Pular para o conteúdo
LOGO 1
Início » O que é MVP (no mundo dos negócios)?

O que é MVP (no mundo dos negócios)?

Entenda de vez o que é MVP e como esse conceito pode te ajudar a começar a sua startup.

Começar um novo negócio não é tarefa fácil. Mas saber o que é um MVP pode te ajudar a testar a sua ideia sem gastar muito dinheiro logo de cara e ainda descobrir o que os seus clientes realmente desejam.

Melhor ainda, um MVP pode até te dar mais clareza sobre quem é o seu cliente ideal e como chegar nele. É a sua chance de começar a ganhar dinheiro desde o dia 1 do seu negócio.

Nesse artigo, eu vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre MVP para tirar a sua ideia do papel de uma vez por todas!

O que você vai aprender:

O que é MVP?

Mas então, o que é um MVP?

Um MVP, ou Minimum Viable Product, é a primeira versão da sua ideia feita de forma enxuta e com o objetivo de testar a sua proposta de valor.

Ele serve para validar hipóteses fundamentais do negócio de forma rápida e barata para entender se você tem uma ideia com potencial em mãos.

Mas não se engane, um MVP não deve ser feito de forma preguiçosa e de qualquer jeito. Na verdade, fazer um MVP bem feito é um dos maiores desafios para quem está começando uma startup.

Por que fazer um MVP?

Se você sabe o que é um MVP, mas ainda não está certo se deveria fazer um para começar a sua startup, lembre como esse conceito ficou conhecido.

Eric Reis foi quem popularizou esse conceito com o movimento Lean Startup. Ele viu os principais erros cometidos em startups do Vale do Silício e um deles era desenvolver a ideia sem antes testá-la. 

E foi aí que ele viu como um MVP poderia ajudar as startups a passarem pelo vale da morte e ter sucesso. Entre alguns benefícios de desenvolver um MVP estão:

  • Reduzir o risco de um projeto
  • Validar se há demanda pela solução
  • Conseguir os primeiros clientes antes mesmo de investir muito dinheiro
  • Colher feedbacks para melhorar a versão final
  • Definir o perfil de público ideal e alinhar a mensagem de Marketing para esse público

Ou seja, um MVP pode reduzir a incerteza de um novo negócio e te ajudar a economizar muito tempo e dinheiro!

Quais são os tipos de MVP?

Temos duas categorias principais de MVPs:

  • Baixa fidelidade: são aqueles mais simples e pouco fiéis à versão final, mais recomendados para validar a demanda pelo produto ou serviço.
  • Alta fidelidade: são aqueles mais parecidos com a versão final e servem para fazer testes mais avançados.
A imagem mostra os 22 tipos de MVP

Dentro dessas duas categorias podemos destacar outros 22 tipos de MVP nos quais você pode se inspirar para criar a sua própria versão inicial.

Qual a diferença entre MVP e Protótipo?

Enquanto um protótipo é apenas como um desenho do que você quer desenvolver, um MVP é uma versão funcional. O usuário pode interagir como se fosse realmente o produto ou serviço final.

A imagem abaixo mostra bem essa diferença entre um protótipo, um MVP e um produto final!

A imagem mostra a diferença entre protótipo, MVP e produto final

Exemplos de MVP

Muitas startups que começaram com simples MVPs se tornaram gigantes. Vamos ver agora algumas delas para você se inspirar na sua jornada.

Dropbox

A história do Dropbox começa lá em 2007, quando o armazenamento em nuvem ainda não existia e você precisava ficar carregando um pen-drive por aí para trocar arquivos.

Foi quando dois estudantes de Ciências da Computação do MIT tiveram a ideia de se juntar para criar uma empresa chamada Dropbox. Mas para fazer a ideia dar certo eles precisariam de MUITO dinheiro, o que eles não tinham na época.

Mesmo assim, eles tiveram muito sucesso. Mas como?

Com só um vídeo explicando como a plataforma funcionava, divulgado em sites de tecnologia, eles conseguiram deixar mais de 70 mil pessoas interessadas na ideia.

Por causa disso conseguiram o investimento necessário e milhares de clientes para a sua primeira versão. Sem gastar nada! Veja o vídeo de MVP do Dropbox abaixo.

Linkedin

Outro ótimo exemplo de MVP é o LinkedIn, que hoje é a maior plataforma de contatos profissionais do mundo. A empresa foi fundada em 2003 e teve dificuldades para atrair os primeiros clientes.

Mas os clientes que adotavam a plataforma a adoravam. No MVP, os usuários podiam convidar pessoas para se conectar, procurar usuários, mandar emails e montar o seu perfil.

Quando o LinkedIn encontrou os canais de crescimentos corretos para o seu negócio, a empresa decolou. Mesmo com a simples versão que você pode ver na imagem abaixo.

A imagem mostra o MVP do LinkedIn

Youtube

A história do Youtube é muito curiosa. Você sabia que a ideia original dos seus fundadores era criar uma plataforma de namoro online por vídeo?

A ideia era que as pessoas postassem os seus interesses por vídeo, falando quem eram, do que gostavam, o que estavam procurando…

Mas a ideia não vingou, ninguém se sentiu confortável com isso. Então os fundadores decidiram permitir que qualquer tipo de vídeo fosse postado na plataforma. 

O Youtube foi lançado em 2005 e comprado pelo Google em 2006 por U$1,65 bilhão.

Como criar um MVP?

Agora que você sabe a importância de um MVP, a pergunta que fica é: como criar um MVP?

Bom, como já vimos, há diversas formas de criar o seu MVP e você deve escolher a mais adequada para testar as hipóteses do seu negócio. Mas tem uma dica que você não pode se esquecer, veja na imagem abaixo.

A imagem mostra como criar um MVP em uma analogia com a criação de um carro.

O que isso quer dizer?

O exemplo na imagem nos mostra que se você quer criar um MVP, não deve pensar em funcionalidades, mas sim em testar a proposta de valor. 

Você não testa um carro apenas com uma roda, mas sim com outra forma de levar o seu cliente do ponto A ao ponto B mais rápido. É essa a proposta de valor do carro.

E há uma forma ainda melhor de testar a sua ideia… Com um aplicativo!

Se você quer saber como criar o seu próprio aplicativo de forma totalmente gratuita e mesmo sem saber programar, inscreva-se agora mesmo no maior evento de construção de MVP do Brasil pelo link abaixo.

Perguntas Frequentes

O que é um MVP?

Um MVP é uma primeira versão do seu produto ou serviço que tem como objetivo testar a sua ideia na prática sem gastar muito tempo ou dinheiro. É essencial em projetos inovadores, como startups.

Quais são os tipos de MVP?

Os tipos de MVP de baixa fidelidade são uma versão bastante diferente da versão final esperada, enquanto os tipos de MVP de alta fidelidade são praticamente idênticos ao produto final. Conheça aqui os 22 tipos de MVP que você pode criar.

Como criar um MVP?

Inscreva-se gratuitamente no maior evento de construção do MVP, o Zero Um Startups, e saia com um aplicativo pronto mesmo sem saber programar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *