Conheça a metodologia que adota uma abordagem analítica ao mesmo tempo em que se mantém criativo durante todo o processo.
O Design Thinking é uma abordagem para a solução de problemas que se concentra na compreensão das necessidades dos usuários e na criação de soluções que atendam a essas necessidades.
É um processo de experimentação iterativo, onde os projetistas trabalham de perto com os usuários para desenvolver soluções criativas através de pesquisa, prototipagem, testes e iteração.
O pensamento em design se tornou popular nos últimos anos devido à sua capacidade de descobrir insights sobre problemas complexos e ajudar a gerar ideias inovadoras.
O que você vai aprender:
O que é Design Thinking
Design Thinking é uma metodologia que utiliza o processo cognitivo para resolver problemas, pensar projetos e desenvolver produtos.
A metodologia propõe uma alteração de modelos mentais em busca de menos respostas e mais perguntas. O objetivo é gerar ideias que permitam uma aproximação e um novo olhar para o problema que se quer abordar.
O nome em inglês não é para deixá-lo mais chique, mas sim por resumir o modelo de pensamento.
DESIGN | É uma palavra difícil de traduzir para o português. Em sua origem representa um verbo (to design), que está relacionado à ação e ao planejamento de soluções considerando as necessidades das pessoas.
THINKING | Significa “pensando”, ou seja, um novo jeito de pensar e abordar problemas. Esse jeito de pensar no design deve representar um projeto centrado nas pessoas. Essa abordagem pode ser aplicada em empresas, ONGs, produtos, serviços, eventos, escolas, entre outros.
O tripé do Design Thinking
O Design Thinking se sustenta em um tripé que não sofre influência e muito menos depende do contexto ou da cultura para dar certo. É uma atitude.
Empatia
Nada mais é do que se colocar no lugar dos outros. Somente desse jeito é possível compreender melhor o seu público.
Colaboração
Crie coletivamente, a colaboração é importante no desenvolvimento de qualquer projeto.
Experimentação
É importante entender que o erro faz parte do acerto. Errar cedo para aprender logo. Ajustar e evoluir as ideias.
Etapas do Design Thinking
Descoberta | Exploração
A primeira etapa do Design Thinking é chamada de exploração. É nessa fase que se busca entender a visão de mundo, crenças, expectativas e comportamentos dos envolvidos no problema. É hora de perceber o que é importante e abrir espaço para o novo.
As atividades de exploração do problema nos ajudam a vivenciar e pensar a partir do ponto de vista das pessoas que queremos ajudar, é uma forma de exercitar a empatia.
É o momento para fazer tudo o que estiver ao alcance para ajudar no entendimento das necessidades implícitas e explícitas dos stakeholders (públicos de interesse).
É na primeira etapa que precisamos mergulhar nas necessidades de quem se busca atender. É necessário entrar em contato direto com os usuários e aprofundar o entendimento do problema.
Definição | Entendimento
Agora é hora de sintetizar os aprendizados obtidos na etapa anterior, isso é fundamental para definir o problema com clareza. O problema precisa ser amplo para que tenha impacto e específico para que seja possível desenvolver algumas soluções.
Nessa fase o objetivo é o entendimento do problema e de seu contexto, ampliando a perspectiva sobre ele.
Permite uma compreensão mais elaborada da questão com a qual se está trabalhando, evidenciando suas relações com outras questões e levando a um possível novo olhar, reinterpretação ou até redefinição do problema.
Isso tudo servirá de ponte para a geração de ideias. Chegou a hora de extrair o conhecimento obtido com as pesquisas e começar o trabalho de síntese das informações.
Se ainda neste momento sentimos falta de mais informações, deve-se avaliar a necessidade de voltar a campo e coletar novos dados. Este é um movimento previsto dentro do Design Thinking, já que ele não é um processo linear.
Desenvolvimento | Ideação
Aqui o Design Thinking começa a tomar corpo. Agora é a hora de desenvolver a proposta de solução a partir das necessidades e percepções de valor dos stakeholders. Gerar diversas ideias para soluções, analisá-las e priorizar os primeiros testes.
A fase de ideação tem dois movimentos principais: a GERAÇÃO DE IDEIAS e a SELEÇÃO DELAS.
Entrega | Experimentação
Nesta etapa se faz uma espécie de testes das propostas selecionadas, que ajudam a verificar se aquela ideia é exequível, se é viável economicamente e se faz sentido para o público interessado.
Construir protótipos, pensar com as mãos e colocar as ideias geradas em prática. Envolver os usuários nos testes de uso, coletando suas opiniões, melhorando os protótipos e testando novamente.
Se sugere a criação de uma versão mais simples da solução (MVP), que pode ser lançada em período de testes, para verificar, sem grandes gastos, se a ideia realmente atinge as necessidades do seu cliente beneficiário.
Inscreva-se na newsletter!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão no seu e-mail.
Perguntas frequentes
O que é Design Thinking?
Design Thinking é uma metodologia que utiliza o processo cognitivo para resolver problemas, pensar projetos e desenvolver produtos.
Quais são as etapas do Design Thinking?
Descoberta | Exploração
Definição | Entendimento
Desenvolvimento | Ideação
Entrega | Experimentação
Qual é o tripé do Design Thinking?
Empatia
Nada mais é do que se colocar no lugar dos outros. Somente desse jeito é possível compreender melhor o seu público.
Colaboração
Crie coletivamente, a colaboração é importante no desenvolvimento de qualquer projeto.
Experimentação
É importante entender que o erro faz parte do acerto. Errar cedo para aprender logo. Ajustar e evoluir as ideias.