Ser founder de startup requer, entre muitas coisas, boa capacidade de relacionamento e bastante inteligência emocional. Por isso, quando há conflitos entre os fundadores é fundamental saber resolver rapidamente, para que não afete o futuro da empresa e a relação nos negócios.
Se você quer dicas sobre os meios de resolução de conflitos mais apropriados para essas situações, vem com a gente que te explicamos tudo em detalhes. Lembre-se: resolver brigas pode ser um grande passo para evitar prejuízos na startup.
Conflitos são comuns. Não resolvê-los não é
Os conflitos entre sócios acabam sendo mais comuns do que muita gente pensa. Às vezes, eles acabam sendo inevitáveis, devido ao embate de ideias diferentes e a vontade de tomar decisões por caminhos que não são os mesmos.

O problema nisso tudo não é discordar, mas ignorar ou lidar mal com o conflito. Quando não resolvidos, esses atritos podem prejudicar decisões estratégicas, a cultura do time e até inviabilizar o negócio.
Ou seja, os fundadores de startup devem ser os primeiros a quererem resolver os problemas conflitantes entre eles. Afinal, são exemplo para o resto da empresa, e tudo o que fazem ecoa para os outros funcionários.
Como resolver conflitos entre founder da startup
É claro que não existe uma fórmula mágica de resolução de conflitos. Até porque os fundadores são seres humanos pensantes, e cada pessoa é diferente uma da outra. No entanto, é possível tentar seguir alguns conceitos que vão ajudar nesses momentos de tensão na equipe.
O primeiro deles e que gostaríamos de ressaltar é ter tudo documentado a respeito das responsabilidades de cada fundador na empresa. Além disso, uma conversa prévia, antes de firmar a sociedade, alinhando objetivos e valores pode diminuir as chances de conflitos entre essas pessoas que estão à frente da startup.
Agora, separamos outros pontos importantes que ajudarão os fundadores a evitarem brigas e conflitos na startup.
Entender as causas mais comuns dos conflitos
Para resolver um problema, não adianta só acabar com ele naquele momento. Se é algo que se repete muito, é preciso identificar as causas mais comuns desses conflitos entre founder de startup. Os motivos principais podem ser:
- Falta de comunicação clara
- Expectativas desalinhadas sobre dedicação, papel ou remuneração
- Diferenças de visão sobre o futuro da empresa
- Estresse relacionado a metas, investimentos ou caixa
Encontre o problema e trate-o em sua raiz.
Tenham um espaço aberto e seguro para conversas difíceis
Conversas difíceis precisam acontecer e elas são necessárias em diversos momentos da liderança de uma startup. Para ter um espaço aberto e seguro, é preciso ser transparente e não agir por impulso, no calor do momento.
Tenham reuniões estruturadas, estabeleçam um código de conduta entre vocês, founder de startup, e usem comunicação verbal não violenta: foco em fatos e sentimentos, não acusações. Vocês são seres humanos e não máquinas.
Se necessário, peçam uma terceira opinião
Alguém que enxergue a situação de fora pode fazer a diferença para promover a resolução desse conflito. Até porque, quem está envolvido no problema, pode não enxergar com clareza qual a melhor solução.
Essas pessoas podem ser mentores, conselheiros ou facilitadores que podem ajudar a destravar conflitos. Em situações mais graves, considerem mediação profissional ou jurídica.
Alinhe visão e prioridades com frequência
Tenham reuniões de alinhamento mensal ou trimestral, reavaliação conjunta de metas, produto e posicionamento, façam revisão do que está funcionando ou não na dinâmica da liderança.
Assim, será possível encontrar o que está incomodando ambos os lados, o que precisa melhorar e o que tem dado certo. Isso vale para as coisas da startup e também para o relacionamento entre os founders.
Por fim, tenham um plano de saída
Exit strategy clara ajuda a evitar decisões emocionais. Ter cláusulas de buyout ou dissolução bem definidas protege ambas as partes e a empresa, fazendo com que as decisões fluam melhor. Evitando também possíveis conflitos.
Entenda os conflitos para resolvê-los: isso é ser um founder de startup
Entre todas as atribuições de um founder de startup, há as tarefas de gerenciamento de conflitos. Mesmo que não perceba isso faz parte do dia a dia e é necessário ter uma estratégia para combater e ajustar essas situações.
Conflitos são inevitáveis, mas prejuízos não precisam ser. A startup cresce quando os fundadores crescem juntos — ou quando aprendem a lidar com as diferenças com maturidade. Investir em uma boa relação entre sócios é investir no futuro do negócio.
E saiba também avaliar seus possíveis sócios antes de concluir a sociedade. Assim, é possível evitar problemas futuros ou de longo prazo.
Gostou desse conteúdo? A 49 educação está pronta para cuidar do crescimento da sua startup em cada ponto, independente da fase em que ela está. Ajudar você a ter os melhores sócios e a resolver conflitos é só uma das coisas que podemos oferecer.

Converse com nosso time e seja um super founder de startup ainda mais preparado. Saia na frente e deixe sua empresa decolar!