Saiba como impactar positivamente todos os perfis envolvidos com sua empresa ou organização.
Você já ouviu falar em stakeholder? Embora pareça um termo difícil, ele possui grande importância dentro de qualquer negócio, e eu vou te mostrar que na verdade ele é muito mais simples do que parece.
Muitas vezes suas estratégias podem não estar dando certo por não atenderem todos os públicos impactados pela sua empresa. E é exatamente nisso que os stakeholders são importantes.
Nesse artigo vamos falar sobre o termo, sua importância, os tipos e exemplos para você identificar na sua empresa.
O que você vai aprender:
O que é Stakeholder
Stakeholder significa parte interessada e diz respeito a qualquer indivíduo que é impactado direta ou indiretamente, positiva ou negativamente, pelas ações de uma determinada empresa ou organização.
Por exemplo, uma loja física de varejo possui vários stakeholders, podemos indicar alguns como: clientes, fornecedores e funcionários.
Alguns outros exemplos de stakeholders são:
- Imprensa
- Governo
- Investidores
- Concorrentes
- Comunidade
- Sindicatos
- Organizações sem fins lucrativos
O termo foi criado pelo filósofo norte-americano, Robert Edward Freeman, na década de 80. O objetivo desse conceito é ampliar a visão que até então era muito comum dentro das empresas que privilegiavam somente lucro, prejuízos e resultados.
Portanto, o stakeholder promove uma maior preocupação com todo o público impactado pela atuação da empresa, e assim, gerando valor para todos os envolvidos.
Os tipos de Stakeholder
Sabendo o significado de stakeholder, precisamos entender agora quais são os principais tipos. Existem primordialmente duas categorias de stakeholders: os primários e os secundários.
Porém, é importante frisar que os perfis de cada tipo e sua importância variam de acordo com a empresa, organização e projeto.
Para explicar melhor isso, vamos continuar usando o exemplo da loja física de comércio de varejo.
Stakeholders Primários
Os stakeholders primários são aqueles que apresentam maior importância para a empresa pois exercem uma grande influência direta no sucesso de um negócio.
No caso da loja, os stakeholders primários podem ser:
Clientes: são os principais responsáveis pelo faturamento da empresa.
Fornecedores: precisam disponibilizar produtos de qualidade para atender o cliente.
Funcionários: realizam as vendas e também são responsáveis diretos pelo faturamento do negócio.
Stakeholders Secundários
Já os secundários têm influência na empresa, mas não de forma tão determinante quanto os primários.
Seguindo no exemplo da loja:
Governo: pode mudar leis de impostos que atingem a empresa.
Comunidade: pode ter considerações sobre a forma como a empresa descarta resíduos.
Ou seja, os stakeholders secundários também são importantes, mas suas ações não afetam a empresa com frequência. Portanto, não influenciam os processos do dia a dia com tanto impacto.
Mas vale lembrar que esse exemplo aplica-se a loja que estamos usando como modelo. Se usássemos como exemplo uma ONG, pode ser que o governo e a comunidade sejam stakeholders primários.
Portanto, o perfil das pessoas interessadas varia de acordo com o objetivo e meta de cada negócio.
Por que é importante conhecer os Stakeholders do seu negócio?
Você deve ter percebido que os stakeholders se conectam de alguma forma, principalmente os primários. No caso da loja, o fornecedor precisa disponibilizar bons produtos para o vendedor ter argumentos de venda e encantar o cliente.
Dessa forma, a insatisfação de um stakeholder pode influenciar na entrega de outro. Se os seus funcionários não estiverem motivados, o trabalho pode perder qualidade e influenciar negativamente na satisfação dos clientes.
Portanto, as estratégias de uma empresa precisam ser pensadas de forma a atender as necessidades de todos os seus stakeholders, entregando valor a cada um deles.
Será mais fácil desenvolver um plano que descreva como o negócio pode avançar, agilizar os procedimentos e garantir a satisfação de todas as partes interessadas uma vez que os stakeholders tenham sido identificados.
Diferenças entre Stakeholder e Shareholder
Se por um lado o modelo stakeholder se preocupa em atender as necessidades de diversos grupos, o shareholder considera somente as opiniões e escolhas dos acionistas e proprietários do negócio.
Em síntese, os shareholders são os acionistas de uma empresa e por muito tempo o modelo de gestão de negócios baseava-se nesse formato, visando o lucro. Com a chegada dos stakeholders, as organizações passaram a ter uma visão mais social que se preocupa com o bem-estar de todos os envolvidos, além do lucro.
Porém, o grau de importância dos shareholders é tão grande que eles também se tornam stakeholders primários em um negócio nesse modelo.
Por onde começar
Agora que você já sabe o que são os stakeholders e sua importância, chegou a hora de determinar as partes interessadas da sua empresa.
No momento de definir seus stakeholders é interessante envolver toda a equipe e fazer uma lista de todos os possíveis perfis.
Depois disso, separe os perfis entre primários e secundários de acordo com as metas da sua empresa. Lembre-se, se você vende produtos ou serviços, é importante que seus clientes estejam como primários. Mas se você possui uma organização sem fins lucrativos, talvez seja necessário colocar instituições organizacionais como prioridade.
Tudo depende do seu modelo de negócio, mas independente de qual for, saber exatamente quem são seus stakeholders vai ajudar a guiar suas ações e definir os próximos passos para a sua empresa.
Inscreva-se na newsletter!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão no seu e-mail.
Perguntas frequentes
O que é Stakeholder?
Stakeholder significa parte interessada e diz respeito a qualquer indivíduo que é impactado direta ou indiretamente, positiva ou negativamente, pelas ações de uma determinada empresa ou organização.
Quais são os tipos de Stakeholder?
Stakeholders Primários: os stakeholders primários são aqueles que apresentam maior importância para a empresa pois exercem uma grande influência direta no sucesso de um negócio.
Stakeholders Secundários: os stakeholders secundários também são importantes, mas suas ações não afetam a empresa com frequência. Portanto, não influenciam os processos do dia a dia com tanto impacto.
Quais são os exemplos de stakeholders?
Exemplos de stakeholders:
- Imprensa
- Governo
- Investidores
- Clientes
- Funcionários
- Concorrentes
- Fornecedores
- Comunidade
- Sindicatos
- Organizações sem fins lucrativos