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Início » Mercado de Startups no Brasil em 2022

Mercado de Startups no Brasil em 2022

  • por Leandro Piazza
  • 20222022
Fundadores trabalhando na startup

Estudo traz uma série de dados que busca compreender o perfil e comportamento do mercado de inovação.

A Associação Brasileira de Startups realizou uma pesquisa online com empresas de todo o país, entre os meses de agosto e outubro de 2022. O objetivo era  mapear e identificar o perfil e os principais dados das startups brasileiras. 

O estudo feito em parceria com a Deloitte teve os dados divulgados durante a 9ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), que aconteceu em São Paulo no mês de novembro de 2022. 

Foram entrevistadas 1753 pessoas, com participação de 266 cidades. 

Os temas foco da pesquisa foram as características da startup, o perfil da pessoa fundadora, os tipos de investimentos, além do tema diversidade. 

O que você vai aprender:

Características das startups entrevistadas

Um dado que chama atenção logo de cara nos resultados da pesquisa, é o percentual de startups por segmento de mercado. 

Isso porque as edtechs, startups de educação, aparecem em primeiro lugar com 14,5%,  seguida das fintechs com 9,1%

Esse número nos mostra que uma em cada sete startups atuam no ramo da educação. 

Os demais dados indicam os seguintes segmentos: 

  • Edtechs – 14,5%
  • Fintechs – 9,1%
  • Healthtech – 8,9%
  • Tech – 6,7%
  • Retailtech – 5,1%
  • HRtech – 4,8%
  • Martech – 4,2%
  • Agtech – 4,1%
  • Logtech – 3,4%
  • Indtech – 2,9%

A região sudeste (56%) e o estado de São Paulo (36,3%) são as principais localizações demográficas das startups entrevistadas. Seguidos da região sul (24,9%) e Santa Catarina (9,4%). 

Embora a maior concentração de empresas de inovação ainda esteja na cidade de São Paulo (23%), podemos ver um movimento importante de outras capitais ganhando protagonismo, como Curitiba (4,7%), Rio de Janeiro (4,5%), Belo Horizonte (4%) e Florianópolis (3,9%). 

Outro dado levantado pela pesquisa é a fase atual das startups, com 35,3% delas em tração e 23,4% em operação.  

O perfil dos fundadores de startups

A segunda parte da pesquisa nos mostra que a grande maioria das pessoas fundadoras de startups são do gênero masculino (72,3%), branco (72%), com idade média de 40 anos (56,9%), com pós-graduação ou MBA (39,2%). 

Mulheres aparecem em segundo lugar, representando 19,7% do total de fundadores de startups. 

Segundo, Glaucia Guarcello, CIO e líder de Ventures na Deloitte Brasil, a disparidade entre startups fundadas pelo gênero masculino e femino  indica algumas possíveis justificativas:  

  • A pouca disponibilidade de mão de obra feminina, pois as mulheres têm menos acesso ao ecossistema.
  • As fundadoras tendem a ceder mais facilmente e costumam negociar de forma menos agressiva do que os fundadores.

Por fim, o estudo mostra que 73,9% dos fundadores de startups atuam como CEO e 7% não atuam em nenhuma função, mas desenvolvem outros projetos e atividades além da startup.

Os investimentos em startups

Quando o assunto é investimento, os dados indicam que 39,6% das startups captaram investimento durante o ano, e das 60,4% que não captaram, 37,8% estão se preparando para buscar investimento agora. 

Para as startups que foram investidas, 39% das verbas vieram por meio de investidor-anjo, seguido de seed (17,6%).

Os valores ficam entre R$50.001,00 a R$250.000,00. 

32,1% do investimento veio do mesmo estado da startup e 8,9% de investidores de outros países. 

A diversidade nas startups

Conforme vimos anteriormente, startups fundadas por homens ainda são a maioria no mercado. Porém, o estudo traz outros dados sobre diversidade dentro das empresas de inovação. 

Embora não estejam no quadro de fundadores, 71,3% das startups têm mulheres no quadro de funcionários, o que representa 41,9% em relação ao total de colaboradores. 

Pessoas pretas ou pardas são 22,2% de todos os funcionários, enquanto pessoas com 50 anos ou mais representam 6,6%. 

Das pessoas entrevistadas, 60% dizem que é muito importante apoiar ações de diversidade dentro da empresa, porém 58,2% não possui nenhuma ação ou processo seletivo para promover a diversidade.

Estudo completo

Os dados deste artigo foram retirados do relatório gerado pela Abstartups, por meio do Mapeamento do Ecossistema de Startups. 

Todas as informações e os resultados da pesquisa podem ser acessados no  relatório online disponível AQUI. 

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