A transformação digital vai muito além de apenas adotar novas tecnologias.
E se eu te dissesse que existe um conceito que criou novos mercados, destruiu mercados da noite para o dia e está nos levando a um novo futuro? Esse conceito é a transformação digital.
Se você quer participar da construção do futuro e manter a sua empresa competitiva, é essencial saber o que é transformação digital. Isso pode mudar completamente o rumo do seu negócio.
Por isso, neste artigo, eu vou te mostrar o que é a transformação digital, quais são as suas principais tendências, os quatro pontos que você precisa entender para praticar a transformação digital e outros conceitos importantes.
O que você vai aprender:
O que é transformação digital?
A transformação digital está mudando o mundo dos negócios como conhecemos hoje. Mas, ainda assim, esse conceito não é muito claro para todos. Então o que é transformação digital?
Transformação digital é o processo de mudança de uma empresa para o digital, não só indo para o digital, como também fazendo do digital parte central de toda a estratégia do negócio.
Não basta apenas abrir uma conta no Instagram para dizer que a sua empresa passou pela transformação digital, o processo é muito mais profundo. Daqui a pouco vamos ver os quatro pontos da transformação digital.
Digitização x Digitalização
A transformação digital vai muito além de apenas aplicar tecnologia aos negócios. É, na verdade, uma mudança até na cultura da empresa. Por isso é importante entender a diferença entre digitização e digitalização.
A digitização é o processo de converter a informação analógica em digital. Ao contrário da digitização, a digitalização é um processo de transformação digital que muda a empresa como um todo.
Importância da transformação digital
Muitos líderes já entenderam a importância da transformação digital para os seus negócios. Outros ainda não entenderam a relevância dessas mudanças.
Para entender melhor por que você também deveria fazer parte da transformação digital, aqui vão alguns dados sobre o que está acontecendo no mundo.
Geração Z
A geração que nasceu a partir de 1994 faz cada vez mais parte do mercado, tanto como colaboradores quanto como consumidores. Essa geração é considerada nativa digital, que cresceu cercada de tecnologias digitais.
De acordo com a associação Interactive Advertising Bureau, a Geração Z já é a maior consumidora das marcas e é a maior geração do planeta.
Se as marcas querem vender para os consumidores do futuro (cada vez mais do presente), elas precisam estar no meio digital, pois é lá que esses consumidores estarão.
Jornada de compra
A maior parte da jornada de compra hoje é feita por meios digitais, principalmente por causa dos efeitos causados pela pandemia do coronavírus e a digitalização acelerada que ela causou.
Empresas que não migraram para o digital viram suas vendas entrarem em queda livre.
Com essas mudanças e o aumento da geração Z como consumidora, a jornada de compra estará cada vez mais no digital. Empresas analógicas ficarão cada vez mais para trás.
Experiência do cliente
Os meios digitais possibilitam um enorme salto para oferecer uma melhor experiência ao cliente. De acordo com o Instituto Transformação Digital, 97% das empresas que migraram para o digital relataram uma melhora na experiência do cliente.
Por que isso é relevante? Uma pesquisa da PwC mostrou que os consumidores estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência.
Concorrência
Se você não está correndo para a transformação digital, pode ter certeza que os seus concorrentes estão. O investimento em transformação digital não para de aumentar, ainda mais com a chegada da pandemia.
Em 2017, 70% das empresas listadas na Fortune 500 montaram times dedicados à transformação digital, enquanto o investimento estimado em transformação digital entre 2018 e 2020 era de U$ 6,3 trilhões antes da pandemia.
Tendências da digitalização
Quando falamos de transformação digital, muitas tendências vêm à mente. Além das mudanças estratégicas na empresa, é preciso considerar essas grandes tendências.
Vamos ver as cinco principais tendências da transformação digital para o futuro de acordo com o economista Ricardo Amorim.
Cultura data-driven
Cada vez mais as empresas serão orientadas por dados, os quais serão cada vez mais aprofundados. As grandes empresas de tecnologia já dominam essa tendência.
Isso acontece porque os dados estão cada vez mais disponíveis. De acordo com o Instituto McKinsey, o volume de dados cresce 40% todos os anos.
Com esses dados, é possível fazer ajustes mais rápidos e, até mesmo, antecipar as necessidades dos clientes. O comportamento do cliente passa a ser mais relevante do que o que ele diz.
Cliente no centro
Esse foco no comportamento do cliente leva a outra grande tendência que já foi muito comentada nos últimos anos, mas que agora está sendo realmente colocada em prática, é o cliente realmente no centro.
A transformação digital e o uso de dados permite uma maior experimentação, reduz ciclos de testes e acelera os aprendizados das equipes.
Assim é possível realmente colocar o cliente no centro e entregar a melhor experiência possível.
Inteligência artificial
O mundo também caminha para uma inteligência artificial cada vez mais… inteligente!
As atendentes virtuais estarão cada vez mais presentes em nossas vidas e serão cada vez mais inteligentes para atender às nossas necessidades.
Dentro disso, uma nova tendência está nascendo e deve ganhar força: máquinas conversando com outras máquinas por voz.
Autonomia e empoderamento das áreas
Essa tendência de transformação digital está dentro das empresas. As grandes organizações também estão percebendo o poder de aumentar a autonomia e o empoderamento das áreas.
Um fator que pode ajudar nisso é o uso das metodologias ágeis, tornando as equipes mais ágeis, adaptáveis e possibilitando uma maior experimentação.
Essa tendência pode colocar grandes empresas de forma mais competitiva contra startups, acelerando a tomada de decisão.
Lidar com risco
O último ponto que é fundamental para lidar com a transformação digital é ter uma capacidade de lidar com o risco. Assim como os resultados potenciais são muito altos, os riscos também podem ser.
São tanto riscos do negócio em si e do mercado quanto riscos tecnológicos, como ataques de hackers, roubo de dados, entre outros.
Mundo Vuca
Outro ponto muito importante para entender a transformação digital é o conceito de mundo VUCA. Esse conceito explica a necessidade da transformação digital no mundo de hoje.
VUCA significa volatility, uncertainty, complexity e ambiguity (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). O termo nasceu na Guerra do Golfo, após o exército americano sofrer muitas baixas numa guerra considerada fácil.
Isso aconteceu porque o ambiente era volátil, incerto, complexo e ambíguo. Estratégias precisavam ser mudadas constantemente. O termo só veio à tona no cenário empresarial após a Crise de 2008.
Num cenário de constantes mudanças tecnológicas, entender esse conceito é essencial para saber se adaptar e não ficar para trás.
Os 4 pontos da transformação digital
Mas como adaptar a sua empresa para essas mudanças? Numa palestra na HSM Experience, a ex-presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, falou sobre os quatro pontos da transformação digital.
São quatro pontos usados por grandes negócios que podem levar a sua empresa a outro patamar. Vamos ver agora quais são esses pontos!
Relacionamento com o cliente
Já destaquei a importância de colocar o cliente no centro, isso é algo que todos que falam sobre transformação digital ressaltam.
Os clientes agora estão 100% conectados o tempo todo. Mesmo com milhões vivendo em extrema pobreza, oito em cada dez brasileiros possuem celular.
É preciso pensar em formas criativas e inovadoras de atender às demandas, necessidades e desejos desse público.
Empoderamento de funcionários
Um desafio para grandes empresas é conseguir atrair e reter talentos. Isso só pode ser alcançado empoderando e dando maior autonomia para esses funcionários.
As novas gerações estão cada vez mais exigentes quando se fala no mercado de trabalho. Querem trabalhar em prol de uma grande missão e visão.
Que tipo de colaborador você quer atrair para o seu negócio?
Otimização de operações
A capacidade de otimizar as operações ao máximo é um grande benefício trazido pela transformação digital.
A eficiência pode chegar a patamares antes inimagináveis com uma enorme redução de custos. A inovação é um fator que pode ajudar muito para chegar nesses níveis, por isso é importante construir uma cultura inovadora.
Use a tecnologia a seu favor para eliminar desperdícios e aumentar a produtividade!
Transformação de produtos e serviços
De nada adianta todos os outros pontos se a empresa não consegue transformar seus produtos e serviços para atender às novas demandas do mercado.
Uma empresa que fez isso muito bem foi a Amazon com a Amazon Web Services (vou falar mais sobre esse exemplo no final do artigo). Pense em formas de inovar no modelo de negócios.
No livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, o autor, David L. Rogers, fala também sobre os cinco domínios estratégicos para uma boa transformação digital: clientes, competição, dados, inovação e valor.
Estágios no processo de transformação digital
A transformação digital também conta com alguns estágios. Alguns negócios, como as startups, já nascem nos estágios mais avançados enquanto outras precisam “começar do começo”.
Vamos ver quais são esses estágios!
Estágio 1: adoção da tecnologia
Empresas no estágio um geralmente são aqueles negócios mais tradicionais, às vezes negócios de família, que ainda precisam adotar a tecnologia, como usar uma planilha no computador ao invés do caderninho.
Nesse primeiro estágio, acontece o processo de digitização, conceito explicado no começo do artigo. Esse é o primeiro passo para começar a usufruir dos benefícios da tecnologia.
Estágio 2: fazer da tecnologia parte do negócio
O próximo estágio de transformação digital é quando a equipe percebe os benefícios da tecnologia e da automatização de processos.
A tecnologia se torna normal no negócio, mas é apenas usada para ajudar em alguns processos, não como parte essencial da empresa.
Estágio 3: fazer da tecnologia parte da estratégia
Agora a empresa começa a usar a tecnologia para pensar em novas estratégias de negócio. É um grande passo para a transformação digital.
Geralmente, negócios nesse estágio são mais inovadores e conseguem ir além de apenas otimizar processos. Podem surgir até novos produtos e serviços.
Estágio 4: infraestrutura tecnológica
É nesse estágio que estão empresas tecnologicamente bastante avançadas. A própria estrutura da empresa tem base tecnológica.
Muitas startups começam nesse estágio e mudam completamente com os mercados existentes até então. Aqui também são usadas bem mais as metodologias ágeis para a gestão do negócio.
Estágio 5: sempre inovando
Nesse estágio, estão as empresas mais inovadoras do mundo. São negócios totalmente tecnológicos e usam isso ao seu favor, liderando os seus mercados.
Um exemplo é a Alphabet, holding do Google. Um dos maiores investimentos nessa fase são, justamente, investimentos em inovações..
Mentalidade digital
Além de saber como aplicar a transformação digital, as empresas mais inovadoras do mundo possuem uma mentalidade digital. Essa mentalidade é responsável por manter a cultura tecnológica.
Por mais que saiba como fazer parte da transformação digital, se a equipe não acredita que isso realmente é o certo a se fazer, as mudanças não vão durar muito tempo.
E para entender sobre a mentalidade digital, nada melhor do que usar a pesquisa de Carol Dweck sobre o mindset fixo e o mindset de crescimento!
Mindset fixo
Com base nas pesquisas da psicóloga, foram encontrados dois tipos de mentalidades: a fixa e a de crescimento.
As pessoas com um mindset fixo acreditam que a inteligência é estática e não pode ser desenvolvida. Elas têm uma tendência a evitar desafios e riscos, desistir facilmente e não aprender com erros.
Mindset de crescimento
Para o sucesso da transformação digital, a equipe precisa desenvolver uma mentalidade de crescimento.
Pessoas com um mindset de crescimento acreditam que a inteligência pode ser desenvolvida. São mais dispostas a tomar riscos, conseguem aprender com os erros e entram com tudo em desafios.
Você consegue imaginar uma equipe inovadora que não arrisca, não aprende com os erros e não supera desafios? Por isso é tão importante trabalhar o mindset da sua equipe.
Exemplos de transformação digital
Quero finalizar esse artigo mostrando algumas histórias de sucesso que podem te inspirar a embarcar numa jornada de transformação digital também.
Netflix
A Blockbuster era a maior rede de locação de filmes do mundo. Era uma verdadeira gigante. Um dia, foi oferecida a oportunidade de comprar a Netflix, uma empresa que estava começando, por U$ 50 milhões.
Na época, o CEO da Blockbuster falou que a preocupação dos acionistas da empresa em relação aos serviços de streaming era exagerada e negou a oferta pela Netflix.
Mas a equipe da Netflix sabia do poder da Lei de Moore e foi paciente. Hoje a empresa de streaming vale mais de U$ 30 bilhões. Já a Blockbuster declarou falência em 2010.
Câmeras digitais
Outro clássico exemplo de transformação digital é do mercado de câmeras fotográficas. Antigamente, era preciso tirar e revelar fotos, havia um grande mercado em torno disso.
Com o surgimento das câmeras digitais, depois dos celulares, todo esse mercado praticamente acabou. A Kodak foi uma das empresas que quase quebrou da noite para o dia.
É preciso estar atento às mudanças para não ser pego de surpresa.
Amazon
Talvez o exemplo mais incrível do uso do digital para os negócios seja o caso da Amazon. Já nascida com uma mentalidade digital, a Amazon começou com o pé direito.
Jeff Bezos, fundador da Amazon, anunciou numa entrevista que começou a empresa justamente por causa do acelerado crescimento da Internet.
Mas, em 2006, a Amazon lançou um novo serviço que se tornou o seu braço mais lucrativo: o Amazon Web Services, o sistema computação em nuvem mais usado do mundo.
Um grande exemplo do uso da tecnologia para a inovação.
Pronto para transformar?
Com os avanços tecnológicos e um ambiente empresarial de muitas mudanças e incertezas, a transformação digital torna-se cada vez mais necessária.
No artigo, te mostrei o que é transformação digital, seus quatro pontos e outros conceitos importantes para que você possa transformar a sua empresa e mantê-la competitiva.
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