Retorno sobre Investimento, Custo por Clique, taxas de conversão, etc. 

São os dados que devem guiar o seu projeto, melhorando o que precisa e aperfeiçoando o que já está bom. 

Planejamento é o caminho para um orçamento de marketing de baixo custo

Curtiu esse guia completo para ajudar startups com orçamento de marketing reduzido? Se a sua empresa tem um investimento mais robusto à disposição, você também pode aproveitar as dicas, otimizando seus gastos. 

Aqui, no blog da 49, temos diferentes conteúdos para você aproveitar e deixar a sua startup voando. Confira e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *