Uma metodologia de gestão focada em desenvolver objetivos claros e metrificar os resultados com foco no crescimento.
Nem sempre é fácil organizar os objetivos de uma empresa e traçar um plano claro para alcançá-los. O OKR é uma forma fácil e ágil de colocar energia nas metas realmente importantes.
Utilizado por empresas como Google, Amazon, Spotify e BMW essa metodologia é muito mais antiga do que você imagina e foi indispensável para o desenvolvimento de mercado de grandes corporações.
Nesse artigo vou te mostrar o que são os OKRs e como implementar na sua gestão, para atingir os objetivos de forma mais eficiente e em menor tempo.
O que você vai aprender:
O que é OKR
OKR é a sigla para objectives and key result, ou seja, objetivos e resultados chave. Ele serve para focar esforços nos objetivos principais de uma organização.
O termo foi criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, no final dos anos 70. Ele explicou a metodologia usada para alcançar resultados incríveis na Intel no seu livro “High Output Management”.
Em uma palestra ministrada para o setor de vendas sobre os OKRs, Grove conheceu John Doerr, funcionário da Intel.
Anos depois, em 1999, Doerr implementou a metodologia na Google que estava em seu primeiro ano. A empresa passou de 40 para 60 mil colaboradores em mais de 50 países. Tornando-se a gigante da tecnologia que conhecemos.
No Google, a prática de definir OKRs faz parte da rotina trimestral.

Hoje, diversas empresas, além do Google, utilizam os objetivos e resultados chave para guiar seu crescimento. Algumas delas são Twitter, LinkedIn e Dropbox.
A metodologia funcionam da seguinte forma:
- É definido um objetivo principal
- Em seguida, são elencados resultados chave para atingir esse objetivo
Mas vou explicar melhor como essa tática funciona detalhadamente em seguida.
Estrutura de um OKR
Objetivos e resultados são as duas estruturas que sustentam um OKR. Embora pareçam simples, elas servem justamente para guiar as ações de toda empresa em busca de resultados em comum.
No entanto, esses resultados somente serão alcançados quando estiverem claros e conectados com os objetivos principais.

Objectives
Você pode ter diversos objetivos diferentes no seu negócio, ou até mesmo separar alguns específicos para cada setor.
Esses objetivos quase sempre são qualitativos, generalistas e até mesmo com um tom inspirador.
É indispensável que eles sejam revistos de tempo em tempo e acompanhem o ritmo de crescimento da empresa. Além disso, você precisa colocar um deadline para cada um, a fim de ter foco no trabalho e na entrega.
Afinal, os objetivos precisam ser alcançados no menor tempo possível.
Alguns exemplos:
- Aumentar o número de vendas / Prazo: seis meses
- Ser um excelente lugar para trabalhar / Prazo: um ano
Tendo esses objetivos claros, você vai precisar de alguns passos para que eles sejam cumpridos. E esses passos são os key results.
Key Results
Diferente dos objetivos que são qualitativos, os resultados chave são quantitativos e muito mais específicos.
Esses resultados são pequenas metas que juntas vão atingir os resultados desejados no objetivo principal.
Normalmente cada objetivo tem três ou quatro resultados chave e é importante que eles sejam mensuráveis e viáveis
Aqui estão alguns exemplos de key results usando os objetivos que citei acima:
Primeiro Objetivo: Aumentar o número de vendas
- KR 1: Contratar seis novos vendedores
- KR 2: Melhorar em 70% a qualidade dos leads gerados
- KR 3: Aumentar em 30% o valor investido em anúncios
Segundo Objetivo: Ser um excelente lugar para trabalhar
- KR 1: Promover uma vez por semana encontros entre o time
- KR 2: Fazer one a one uma vez por mês
- KR 3 Aumentar em 50% os benefícios oferecidos aos colaboradores
Ter resultados chave bem claros, torna muito mais fácil saber o que deve ser feito para atingir os objetivos definidos.
Diferença entre OKR e KPI
O Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Performance) é muito parecido com o OKR e embora não sejam a mesma coisa, os dois são conceitos que se complementam. Aqui no blog temos um artigo sobre KIP para você entender melhor esse termo.
Enquanto os OKRs representam os objetivos principais da empresa, os KPIs são usados para mensurar o crescimento desses objetivos.
Podemos dizer então que o KPI serve para metrificar o OKR.
Além disso, os objetivos e resultados chave geralmente são limitados em no máximo cinco, o que é suficiente para atingir uma meta específica.
Já os indicadores-chave de performance não tem limite de uso e podem ser definidos quantos forem necessários dentro de um mesmo objetivo.
Para exemplificar o uso de ambos, vou usar o exemplo que trabalhamos anteriormente.
Objetivo: Aumentar o número de vendas
KR 1: Contratar seis novos vendedores
- KPI 1: Número de vendas por vendedor
- KPI 2: Ticket médio de cada venda
- KPI 3: Valor de vendas por vendedor
KR 2: Melhorar em 70% a qualidade dos leads gerados
- KPI 1: Custo por lead
- KPI 2: Preço médio por aquisição de cada lead
KR 3: Aumentar em 30% o valor investido em anúncios
- KPI 1: Porcentagem de cliques por anúncio
- KPI 2: Palavras-chave mais pesquisadas
A melhor estratégia é aquela que define os objetivos chave e então utiliza os indicadores chave para de fato atingir a meta almejada. Você não poderá saber se o objetivo foi alcançado sem um número quantitativo capaz de metrificar isso.
Como definir bons OKRs
Somente definir OKRs não é o suficiente para atingir os resultados que você deseja. Antes de mais nada, é importante ter foco e pensar de forma realista, prevendo metas possíveis de serem alcançadas.
Mas existem alguns passos que podem te ajudar na hora de estruturar bons objetivos para sua empresa.
Comece aos poucos
Para testar a metodologia e ver como os colaboradores respondem, você pode começar implementando OKRs em uma área da empresa e acompanhar a evolução e como melhorar o desempenho para as próximas.
Envolva todo o time
É claro que a gestão pode e deve definir as metas de uma organização, mas envolver os colaboradores permite uma visão mais operacional dos objetivos.
Da mesma forma, considerando as visões e opiniões da equipe, cria um maior senso de participação e todo o time sabe o que deve ser feito e porquê.
Defina metas amplas e divida em objetivos menores
Comece definindo metas gerais para a empresa em um período de um ano. Com base nessas metas, defina os objetivos necessários para atingir o resultado anual.
É importante que nesse caso seja estabelecido um prazo menor de até três meses para os objetivos específicos. Dessa forma há uma maior organização e constância no andamento das metas anuais.
Deixe os OKRs visíveis a todos
Depois de definir os objetivos, encontre uma maneira de deixá-los visíveis para todos os envolvidos.
Essa estratégia não deve ser usada como uma forma de cobrança, mas como uma “prestação de contas” para que toda a equipe possa acompanhar a evolução das metas.
Acompanhe o andamento dos resultados chave
Procure mensurar os resultados de forma constante, tanto os de curto prazo quanto os de longo prazo. Essa prática permite fazer rápidos ajustes caso necessário ou até mesmo alterar a estratégia quando ela não estiver dando certo.
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Perguntas frequentes
O que é OKR?
OKR é a sigla para objectives and key result (objetivos e resultados chave) e serve para focar esforços nos objetivos principais de uma organização.
Qual é a estrutura de uma OKR?
Objetivo: quase sempre são qualitativos e generalistas e até mesmo com um tom inspirador.
Resultado chave: são quantitativos e muito mais específicos. Pequenas metas que juntas vão atingir os resultados desejados no objetivo principal.
Qual a diferença entre OKR e KPI?
Enquanto os OKRs representam os objetivos principais da empresa, os KPIs são usados para mensurar o crescimento desses objetivos. Podemos dizer então que o KPI serve para metrificar o OKR.
Que texto simples da porra!! É raro ver um texto que não seja um descarrego de informações. Nesse foi o contrário. Informa, organiza e reorganiza a informação, ajudando o cérebro a fazer o mapa. Perfect!!!
Oi Paulo, ficamos felizes que tenha gostado! Obrigado por nos acompanhar por aqui 😉
Conteúdo Robusto, intencional e colaborativo.
Utilizarei em minhas mentorias e palestras, aproveito para informar que tenho um projeto intencional de impulsionamento empreendedor, para figuras públicas e empresas que desejam potencializar suas marcas através do podcast.
Nosso Progresso é para o benefício de muitos.
Parabéns!!!
Texto excelente do início ao fim.