Tudo que você precisa saber sobre os tipos de inovação para inovar na prática.
Existem vários tipos de inovação e você precisa conhecê-los para saber em qual focar. Mas, diante do excesso de informação, há pouca clareza sobre quais realmente são os tipos de inovação.
Quando você domina os tipos de inovação, é possível analisar cada situação e chegar nos melhores resultados para o objetivo do negócio, seja uma startup ou uma empresa tradicional.
Então, neste artigo, eu vou te mostrar o que é inovação e quais são os tipos de inovação que você precisa conhecer para começar a inovar na prática. Vamos lá!
O que você vai aprender:
O que é inovação?
Antes de entender quais são os tipos de inovação, quero te mostrar o que é a inovação. Compreender o seu significado vai deixar tudo mais claro. Então o que é inovação?
No mundo empresarial, inovar é pensar em novas formas, caminhos ou estratégias para atingir determinados objetivos. Mas a inovação pode ir muito além, pode mudar o mundo como conhecemos hoje.
Um exemplo disso foi a Internet. Muitos que estão lendo esse artigo já nasceram conectados, mas alguns sabem como era o mundo sem Internet. Essa tecnologia revolucionou a sociedade como um todo!
Tipos de inovação
Agora que você sabe o que é inovação, vamos ver quais são os tipos de inovação que você pode ter em mente na hora de inovar. A matriz da inovação vai te ajudar a entender melhor.
Matriz da inovação
A matriz da inovação mostra os quatro principais tipos de inovação de forma mais dinâmica e fácil de entender.
No eixo X, está a tecnologia. Inovações de grande mudança tecnológica estão mais à direita. No eixo Y, está o mercado. Inovações em novos mercados estão mais acima.
Vamos ver o que significa cada um desses agora!
Inovação Incremental
A inovação incremental é a melhoria contínua de produtos, serviços ou processos e ocorre envolvendo pouca tecnologia num mercado já existente.
Geralmente, são as empresas já estabelecidas que buscam o tipo de inovação incremental. Isso ajuda a melhorar o que já fazem sem correr grandes riscos.
Inovação Arquitetônica
O tipo de inovação arquitetônica modifica soluções já existentes para mercados completamente novos. Isso envolve pouca mudança tecnológica.
Empresas que adotam a inovação arquitetônica precisam ficar de olho em outras indústrias e entender o que pode ser adaptado para a sua.
Inovação Disruptiva
A inovação disruptiva é uma das mais comentadas quando falamos de inovação. Esse tipo de inovação acontece quando uma nova tecnologia muda totalmente um mercado já existente.
O maior exemplo desse tipo de inovação é o Uber. A empresa começou a atuar no mercado já existente, mas cheio de problemas, da mobilidade urbana e causou uma grande mudança.
Inovação Radical
Por fim, há o tipo de inovação radical. A inovação radical ocorre quando uma empresa usa uma nova tecnologia num novo mercado. São produtos e serviços com alto avanço tecnológico.
Empresas que adotam a inovação radical substituem completamente o que estava sendo ofertado. As impressoras 3D são um exemplo do que pode vir a ser uma inovação radical.
Tipos de inovação aberta e fechada
Quando falamos em tipos de inovação dentro de empresas, precisamos fazer a distinção entre inovação aberta e inovação fechada. A imagem abaixo ilustra bem essa diferença.
Na inovação aberta, a empresa busca informações e ajuda de diversas fontes diferentes, é mais participativa em ecossistemas de inovação. É o tipo de inovação mais cooperativo e garante os melhores resultados.
Já, na inovação fechada, a empresa mantém todas as ideias para si. Todo o processo de inovação está dentro da empresa e a equipe geralmente pensa que o primeiro a botar a inovação em prática é o vencedor.
As 10 áreas da inovação
Muitos pensam que a inovação acontece no produto final. Mas os tipos de inovação vão muito além do que isso.
O especialista em inovação Larry Keeley elaborou um modelo que mostra os diferentes tipos de inovação por área da empresa. São as inovações de configuração, de oferta e de experiência.
Inovações de configuração
As inovações de configuração são aquelas que se referem ao funcionamento interno da empresa. Aqui é possível encontrar tipos de inovação de modelo de negócio, de rede, de estrutura e de processos.
Modelo de negócio: esse tipo de inovação mostra como a empresa faz dinheiro. Há 6 formas de monetizar startups que você precisa conhecer para inovar no seu modelo de negócio.
Rede: as inovações de rede são uma tentativa de extrair e gerar o máximo de valor para todos os envolvidos com a empresa. A inovação aberta é um exemplo desse tipo de inovação de rede.
Estrutura: como você inova na estrutura interna da empresa para obter o máximo de valor dos seus ativos.
Um exemplo é o que Brian Chesky, fundador do Airbnb, fez nos escritórios da empresa. Todos remetiam a algum imóvel listado no aplicativo!
Processo: inovações de processo mudam a forma como alguma atividade é feita dentro da empresa. A metodologia ágil é um exemplo de como mudar processos pode gerar um enorme impacto.
Inovações de oferta
As inovações de oferta são focadas num produto ou serviço da empresa. São dois os tipos de inovação de oferta.
Performance do produto: são inovações que melhoram o produto ou criam novos produtos. Um exemplo são empresas que competem por funcionalidades, como as câmeras de celular.
Sistema do produto: esse tipo de inovação é principalmente sobre produtos ou serviços complementares ao principal. A Apple faz isso muito bem, a maioria de seus clientes consome mais de um produto.
Inovações de experiência
São chamadas de inovações de experiência aquelas que envolvem a experiência do cliente com a empresa. Há 4 tipos de inovação de experiência.
Serviço: são mudanças no serviço da empresa, como o atendimento ao cliente. Uma pesquisa da PwC mostrou que os consumidores estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência.
Canal: as inovações de canal mudam a forma como você entrega o seu produto ou serviço para os clientes. Há 19 canais que você pode usar para conseguir mais clientes!
Marca: o próprio nome já indica. Esse tipo de inovação acontece na marca da empresa, a cara da sua empresa. Um exemplo disso são as mudanças que estão acontecendo nas marcas no Brasil em busca de um minimalismo.
Engajamento do usuário: inovações no engajamento do usuário ajudam empresas a interagir mais e gerar conexões com os clientes. Os videogames fazem isso muito bem!
Essas são os 10 tipos de inovação nos quais você precisa prestar atenção se quiser inovar na sua empresa. Em qual você está focando?
Comece a inovar agora!
Inovar é arriscado, mas ainda mais arriscado é ficar para trás no mundo extremamente competitivo de hoje. Para te ajudar a ser mais inovador, veja esse outro artigo que escrevemos com tudo que você precisa saber sobre inovação!
Nesse artigo, você viu a matriz da inovação, a diferença entre inovação aberta e inovação e fechada e os 10 tipos de inovação dentro de empresas. Agora é hora de botar tudo em prática!
Se você quiser ficar por dentro de todo o nosso conteúdo sobre inovação e startups, inscreva-se agora gratuitamente no nosso blog e receba acesso exclusivo aos nossos melhores conteúdos.
Inscreva-se na newsletter!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão no seu e-mail.