Conheça as melhores formas para captar fundos para o seu negócio.
Toda startup precisa de dinheiro para crescer. No entanto, na fase inicial de qualquer negócio, é normal que ainda não haja grandes vendas e nem entrada de dinheiro.
São nesses momentos que são feitas as captações de investimento externo.
Hoje, o mercado oferece diversas opções de fundraising e vou te contar alguns tipos deles e o que você precisa fazer para captar bons fundos.
O que você vai aprender:
Fundraising
A arrecadação de fundos, ou fundraising, é um dos momentos mais importantes para uma startup.
Seja para construir seu MVP, aumentar a equipe ou fazer algum investimento em equipamentos.
Porém, ao investir na ideia de negócio, os investidores colocam seus recursos nos empreendedores. Porque isso significa para eles que se o caminho que está sendo seguido der errado, os empreendedores encontrarão uma maneira melhor de dar rumo à empresa.
Ao apresentar sua startup aos investidores, mostre os avanços que seu time tem feito nos últimos tempos, as metas que têm sido alcançadas. Para eles, será importante entender como sua equipe lida com a execução e o alcance de metas.
10 tipos de investimento em startups
Quando uma startup está buscando tracionar o negócio, precisa de dinheiro para o seu crescimento. Conheça algumas das opções disponíveis para o financiamento de startups.
1. Edital
Existem diversos programas que buscam fortalecer empresas de base tecnológica, disponibilizando recursos financeiros para o desenvolvimento de novos negócios que impactem o mercado.
2. Bootstrapping
É um termo inglês que remete ao uso de dinheiro próprio para investir em sua startup.
3. FFF
A sigla deriva das palavras em inglês “family, friends and fans”, que significam família, amigos e fãs. Normalmente, são as primeiras pessoas procuradas por empreendedores para financiar o início da sua startup.
4. Incubadoras
As incubadoras auxiliam startups que ainda estão em estágios iniciais a modelar seu negócio.
5. Aceleradoras
Em troca de uma porcentagem da startup, as aceleradoras oferecem investimentos e conexões para o crescimento do negócio (Smart Money).
6. Crowdfunding
Modelo de financiamento coletivo de um projeto. Geralmente possui um valor estipulado e um tempo máximo para ser finalizado.
7. Investimento anjo
São pessoas físicas que investem seu dinheiro em startups que consideram ter um alto potencial de crescimento.
8. Capital Semente
Rodada inicial de investimentos desenhada para a startup alcançar determinado objetivo. Investimento de menor valor realizado no começo do desenvolvimento da startup.
9. Venture capital
Por meio de investimentos, que costumam ser de grande porte, as startups cedem uma participação da empresa para a VC. O objetivo no venture capital é obter lucro na venda da participação da startup.
10. Private Equity
Fundos Private Equity investem em empresas maduras e sua porcentagem acionária é geralmente majoritária. Participam ativamente na gestão da empresa ou tomam controle dela.
Qual a vantagem do investimento para o investidor?
Quando se trata de recursos, startups são um investimento de alto risco.
Por não terem um modelo de negócios validado e consolidado, a probabilidade de o negócio dar errado é alta. Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, pelo menos 50% das startups morrem com um tempo menor ou igual a quatro anos.
Mas por que investir em startups? Porque, em tese, os investidores entendem que quanto maior o risco do negócio, maior é a possibilidade do retorno.
Além disso, investir em uma startup impulsiona a atividade econômica, já que o dinheiro vai ser rapidamente utilizado para contratação de funcionários, compra de matéria prima e o que mais for necessário.
Aportar dinheiro em uma iniciativa como essa também permite que o investidor faça acontecer ideias que ele acredita, mas muitas vezes não tem tempo para desenvolver.
Portanto, além do capital, investimentos em startups movimentam o mercado financeiro e impulsionam boas ideias que merecem sair do papel.
Todo investimento começa pelo pitch
O pitch é uma ferramenta útil para buscar parcerias, angariar apoio e conquistar investidores. É utilizado como ferramenta para apresentar como uma startup pode resolver um problema específico.
Pitch é uma breve apresentação sobre a sua startup, que pode ser realizada para investidores, parceiros, clientes e demais pessoas que tenham
interesse no seu negócio.
Um pitch pode ter diferentes objetivos. Por exemplo, ao falar com investidores, seu objetivo é convencê-los a investir recursos em sua startup. Mas, ao falar com clientes, seu objetivo é vender sua solução. Portanto, um pitch deve sempre estar ajustado para seu objetivo final.
O fator mais importante de um pitch é a eficiência na transmissão da mensagem, sendo possível, com um pitch bem-feito, convencer um investidor durante uma viagem de elevador. Pitches são apresentações que duram em geral de 1 a 3 minutos (elevator pitch), mas em algumas situações os pitches podem ser apresentações mais longas.
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