Entenda o que é um MVP e quais são os tipos de MVP para validar a sua startup.
Começando sua startup, você já sabe que o MVP é um dos passos mais importantes para o sucesso. Mas o que é um MVP exatamente, qual é o seu objetivo e que tipo de MVP você deveria usar para começar a sua startup?
De acordo com a Harvard Business Review, 75% das startups fracassam. Em grande parte, isso é causado pela concepção incorreta dos empreendedores sobre como começar: falta um MVP.
Dividimos os tipos de MVP em duas categorias: os de baixa fidelidade e os de alta fidelidade, você vai entender o que é cada um deles ao longo da leitura.
O que você vai aprender:
O que é MVP?
Antes de mais nada, o que é um MVP?
MVP é o Mínimo Produto Viável, uma forma de validar hipóteses fundamentais do seu negócio. Pode ser lançado como uma primeira versão da sua solução com o menor número de características possíveis para que ela seja testada no mercado.
A partir desses testes, é possível aprender o que os clientes realmente desejam, o que é necessário no produto ou serviço e o que é apenas desperdício.
Alguns preferem chamar o MVP de “Máximo Valor Possível”, argumentando que muitos produzem uma primeira versão sem esforço nenhum, sem entender o real objetivo de um MVP.
Com essa primeira versão, é possível reduzir, e muito, os custos de desenvolvimento e construir algo que os clientes querem de verdade, além de chegar mais cedo no mercado e já começar a conquistar clientes. Vamos ver, então, quais são os tipos de MVP.
Os tipos de MVP de baixa fidelidade são soluções mais simples, que não envolvem tanta tecnologia. São bem diferentes da solução final, mas podem validar a demanda do seu produto ou serviço.
Esse tipo de MVP é usado principalmente para compreender melhor os problemas do cliente, verificar o quão valiosa pode ser a sua solução para esse problema específico dos clientes, investigar se vale a pena ou não resolver esse problema e explorar qual tipo de solução seria mais eficaz para as dores do seu cliente.
Vamos conferir o que você pode fazer:
Entrevista com Cliente
Uma das melhores maneiras de entender o seu cliente é conversando com ele! Não tente vender seu produto, mas sim entender mais a fundo o seu cliente. Nesse tipo de MVP, você pode validar várias hipóteses.
Blog
Um Blog pode servir como ponto de comunicação com seu possível cliente. Produzindo conteúdo, você também pode cativar uma audiência (vamos falar mais adiante sobre) e ter seus primeiros clientes sem gastar quase nada.
Fórum
Uma ótima maneira de entender melhor a dor e os problemas dos possíveis clientes é através de fóruns que eles frequentam. Além disso, você pode entender como seus clientes se comunicam, que expressões usam e como ajustar a sua comunicação para atingi-los, um bom tipo de MVP para entender o cliente.
Landing Page
Uma Landing Page é uma página de captura. Um exemplo é quando você faz um anúncio nas redes sociais e direciona para uma página que explica melhor o seu produto ou serviço e pede para o usuário tomar alguma ação. É um dos melhores tipos de MVP para testar demanda, porque você pode explicar o que faz e ver se alguém tem interesse.
Teste A/B
O teste A/B consiste em fazer pequenas alterações para ver qual é a melhor. Por exemplo, quando estiver na dúvida de qual título colocar num email, envie metade dos emails com um título, a outra metade com outro e veja qual teve mais resultado.
Vídeo Explicativo
Um vídeo explicativo é um vídeo curto e simples que explica o seu produto ou serviço, seus principais recursos e benefícios. O melhor e mais clássico exemplo desse tipo de MVP é o vídeo publicado pelo Dropbox antes de seu lançamento.
Desenhos
Ao invés de partir direto para o desenvolvimento, é interessante prototipar a solução no papel. Esse tipo de MVP de protótipo pode ser apresentado para grupos de clientes e você pode pedir opiniões. Sem gastar nada com desenvolvimento!
Campanha de Anúncio
Outra maneira de fazer pesquisa de validação da solução é através de campanhas de anúncios. Anunciar em plataformas como Instagram e Google permite que você colha dados demográficos mais específicos sobre seu público-alvo.
Cortina de Fumança
A cortina de fumaça é um tipo de MVP que faz seus clientes inscreverem-se em produtos que nem estão realmente disponíveis. Isso é muito bom para medir o interesse. Um exemplo é botar um botão dizendo “Compre agora!”, e botar uma mensagem dizendo que o produto não está disponível ainda.
Construção de Audiência
A construção de audiência através do Marketing de Conteúdo também é uma boa maneira de começar um negócio. Hoje, 73% das empresas brasileira adotam o Marketing de Conteúdode acordo Rock Content. Uma audiência, além de servir como primeiros clientes, pode ajudar a desenvolver seu produto ou serviço através de testes, formulários, entrevistas e questionários.
Micro-Pesquisa
Esse tipo de pesquisa é bem mais curto, apenas uma ou duas perguntas. As respostas desse tipo de MVP podem ser bem mais confiáveis.
História do Usuário
Além de descrever o seu produto ou serviço, usuários podem contar como você resolve seus problemas e por que outras pessoas deveriam usar a sua solução também.
Slides
É como uma apresentação do produto ou serviço não funcional. Com esse tipo de MVP, você pode mostrar como seriam as funcionalidades da sua solução e entender colher feedback sobre o que é ou não necessário.
Email
Você pode oferecer sua solução por email e ver se a resposta dos clientes é favorável. Essa estratégia funciona melhor se você conseguiu esses emails através do Marketing de Conteúdo. Mas, se a maioria das pessoas que abrem o email não estão clicando no botão para ação, talvez sua proposta de valor não seja atraente (ou você tenha que comunicar ela melhor!).
Tipos de MVP de Alta Fidelidade
Esse tipo de MVP é muito mais fiel ao seu produto ou serviço final, mas também é mais difícil de fazer. Um MVP de alta fidelidade envolve mais tecnologia e engenhosidade para criar algo parecido com a solução com poucos recursos.
Serve, principalmente, para descobrir quanto os clientes estão dispostos a pagar pela solução, para encontrar os primeiros clientes, para definir e otimizar sua estratégia de Marketing e para identificar as melhores estratégias de crescimento potencial.
Vamos ver quais são os tipos de MVP de alta fidelidade:
Protótipo Digital
Um protótipo digital e interativo permite que o usuário teste sua solução sem ter que desenvolvê-la logo de cara. É como se o cliente estivesse usando um produto real. Na 49 educação, te ensinamos a fazer um aplicativo sem programar uma linha de código no Zero Um Startups.
Modelo
Esse tipo de MVP, mais voltado para produtos físicos, permite que você mostre algo bem mais real para possíveis clientes ou, até mesmo, investidores.
"Mágico de Oz"
O MVP Mágico de Oz tem esse nome porque você cria a ilusão de tecnologia. Como assim? Um exemplo que ilustra isso muito bem é o do Easy Taxi. O usuário entrava numa Landing Page e preenchia um formulário para pedir um táxi. Os próprios fundadores ligavam para o ponto de táxi e o mandavam até o cliente. O cliente acreditava que era tudo feito pela tecnologia.
Concierge
Frequentemente confundido com o Mágico de Oz, nesse tipo de MVP o cliente sabe que o serviço é manual. Você trabalha com cada cliente individualmente para resolver seu problema. Enquanto o MVP Mágico de Oz é mais recomendado quando você tem entendimento claro da solução e está testando o mercado, o Concierge deve ser usado quando você não tem clareza da solução.
Fragmentado
É praticamente um meio-termo entre o Mágico de Oz e o Concierge. Com o MVP Fragmentado, você usa ferramentas e outros serviços existentes para resolver os problemas do cliente. São usadas várias tecnologias junto com a ação humana.
Crowdfunding
O Crowdfunding é como uma pré-venda da sua solução. Com isso, você vê se os clientes realmente pagariam pela sua solução e arrecada os recursos antes de começar a produzir ou desenvolver. Além disso, os clientes podem divulgar o produto para bater a meta de arrecadação.
Característica Única
Às vezes, o melhor a se fazer é testar apenas uma característica essencial do produto. Isso evita que os usuários distraiam-se com outros recursos e mostra se a característica é realmente querida pelos usuários. Mas primeiro você deve descobrir qual deve ser a funcionalidade principal.
Pivotar ou Persevar?
Sabendo o que é MVP e quais são os tipos de MVP, você está pronto para tirar a sua ideia do papel e validar a sua startup com clientes reais.
Se você testou os tipos de MVP ideais para a sua startup e colheu feedback do mercado, está na hora de decidir se irá pivotar ou perseverar. Pivotar significa mudar a estratégia da sua startup, uma mudança de rumo, enquanto perseverar significa seguir com aquela ideia.
Essa decisão dependerá muito das métricas colhidas. É muito importante que você tenha definido as métricas certas para aprender o máximo possível..
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