Conheça a ferramenta de avaliação comparativa para impulsionar o crescimento da sua empresa.
Em nossa sociedade é comum utilizarmos a comparação para definir a qualidade daquilo que desenvolvemos. Isso acontece em diversos segmentos como esporte, música, em nossa vida pessoal e claro, no ambiente corporativo.
Do mesmo modo, em um negócio, é comum analisar os concorrentes para não ficar para trás. Muitas empresas têm como rotina analisar o mercado e fazer comparações com empreendimentos do mesmo segmento.
No entanto, essa comparação deve sempre ser feita com um objetivo claro e métodos bem definidos. E é nisso que o benchmarking pode ser útil.
Essa metodologia é amplamente utilizada por empresas que querem melhorar processos e crescer acompanhando o ritmo do mercado e de seus concorrentes.
O que você vai aprender:
O que é Benchmarking
Benchmarking significa “avaliação comparativa”. Ele funciona como uma análise das melhores práticas de empresas do mesmo setor da sua.
Nesse sentido, o objetivo é identificar e metrificar as estratégias, produtos e processos da concorrência em comparação ao seu negócio.
A empresa usada como inspiração recebe o nome de benchmark.
Ou seja, a empresa que é benchmark passa a ser referência para a que está fazendo o benchmarking.
Esse tipo de estudo permite conhecer melhor o mercado e fazer ajustes necessários para se manter relevante.
Embora pareça uma pesquisa de concorrência, o benchmarking se diferencia dessa prática com algumas especificidades.
Acima de tudo, a principal diferença entre o benchmarking e a pesquisa de concorrência é que o primeiro é feito com transparência. Portanto, todos os dados devem ser coletados de forma legal.
Tipos de Benchmarking
Em síntese, o benchmarking pode ser feito com diversos objetivos e metodologias diferentes.
Porém, o foco de todos eles é analisar os aspectos mais importantes com base na concorrência e definir métricas para atingir o mesmo patamar.
A seguir falaremos sobre os principais tipos de benchmarking e suas características.
Competitivo
O parâmetro comparativo do benchmarking competitivo é o seu concorrente direto. O foco é literalmente comparar o seu posicionamento com o da empresa de mesmo segmento e que disputa clientes e mercado.
Interno
Neste segundo tipo a análise é feita em cima dos setores internos da empresa. Desse modo, são comparados a produtividade e resultados de setores similares como comercial, marketing, atendimento, entre outros.
Funcional
Em todo negócio a gestão financeira precisa ser executada da melhor maneira possível. Logo, no benchmarking funcional o objetivo é encontrar técnicas que podem ser praticadas em qualquer tipo de empresa.
Genérico
No tipo genérico o comparativo não precisa ser feito por uma empresa concorrente ou do mesmo setor. Ele é feito quando há processos semelhantes e que podem ser melhorados com base no benchmarking.
Por exemplo, empresas que querem melhorar o e-commerce podem analisar marcas que possuam esse modelo de negócio, mas estão em outro mercado.
Colaborativo
Por último temos o colaborativo. Ele é feito em parceria entre duas ou mais empresas que buscam dividir experiências. Uma companhia que apresenta ótimos resultados nas vendas pode se unir com uma que tem excelente atendimento ao cliente. Para que assim possam unir esforços e crescer juntas.
As vantagens do Benchmarking
No momento de fazer um benchmarking é importante lembrar que nem tudo que a concorrência faz será bom para o seu negócio.
Mas a técnica apresenta várias vantagens se feita da maneira e com o objetivo correto:
Ter novas referências de empresas que atuam no mesmo segmento que o seu;
Criar um plano e desenvolver novas estratégias para fazer a empresa crescer;
Ter uma análise profunda do mercado;
Levantar práticas de sucesso de empresas que já são referência;
Avaliar a abordagem atual das suas ferramentas e identificar áreas que precisam de melhorias;
Identificar novas tendências e sair na frente;
Construir uma base para novos investimentos.
Como fazer um Benchmarking
Para começar a montar um benchmarking existem alguns passos que você pode seguir para te auxiliar nessa jornada.
Estude bem o seu negócio
Antes de mais nada, identifique os processos e práticas que sua empresa precisa melhorar. Nessa primeira etapa vale até mesmo conversar com sua equipe e levantar possíveis dores que devem ser solucionadas.
Selecione seus concorrentes
O ideal é escolher de uma a três empresas para serem monitoradas. Selecione organizações que você acha que são importantes para a evolução do seu próprio negócio.
Além disso, monitore também empresas de outros segmentos para trazer ainda mais referências e ideias.
Estabeleça os indicadores de análise
Os indicadores podem ser qualitativos ou quantitativos e devem estar alinhados aos problemas da sua empresa. Para isso, você pode utilizar os KPIs e os OKRs que ajudam a metrificar e atingir objetivos de forma clara.
O ideal é que todos os indicadores sejam de fácil análise e apresentem um insight novo para o seu negócio.
Obtenha os dados para análise
Para levantar os dados você não precisa necessariamente fazer tudo de forma manual. Existem algumas ferramentas gratuitas, como o Google Analyticse o Similar Web, que podem ser úteis nesta etapa.
Compare as informações
Depois de ter os dados em mãos, é hora de comparar e analisar as informações com os dados da sua empresa. Nesse momento é importante filtrar aquilo que pode ser colocado em prática no seu negócio e que trará melhorias significativas.
Faça um plano de ação
Nenhuma análise será efetiva se não for colocada em prática. Portanto, crie um plano de ação com objetivos e prazos a serem atingidos a partir das melhorias que podem ser feitas.
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Perguntas frequentes
O que é Benchmarking?
Benchmarking é um “avaliação comparativa” e funciona como uma análise das melhores práticas de empresas do mesmo setor da sua.
Quais são os tipos de Benchmarking?
Os tipos de benchmarking são competitivo, interno, funcional, genérico e colaborativo.
Quais as vantagens do Benchmarking?
Essa metodologia apresenta várias vantagens, mas algumas delas são:
Ter novas referências de empresas que atuam no mesmo segmento que o seu;
Criar um plano e desenvolver novas estratégias para fazer a empresa crescer;
Ter uma análise profunda do mercado;
Levantar práticas de sucesso de empresas que já são referência;
Avaliar a abordagem atual das suas ferramentas e identificar áreas que precisam de melhorias;