Saiba como criar relações com propósito e se destacar no mercado
“Quem não é visto, não é lembrado”. Você com certeza já ouviu essa frase e no parâmetro do networking ela faz muito sentido. Afinal, manter boas relações com diversas pessoas do mercado é uma forma de estar mais próximo de boas oportunidades.
Mas com a popularização do termo, muitas pessoas começaram a fazer conexões de forma equivocada e até mesmo forçada. Algo que vai contra a ideia de ter uma rede de contatos.
Naturalidade e troca são dois pontos primordiais quando o assunto é networking e nesse artigo te conto mais sobre o assunto.
O que você vai aprender:
O que é Networking
Antes de mais nada precisamos entender o que é esse termo que se popularizou nos últimos tempos.
Networking é a junção das palavras “rede” e “trabalho”, em inglês. Logo, o significado do termo é literalmente criar uma rede de contatos profissionais.
Ele serve como uma técnica para criar relações com pessoas do seu entorno profissional a fim de atingir seus objetivos.
O networking deriva da palavra network. A diferença é que a primeira indica o ato de fazer conexões enquanto a segunda é a rede de contatos em si.
Seis Graus de Separação
Existe uma teoria chamada Seis Graus de Separação que defende que todas as pessoas do mundo estão conectadas entre si por, no máximo, seis outras pessoas.
Por exemplo, você está a seis pessoas de distância do Barack Obama.
A teoria foi criada em 1929 pelo escritor húngaro Frigyes Karinthy, mas somente em 1960 é que a ideia foi testada pelo psicólogo americano Stanley Milgram.
Milgram enviou 300 pacotes a moradores de cidades dos Estados Unidos e pediu para que as pessoas fizessem o pacote chegar a um homem específico em Boston.
A ideia é que cada um enviasse a encomenda a um conhecido até que ele chegasse ao homem em questão. Por fim, cem pacotes chegaram ao destino e eles passaram por seis pessoas.
Ou seja, imagine que você tem uma startup em busca de investimento e está somente a seis pessoas de distância de estar conectado a um investidor importante.
Mas para chegar ao investidor, você precisa fazer outras seis conexões antes e é com isso que o networking pode te ajudar.
Qual a importância do Networking no âmbito profissional
Segundo uma pesquisa divulgada pela The Adler Group, 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações.
Esse já é um dado que mostra bastante a importância de ter uma rede de contatos. Mas não somente para o profissional, o networking também é importante para empreendedores e gestores de empresa, pois os conecta às possibilidades de mercado.
Contato de pessoas para esclarecer dúvidas de diferentes setores
Destaque junto a colegas de sua área
Melhora a visibilidade por lideranças e recrutadores
Vantagens para a empresa
Aumenta a visibilidade da empresa
Melhora o contato com possíveis parceiros e clientes
Maiores chances de expandir o negócio
Recrutamento mais assertivo de novos profissionais
Acesso a informações privilegiada do mercado de atuação
5 dicas para fazer um bom Networking
Quando falamos de relações profissionais, é importante estar conectado a pessoas relevantes e que de fato podem agregar na sua jornada.
A seguir vou te dar cinco dicas para melhorar suas conexões com propósito.
1. Defina a qual grupo você quer estar conectado
É claro que é importante ter conexões diversas. Mas de nada adianta ter centenas de contatos na área da cultura se você quer crescer carreira na economia, por exemplo.
Então selecione suas conexões e saiba exatamente onde você quer chegar.
2. Crie relações com naturalidade
Dentro do networking, existe o natworking que é um relacionamento com naturalidade. Embora as relações sejam construídas para fortalecer seu crescimento, não se deve forçar uma conexão.
3. Seja interessante
Conexões são trocas! Ou seja, você também precisa entregar uma boa conversa, conhecimentos e ideias antes de pedir algo para outra pessoa. Portanto, seja interessante sem ser interesseiro.
4. Participe de eventos
Se você nos acompanha com frequência, sabe o quanto reforçamos a importância de participar de eventos, seja do ecossistema de inovação ou não.
Estar em palestras, talks ou seminários é uma forma de conhecer novas pessoas e fortalecer a sua presença dentro do seu nicho de mercado (e fora dele).
5. Compartilhe suas ideias
O LinkedIn é um bom exemplo de rede para você publicar materiais ou compartilhar artigos que acha interessante.
Para muitas pessoas pode ser difícil manter a presença digital, mas garanto que ela é importante em um mundo cada vez mais conectado.
A maioria das relações hoje nascem por meio de redes sociais e marcar presença lá é indispensável para quem quer ter um bom networking.
Relações são construções
A regra do networking é não forçar a barra. Embora ele exista para facilitar a sua jornada profissional, as conexões devem ser feitas com naturalidade e respeitando o espaço das outras pessoas.
Um networking feito da maneira errada pode até mesmo manchar sua imagem no mercado e te garantir a fama de interesseiro.
Então use cada uma das dicas com sabedoria implementando aos poucos na sua rotina.
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Perguntas frequentes
O que é Networking?
Networking é a junção das palavras “rede” e “trabalho”, em inglês. Logo, o significado do termo é literalmente criar uma rede de contatos profissionais.
Qual a importância do Networking?
Seja para os profissionais quanto para empresários e gestores, o networking melhora o contato com o mercado, aumenta a visibilidade e garante melhores oportunidades de crescimento e negócios.