Saiba como funciona o Double Diamond, um recurso que surgiu do Design Thinking para resolver problemas.
Trabalhar na resolução de um problema ou na busca por uma oportunidade de mercado pode ser algo desafiador. Mesmo os gestores mais competentes podem ter dificuldade para encontrar uma resolução criativa e efetiva.
Muitas vezes a etapa mais demorada pode ser a própria identificação do problema. No entanto, com uma boa técnica é possível se aprofundar na questão e encontrar soluções de forma rápida, eficiente e – principalmente – duradouras.
É com isso que o Double Diamond pode ser útil no seu negócio. Hoje falaremos sobre esse método que surgiu no mundo do design, mas que pode ser aplicado em diversas áreas.
O que você vai aprender:
Precisamos falar sobre Design Thinking
A técnica do Double Diamond é uma das metodologias do Design Thinking, por isso precisamos falar sobre ele antes. O termo surgiu dentro da IDEO, a agência de design mais famosa do mundo, e foi criado por David Kelley, um dos fundadores da agência.
O Design Thinking se baseia em diversas hipóteses e problemas para oferecer ao cliente exatamente aquilo que ele deseja. Ele é utilizado por empresas dos mais diversos segmentos para desenvolver soluções criativas no processo de criação de novos produtos ou serviços.
Embora a metodologia tenha raízes no design, desde sua criação os fundadores da IDEO já defendiam que ela poderia ser utilizada por qualquer profissional. A técnica consiste em quatro etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento.
Uma das marcas conhecidas por aplicar o Design Thinking no seu processo de criação é a Havaianas. A empresa que até pouco tempo era conhecida principalmente pela venda de chinelos, hoje possui uma gama muito maior de produtos e nas suas lojas agora é possível encontrar bolsas, alpargatas, toalhas e tênis.
Esse aumento do mix de produtos se deu após um processo de Design Thinking. Foram feitas entrevistas com clientes de todo o país para entender quais características os produtos deveriam ter e assim, foram feitos protótipos que passaram por testes e alterações.
Dessa forma, a nova linha de produtos foi lançada no mercado com uma garantia muito maior de aceitação por parte dos consumidores.
Agora que você já sabe em qual pilar o Double Diamond está sustentado e em qual conceito ele se baseia, podemos falar tudo sobre essa técnica. Des
O que é Double Diamond
O Double Diamond é um modelo desenvolvido em 2005 pela instituição sem fins lucrativos, British Design Council. A organização trabalha com o desenvolvimento de programas e pesquisas que abrangem design do setor público e inovação social e empresarial.
Inicialmente, ele era utilizado somente por designers no desenvolvimento de novos produtos. Mas eventualmente percebeu-se que ele poderia ter várias aplicações e servir como ferramenta para diversos projetos onde existe um problema complexo a ser resolvido.
O “duplo diamante” leva esse nome por ser um diagrama de quatro triângulos conectados que formam dois diamantes e indicam as quatro fases do processo: descobrir, definir, desenvolver e entregar.
Essa metodologia tem como finalidade fazer uma imersão focada em encontrar soluções criativas para os mais diversos problemas.
Mas antes de partir para as fases do Double Diamond é necessário ter um escopo do que deverá ser feito. Você pode incluir todas as dores e necessidades do seu cliente, os colaboradores envolvidos no projeto, as tarefas de cada um e os prazos a serem cumpridos.
Esse escopo pode eventualmente mudar e isso não é um problema. Até mesmo porque o Double Diamond é um processo em constante evolução e mesmo seguindo etapas, ele serve principalmente como uma forma de exercitar a empatia e entender as necessidades dos consumidores.
Divergente X Convergente
As fases do Double Diamond passam de forma alternada por dois tipos de pensamento, o divergente e o convergente. O pensamento divergente gera muitas ideias e possibilidades, já o convergente, reduz o número de ideias e refina as que ficam.
Em “descobrir” e “desenvolver” utilizamos o pensamento divergente, fazendo um brainstorming para levantar várias hipóteses e resoluções. Nessa etapa é indispensável que todos os envolvidos participem trazendo insights e ideias.
Por outro lado, em “definir” e “entregar” é utilizado o pensamento convergente. Filtrando as ideias e possibilidades levantadas durante a fase divergente, para manter somente aquelas que de fato são viáveis.
Dessa forma é possível visualizar mais claramente todas as possibilidades e evitar dar sequência em uma ideia com pouco ou zero potencial.
As 4 fases do Double Diamond
Como já falamos, o Double Diamond possui quatro fases, descobrir, definir, desenvolver e entregar. E agora vamos explicar cada uma delas e sua importância no processo de desenvolvimento.
1- Descobrir
Uma palavra que define esse diamante é “pesquisa”, nessa primeira etapa o objetivo é levantar todos os possíveis problemas, oportunidades e dificuldades que precisam ser resolvidos, trabalhados ou melhorados.
Essa é a fase de criar suposições e hipóteses diferentes e podem até surgir algumas oportunidades, mas lembre-se que essa etapa é de pensamento divergente e tem como foco levantar ideias, sem definir nada por enquanto.
2- Definir
Após levantar todos os problemas ou oportunidades, é hora de decidir no que trabalhar, considerando a maior e mais importante dor e dificuldade a ser resolvida. Essa decisão deve ser feita com base nas metas de negócio e nas capacidades técnicas da empresa naquele momento para resolver determinado problema.
No Double Diamond, essa etapa de definição é de pensamento convergente e é de extrema importância que aqui haja a compreensão clara do que deve ser resolvido.
3- Desenvolver
Entramos na primeira parte do segundo diamante e aqui é onde uma equipe disciplinar (marketing, desenvolvimento de produto, atendimento ao cliente e demais áreas) vai se unir e utilizar do pensamento divergente para encontrar e avaliar uma variedade de possíveis soluções, para então decidir qual será a melhor implementação possível, considerando a viabilidade do projeto.
4- Entregar
E chegamos enfim na conclusão do Double Diamond. Nessa etapa é o momento de filtrar as possibilidades de resolução levantadas na fase de desenvolvimento e começar a criar protótipos com aquelas que demonstraram maior chance de efetividade.
Na última fase do diamante, é indispensável fazer uma prova de conceito e entrevistas com os usuários para saber o que pode melhorar e se aquela ideia faz sentido para quem será diretamente impactada por ela.
O processo não deve parar no Double Diamond
À primeira vista é comum pensar que o Double Diamond é um processo linear, mas na verdade ele não é. É muito comum que ao chegar no segundo diamante, você perceba que algo ficou para trás e precise voltar na primeira etapa para aprofundar a pesquisa em busca de outros problemas.
O importante é focar nas necessidades e em como a metodologia pode te ajudar, sem se prender a ordem.
Embora o processo termine na prototipação e validação da ideia, não abandone o projeto depois de ter o protótipo validado. Mantenha a equipe engajada em fazer melhorias constantes no processo e sempre buscar feedbacks dos usuários.
O especialista em UX Design, Adam Gray, em seu artigo “Porque o Double Diamond não é o suficiente” defende a existência de um terceiro diamante que representa o serviço de construir e testar.
Essa terceira etapa acompanha a equipe em tempo real na produção de um produto (caso seja esse o caso) ou no dia a dia no uso de uma nova ferramenta ou metodologia.
Algumas práticas que podem ser feitas nesse “triplo diamante”, segundo Gray, são lançar e testar o lançamento, criar um dashboard com resultados de testes, fazer pesquisas com os usuários e compartilhar os resultados com a equipe de desenvolvimento para refinar o produto ou processo.
Mesmo a terceira etapa não existindo oficialmente na metodologia do Double Diamond, nada impede que você coloque ela em prática na sua empresa.
Em conclusão, não se prenda tanto a ordem dos fatores. Se para você faz sentido continuar aprimorando o seu processo com dois ou três diamantes, então faça o que for melhor pelo seu negócio.
Bônus: Ferramentas que podem ser úteis no processo do Double Diamond
Matriz CSD
CSD significa certezas, suposições e dúvidas e pode ser útil na primeira etapa do Double Diamond quando você estiver investigando os problemas. Divida um espaço em 3 quadrantes e cada um deles representará uma das letras da sigla, distribua post-its para a equipe e deixe que eles escrevam todas as suas certezas, suposições e dúvidas sobre o projeto.
Entrevista em profundidade
Essa é uma das técnicas da pesquisa qualitativa que por meio de perguntas abertas busca se aprofundar em uma dor ou necessidade do entrevistado. Com esse método é possível entender as reais demandas do usuário, separar problema de oportunidade e conseguir boas ideias de resolução.
Diagrama de afinidade
Ferramenta do Design Thinking, o Diagrama de Afinidade permite organizar as ideias em conjunto depois de uma sessão de brainstorming. Uma ideia é unir os posts-its do CSD e separá-los por semelhança. As certezas, suposições e dúvidas que mais aparecerem são as que mais devem ser trabalhadas.
Benchmark
Benchmark vem de “referência” e é uma análise estratégica das práticas usadas por outras empresas do mesmo segmento que a sua. Além de pegar ideias, essa é uma excelente forma de saber como você está se saindo em comparação com a concorrência e se manter sempre atualizado do mercado.
MVP
Já falamos por aqui sobre a importância de ter um Minimum Viable Product (Produto Viável Mínimo) e essa etapa pode te ajudar muito na última fase do Double Diamond, quando você for colocar em prática o seu protótipo. Aqui no blog tem um texto completo sobre MVP pra você saber como fazer o seu.
Ou se inscreva no Zero Um Startups, o maior evento de criação de MVP, 100% online e gratuito. Aprenda a decolar a sua startup e construir um aplicativo do zero em quatro horas.
Inscreva-se na newsletter!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão no seu e-mail.
Perguntas Frequentes
O que é Double Diamond?
Uma ferramenta para resolução de problemas de forma criativa, efetiva e duradoura.
Quais são as 4 etapas do Double Diamond?
Descobrir, definir, desenvolver e entregar.
O que é pensamento Divergente e Convergente?
O pensamento divergente gera muitas ideias e possibilidades, já o convergente, reduz o número de ideias e refina as que ficam.