Fazer uma gestão de marca vai muito além de criar um nome e uma logo. É preciso um trabalho constante de branding para construir uma identidade forte e representativa.
Com o avanço da comunicação e principalmente do marketing digital, muito se fala sobre o branding na construção de marcas de sucesso.
Mas o que de fato ele é e como fazer, são duas questões que muitas vezes confundem quem não tem familiaridade com o termo.
Aproveitando que aqui na 49 educação acabamos de mudar o nosso branding e ajustá-lo para acompanhar o nosso novo momento, nesse artigo vou te mostrar como fizemos isso e como você pode usar as nossas dicas para aplicar no seu negócio.
O que você vai aprender:
Qual é o conceito de marca
Antes de mais nada, precisamos definir o que é uma marca.
Um nome, um logotipo, uma identidade visual e um produto são os quesitos básicos para uma marca. Mas o que a define de fato é sua personalidade, a forma como ela se comunica, além dos sentimentos que ela gera na vida do consumidor.
Pense em uma empresa. Tudo o que você pensou sobre ela é a marca. Ou seja, um conjunto de características que criam uma lembrança na mente do consumidor.
Seja o atendimento, a qualidade do serviço ou produto, as postagens nas redes sociais ou a experiência que você teve.
A visão da marca pode ser diferente de cliente para cliente, dependendo do sentimento que a empresa gerou nele. Podendo ser positivo ou negativo.
Saber como despertar sempre as melhores sensações no consumidor é o que difere as marcas de sucesso daquelas que se perdem no caminho.
O que é branding
Em inglês, branding significa “gestão de marca” e nada mais é do que uma estratégia que busca trabalhar as características de uma marca para que ela seja reconhecida no mercado e crie fortes conexões com os clientes.
Se eu falar “fast food”, em qual empresa você pensa?
Talvez McDonald’s ou Burger King.
E isso não é por acaso, essas marcas fizeram um grande trabalho de branding para que atingissem o patamar de serem lembradas com somente uma ou duas palavras.
O designer Walter Landor foi um dos pioneiros a utilizar as emoções dos usuários para o desenvolvimento de marcas.
Landor já trabalhou na criação da identidade visual de diversas marcas mundialmente conhecidas, entre elas a Levi’s e a FedEx. Hoje ele é fundador de uma das principais agências de design do mundo, a Landor. Segundo ele:
“Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”
Seja por meio da logo ou do discurso usado para falar com os clientes, o branding busca transmitir em todas as características os propósitos e valores de uma marca com o objetivo de criar memórias positivas na mente das pessoas.
O branding deve ser feito em quatro etapas primordiais: planejamento, estruturação, gerenciamento e promoção. Além disso, essa estratégia requer um trabalho constante e de longo prazo. Afinal, não é do dia para a noite que uma marca torna-se reconhecida e lembrada no mercado.
A importância do branding
O principal objetivo do branding é gerar reconhecimento de marca. Quem nunca rolou o feed do Instagram e se deparou com uma postagem de cor roxa e soube na hora que era um post da Nubank?
Uma das estratégias de branding da fintech envolve a cor para ser reconhecida. A própria marca se chama de “roxinha” para reforçar a característica. E podemos perceber o quanto deu certo.
Mas além do reconhecimento de marca, o branding também é capaz de trazer outros benefícios para uma empresa.
Melhora o relacionamento com o cliente
Com uma gestão de marca bem estruturada é mais fácil criar e manter um bom relacionamento com a base de clientes.
Isso acontece porque há uma padronização na comunicação alinhada aos propósitos e valores da sua marca. Com o tempo, isso gera confiança e pertencimento no cliente, pois ele sente que está se relacionado com uma marca viva que entende e partilha dos mesmos princípios.
Atrai novos clientes
Assim como existem várias empresas com fama ruim no mercado, também existem aquelas que são famosas por serem as melhores.
Se você for capaz de trabalhar de forma correta o branding, com o tempo, sua marca será reconhecida pelas boas experiências que oferece e isso naturalmente atrai novos consumidores interessados.
Aumenta o valor da empresa
Na visão de mercado, uma empresa reconhecida e com uma ampla base de clientes possui um valor muito maior.
E diferente do que você pode estar pensando, esse valor não está relacionado com dinheiro, mas sim com credibilidade. Uma característica muito mais importante em marcas que procuram ser referência.
O novo branding da 49 educação
Agora que você já sabe o conceito de branding e como ele pode ser benéfico para a sua empresa, vamos falar sobre o novo branding da 49 educação.
Quando a 49 foi fundada em 2019, nosso objetivo era reestruturar o ensino empreendedor no Brasil e preparar nossos alunos para a realidade de um mundo volátil, incerto e complexo.
Com a metodologia única de Stanford, berço do maior número de startups unicórnios, criamos a Startup University, nossa aceleração que leva empreendedores da ideia até a captação de investimento.
E podemos dizer que nossa missão foi cumprida. Em dois anos educando founders, 35 das nossas startups captaram grandes investimentos e nosso trabalho gerou deal flow para as principais casas de investimento do Brasil.
Além disso, as 10 startups com maior crescimento que passaram pela 49 educação já somam mais de 100 milhões de valuation no mercado.
Frente a isso, percebemos uma nova oportunidade para ajudar o cenário empreendedor e assumir um novo desafio.
A 49 educação não é mais uma escola de startup, agora somos um ecossistema completo de super founders.
Buscamos fazer parte de forma ativa do desenvolvimento de startups no first stage construindo uma jornada completa com guia de lançamento de startup, Startup University, comunidade #bea49er e rede de investidores
Um novo momento pede um novo posicionamento
É claro que esse novo momento da 49 precisava vir acompanhado de um novo posicionamento e logo percebemos a necessidade de ajustar nosso branding.
Uma das nossas marcas registradas é a cor laranja. Em todos os nossos materiais o tom é predominante. Porém, para transmitir nossa fase mais madura e potente, novas cores foram adicionadas à nossa cartela.
Ter um universo de palavras ajuda muito na hora de criar conteúdos e até mesmo na comunicação com o cliente. Mas em um rebranding de marca é necessário que as palavras sejam revistas.
No nosso caso, sentimos a necessidade de incluir novas palavras. Portanto, todas abaixo que estão em azul foram adicionadas, fazendo conexão com nosso novo posicionamento.
Nós, mais do que ninguém, sabemos que a jornada de um empreendedor pode ser muito solitária e amedrontadora. Poucas pessoas entendem de fato a paixão e a persistência em fazer uma ideia dar certo.
Por acreditarmos no empreendedorismo e entendermos as dores e pesos que cada empreendedor carrega, buscamos expressar isso no nosso novo branding. Criando conexão com nossos founders.
Para isso, usamos como metáfora o mar e os tubarões para representar o mar de investimento e os shark tanks que os empreendedores precisam enfrentar, geralmente nadando sozinhos.
Nossos elementos também ganharam reforço com a inclusão de tubarões, meteoros e unicórnios.
Além disso, nossa tipografia padrão Iceland ganhou a Montserrat como fonte complementar. A mistura cria uma sinergia visual mais agradável de ler, mas sem fugir muito do formato que já era utilizado.
É hora de colocar o branding em prática
Novas cores, novos elementos, nova tipografia e novas palavras. As mudanças podem parecer pequenas, mas juntas elas transmitem um novo e importante momento da 49 educação.
É dessa forma que nós mudamos o nosso branding, com estratégias pontuais, mas certeiras. No entanto, tudo foi feito depois de muitas pesquisas de design e análise de mercado.
Você pode usar essas dicas para desenvolver o branding do seu negócio. Comece sempre pelo simples e vá ajustando conforme as mudanças acontecem.
Tenha em mente que a gestão de marca passa por vários ajustes no decorrer dos anos. Por exemplo, pode ser que nosso branding seja refeito daqui a dois ou três anos. O importante é que ele sempre siga os propósitos e valores da marca.
Vou disponibilizar para você o manual de marca da 49 educação. Espero que esse material ajude ainda mais a clarear suas ideias e colocar em prática tudo o que você aprendeu com esse artigo.
Baixe o PDF com o Rebranding da 49 educação!
Perguntas Frequentes
O que é marca?
Uma marca são todas as características e experiências que os consumidores vivenciam ao se relacionarem com a empresa.
O que é branding?
É a gestão de marca, uma estratégia que trabalha as características de uma marca para que ela seja reconhecida no mercado e crie fortes conexões com os clientes.
Quais as vantagens do branding para uma empresa?
Aumenta o reconhecimento de marca, melhora o relacionamento com os clientes, atrai novos clientes e aumenta o valor da marca.
Muito interessante