Em uma startup, a fase de captação de investimento pode ser crucial para a existência do negócio.
O fundraising é uma das etapas mais importantes em uma startup e está relacionada à captação de investimento. Esse processo acompanha a startup em todas as fases de crescimento e em cada etapa possui um objetivo diferente.
Mas mesmo sendo uma etapa crucial, ela também levanta várias dúvidas por não se tratar de um processo simples e que envolve muito tempo e informações.
Saber como e porque fazer o fundraising é um tópico indispensável de estudo para qualquer CEO e founder que quer escalar o negócio e precisa de investimento para isso.
O que você vai aprender:
O que é Fundraising
Fundraising é a combinação das palavras “fundo” e “arrecadação”. Logo, esse termo significa “arrecadação de fundos” (ou dinheiro) dentro de uma startup ou qualquer outro tipo de organização.
Embora pareça simples, o fundraising é a junção de várias técnicas e informações que vão levar o empreendedor a captar o melhor investimento para aquilo que ele precisa.
Geralmente a etapa de arrecadação de fundos acontece na fase inicial de uma startup. Ou seja, ela ainda não dá lucro, mas precisa de dinheiro externo para se manter e atingir o breakeven.
Porém, conforme a startup arrecada dinheiro e o aplica na operação, é normal que ela cresça e passe por outras rodadas de fundraising para escalar o negócio ou realizar fusões e aquisições.
Tipos de investimento
No nosso artigo sobre Early Stage, falamos sobre alguns tipos de investimentos disponíveis nas séries iniciais de uma startup. Mas vou recapitular eles aqui:
Edital: Existem diversos programas que buscam fortalecer empresas de base tecnológica, disponibilizando recursos financeiros para o desenvolvimento de novos negócios que impactem o mercado.
Bootstrapping: É um termo inglês que remete ao uso de dinheiro próprio para investir em sua startup.
FFF: A sigla deriva das palavras em inglês “family, friends and fans”, que significam família, amigos e fãs. Normalmente, são as primeiras pessoas procuradas por empreendedores para financiar o início da sua startup.
Incubadoras: As incubadoras auxiliam startups que ainda estão em estágios iniciais a modelar seu negócio.
Aceleradoras: Em troca de uma porcentagem da startup, as aceleradoras oferecem investimentos e conexões para o crescimento do negócio (Smart Money).
Crowdfunding: Modelo de financiamento coletivo de um projeto. Geralmente possui um valor estipulado e um tempo máximo para ser finalizado.
Investimento Anjo: São pessoas físicas que investem seu dinheiro em startups que consideram ter um alto potencial de crescimento.
Capital Semente: Investimento de menor valor realizado no começo do desenvolvimento da startup.
Venture capital: Por meio de investimentos, que costumam ser de grande porte, as startups cedem uma participação da empresa para a VC. O objetivo no venture capital é obter lucro na venda da participação da startup.
Private Equity: Fundos Private Equity investem em empresas maduras e sua porcentagem acionária é geralmente majoritária. Participam ativamente na gestão da empresa ou tomam controle dela.
Etapas do Fundraising
O processo de Fundraising é dividido em etapas que vão do pré-seed até a série C em diante. Cada uma dessas fases representa o nível de maturidade da startup.
É comum que o valor aportado seja menor nas primeiras fases. Afinal, a startup ainda está validando o MVP e criando seu modelo de negócio.
Mas na medida que a startup avança, os investidores ficam mais seguros para investir valores altos.
Pré-Seed
A fase de pré-seed é o estágio inicial da startup quando ela está criando os primeiros MVP’s. Ou seja, o problema foi validado, mas a solução está em processo de teste.
No pré-seed normalmente os investimentos são menores e focados em ajudar a startup a desenvolver o MVP. Os valores aportados podem ficar entre R$50 mil a R$500 mil.
O mais importante nesse momento é mostrar que há uma demanda de mercado para o problema que seu negócio busca resolver.
Seed
Já no seed, a startup tem um produto validado e começa a estruturar seus setores de marketing e vendas. Nessa fase, os recursos podem variar entre R$1 milhão e R$5 milhões e são utilizados geralmente para aumentar o time, visando atingir um modelo escalável.
Apresentar a projeção da empresa e a capacidade de ganhos e crescimento é indispensável para quem busca investimentos seed.
Série A
A rodada de investimento série A acontece quando a startup já tem um modelo de negócio bem definido, uma boa base de clientes e gera lucro. Os valores ofertados podem chegar até R$ 20 milhões.
Porém, segundo o Distrito, no Brasil entre 2011 e 2020 houveram 1.066 captações nos estágios Pré-Seed e Seed. No entanto, apenas 281 startups conseguiram chegar à Série A.
Ou seja, essa e as próximas etapas são alcançadas por um número pequeno de negócios que conseguem continuar crescendo e se mantendo relevante no mercado.
Série B
Na série B, a startup já se consolidou no mercado e o objetivo agora é fazer aquisição de outras empresas ou abrir novas filiais. Normalmente os valores podem chegar a dezenas de milhões de reais e são processos burocráticos e demorados.
Série C em diante
Quando falamos da série C em diante, falamos também das séries D, E, F, e as demais possibilidades que o alfabeto proporciona. Aqui, os investimentos vão de milionários até bilionários e o objetivo é se tornar um unicórnio ou a expansão internacional da empresa.
A Nubank, por exemplo, passou por uma fase de fundraising Série F e captou R$400 milhões em 2019.
Essas fases de investimento mais altas são feitas antes da empresa abrir IPO (Oferta Pública Inicial) e se tornar uma companhia de capital aberto na Bolsa de Valores.
Como funciona o processo de Fundraising
A primeira informação que você precisa saber é que o processo de fundraising é demorado e pode levar até um ano nas séries iniciais. Isso porque os investidores analisam com muito cuidado os potenciais das startups. Afinal, ninguém quer investir dinheiro onde não há resultado.
O primeiro passo é criar uma relação com os investidores, para somente depois conseguir abertura para apresentar sua startup.
Portanto, todo founder de startup precisa ter em sua rotina fazer o mapeamento de investidores que tenham fit com o negócio e nutrir uma relação.
Além disso, todos os dias (todos os dias mesmo) precisam ser levantados os dados do negócio e os indicadores de desempenho devem ser atualizados com frequência constante.
Isso tudo é importante para que quando você tiver a oportunidade de falar com um investidor, as informações estejam prontas e disponíveis para ele analisar.
Outra informação importante é saber quanto dinheiro você precisa e deixar claro para o que ele será usado. Algumas perguntas que você deve responder aos investidores são:
- MOTIVO: Por que você quer captar?
- OPORTUNIDADE: Qual a oportunidade de mercado?
- OBJETIVO: O que você pretende fazer com este capital?
- PRAZO: Em quanto tempo?
- ESTRATÉGIA: De que forma você vai fazer isso?
O pitch pode mudar tudo
No processo de fundraising é comum que você precise apresentar o seu pitch aos investidores e ele pode ser o turning point da sua startup. Pitches bem estruturados são responsáveis por encantar os investidores.
Para te ajudar nessa jornada, estamos disponibilizando o pitch que levou a 49 educação até a final do programa Accelerate Your Startup Ideia da Universidade de Stanford.
Acesse o pitch da 49 educação
Perguntas frequentes
O que é Fundraising?
Fundraising é a combinação das palavras “fundo” e “arrecadação”. Logo, esse termo significa “arrecadação de fundos” (ou dinheiro) dentro de uma startup ou qualquer outro tipo de organização.
Quais são as possibilidades de investimento?
Algumas das possibilidades de investimento em startups são: Edital, Bootstrapping, FFF, Incubadoras, Aceleradoras, Crowdfunding, Investimento anjo, Capital Semente, Venture capital, Private Equity
Quais são as etapas de Fundraising?
O processo de Fundraising é dividido em etapas que vão do pré-seed, seed, série A, série B, série C e assim por diante.