Todo negócio começa com uma grande ideia, mas isso não significa que toda ideia se mantém forte até o fim.
Pivotar talvez seja uma das palavras mais assustadoras no mundo de empreendedorismo e inovação. Afinal, nenhum empreendedor espera por desistir de uma ideia que não deu certo.
No entanto, em muitos momentos é necessário mudar o rumo para evitar de gastar tempo com um uma ideia que não tem futuro. E é nisso que a pivotagem é útil para qualquer negócio.
Ela deve ser usada como uma importante ferramenta para te guiar na hora de virar a curva da sua startups e colocar novamente a operação nos trilhos.
O que você vai aprender:
O que é Pivotar
A palavra “pivotar” vem do inglês “to pivot”, que significa girar.
Ou seja, quando estamos em um caminho que não está dando o resultado esperado, mudamos em busca de melhores resultados.
Apesar disso, em uma startup que pivota, não se muda tudo. Na verdade, o conceito é manter a base principal do negócio e somente mudar aquilo que pode ser melhorado.
Um ótimo exemplo disso é o Flickr, um site de hospedagem e compartilhamento de imagens online na nuvem. Como você pode imaginar, ele não nasceu com esse objetivo.
Durante a criação de um RPG, um jogo onde os usuários assumem o papel de um personagem fictício, a equipe notou que esse era um mercado saturado e havia muita concorrência.
Surgiu então a necessidade de pivotar. Assim, eles aproveitaram uma funcionalidade que já havia sido desenvolvida, em que os jogadores trocavam fotos entre si, para fundar o Flickr.
Antes de mais nada é importante lembrar que nenhuma startup acerta a solução integralmente em seu primeiro teste. E isso é normal. Muitas, inclusive, trocam completamente de ideia após esse momento. Porém, de nada adianta ter ido até o mercado se você não souber o que fazer depois.
Dessa forma, pivotar pode ser a saída para não gastar tempo e dinheiro e ainda acertar o alvo naquilo que o mercado de fato quer e precisa.
O que não é Pivotar
Sobretudo, pivotar é fazer uma grande mudança na estratégia de lançamento de um produto ou serviço, mudando a direção.
Já a troca de datas de um lançamento, alteração do plano de negócios e qualquer outro ajuste necessário, não são formas de pivotar uma ideia.
Grandes empresas que pivotaram suas ideias
Além do Flickr, existem milhares de outras empresas que pivotaram suas ideias para seguir novas direções.
E o resultado não poderia ser melhor. A maioria das empresas mundialmente conhecidas atingiram um valuation de milhões, tornando-se unicórnios.
O que talvez não teria acontecido se a ideia inicial tivesse sido mantida.
Slack
O Slack é hoje uma das maiores plataformas de mensagens criadas para facilitar a comunicação empresarial.
No entanto, ele nasceu como uma empresa de criação de jogos, que não deu certo. Mesmo assim, eles foram capazes de captar investimento e tiveram a oportunidade de planejar outro serviço.
Levantando os erros e acertos, eles perceberam a dificuldade de comunicação interna do time no momento de criação dos jogos.
Portanto, o Slack nasceu como uma forma de solucionar um problema da própria empresa. Como resultado, anos mais tarde ela se tornou um unicórnio.
YouTube
Quando começou, em 2005, o Youtube era um site de namoro por vídeo. A ideia era que os usuários postassem vídeos, em vez de fotos, como funciona a maioria dos aplicativos desse segmento.
Porém, depois de dias sem receber nenhuma nova postagem, os criadores decidiram pivotar a ideia e mudar de direção.
A partir daí nasceu o YouTube como conhecemos hoje: uma plataforma para qualquer tipo de vídeo e uma ideia totalmente inovadora para a época.
Mais uma empresa mundial que teve sua ideia pivotada. A ideia do Instagram era ser um aplicativo de chek-in chamado “Burnb”.
Todavia, as pessoas baixavam o aplicativo, usavam os filtros disponíveis para editar as fotos, mas não usavam a ferramenta de localização.
O Instagram percebeu que os celulares da época não tinham boas câmeras, então as pessoas gostavam de usar os filtros para melhorar a imagem.
Então, como estratégia seguinte, a empresa criou uma plataforma para que os usuários pudessem compartilhar suas fotos.
Como saber o momento certo para Pivotar
Você só saberá se seu produto ou serviço resolve um problema real depois de validar sua ideia.
E para isso, você precisa antes de mais nada fazer testes de aceitação e conversar com seus clientes para coletar feedbacks.
Somente depois disso você terá certeza se é hora de pivotar ou não.
É comum que alguns empreendedores confundam o ato de pivotar com o de ajustar o negócio. Em alguns casos, basta fazer pequenas melhorias para deslanchar as vendas, caso elas estejam em baixa.
Mas considere um sinal de alerta e um possível caso de pivotagem quando sua startup, mesmo vendendo, não consegue arcar com os custos.
Primordialmente, uma empresa precisa atender os consumidores, mas sempre fazendo isso de forma sustentável e economicamente viável.
Muitas vezes sua ideia pode ser boa e resolver um problema real, mas a tecnologia da época ou valores excessivos envolvidos na produção, podem levar uma empresa à falência. Portanto, nesse caso, o mais indicado é pivotar.
A ideia genial que foi Pivotada
Em 1974, o engenheiro paulista e pioneiro da fabricação de carros, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, desenvolveu o primeiro carro elétrico da América Latina.
O Itaipu, como foi batizado, teria um local próprio para estacionar com um pequeno poste com a tomada para recarga. A fabricação deveria começar em dezembro de 1975 a um preço equivalente ao do Fusca.
Gurgel queria testar 20 unidades do Itaipu nas ruas de Rio Claro, em São Paulo, onde localizava-se a fábrica da empresa.
Porém, no período de testes, constatou-se que o carro tinha pouca autonomia e muita demora na recarga, devido às baixas tecnologias da época. Então, infelizmente, o Itaipu nunca passou de um protótipo.
No entanto, anos depois, os carros elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado mundial. Com tecnologia mais avançada, agora é possível desenvolver uma ideia que foi pivotada há mais de 40 anos.
Isso nos faz refletir que ideias que são de fato geniais podem ser deixadas de lado por um tempo, devido a fatores externos. Mas elas se sustentam com o passar dos anos e podem retornar em um período mais favorável.
Benefícios de pivotar uma startup
Uma vez, um grande inventor chamado Thomas Edison disse:
“Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.”
De acordo com os exemplos do Instagram, Youtube e Slack, dá para perceber que pivotar não é uma coisa ruim.
Um dos maiores benefícios em pivotar uma ideia é a descoberta de outra com muito mais potencial de crescimento.
Para os empreendedores que estão abertos a abrir mão de uma mentalidade e mudar os rumos da organização, as chances de sucesso são muito maiores.
Lembre-se, pivotar não é desistir de um negócio.
Meu maior conselho para qualquer empreendedor é: teste, teste e teste.
Toda ideia que você tiver, procure testar com pessoas próximas e escute o que elas têm a dizer. Todo feedback é uma resposta que indica se sua ideia vai dar certo ou não.
Cada vez que você pivota, uma nova e melhor ideia surge.
Acesse nosso e-book com o passo a passo para validar sua ideia
Perguntas frequentes
O que é pivotar?
Em uma startup, pivotar significa mudar uma ideia que não está dando certo para construir outro produto ou serviço com maior chance de sucesso e aceitação.
Qual é o momento certo para pivotar?
Considere um sinal de alerta e um possível caso de pivotagem quando sua startup, mesmo vendendo, não consegue arcar com os custos.
Qual o benefício em pivotar uma ideia?
Um dos maiores benefícios em pivotar uma ideia é a descoberta de outra com muito mais potencial de crescimento.