Pular para o conteúdo
Início » Startups brasileiras para ficar de olho em 2023

Startups brasileiras para ficar de olho em 2023

Nem só de iniciativas internacionais é feito o mercado de sucesso de inovação e várias startups brasileiras estão na fila para conquistar o topo.

Com um mercado em constante evolução e a crescente busca por inovação, as startups brasileiras estão se tornando cada vez mais relevantes e atraindo a atenção de investidores e consumidores

Em 2023, algumas startups brasileiras já estão sendo consideradas como as próximas grandes promessas do mercado, trazendo soluções inovadoras e disruptivas em diversas áreas. 

Neste artigo, vamos apresentar algumas das startups brasileiras mais promissoras que merecem atenção este ano. 

Verdadeiros Unicórnios

Startups unicórnio são empresas em estágio inicial que alcançaram o status de valuation de mais de US$ 1 bilhão. O termo foi criado em 2013 pelo investidor de venture capital Aileen Lee, que comparou essas startups a criaturas míticas pela raridade de sua ocorrência.

Desde então, o número de startups unicórnio tem crescido exponencialmente em todo o mundo. Essas empresas geralmente possuem um modelo de negócio inovador e escalável, que lhes permite crescer rapidamente e atingir uma base de usuários ou clientes significativa em pouco tempo.

Um exemplo de startup unicórnio é a Uber, que revolucionou a indústria de transporte ao criar uma plataforma de compartilhamento de caronas acessível e conveniente para usuários em todo o mundo. 

Outro exemplo é o Airbnb, que criou uma plataforma de compartilhamento de acomodações que permite que os usuários aluguem quartos ou casas para viajantes de todo o mundo.

No Brasil, algumas das startups unicórnio mais conhecidas são Nubank, Gympass e iFood. 

O sucesso dessas startups unicórnio pode ser atribuído em grande parte à sua capacidade de inovar e atender às necessidades dos consumidores em um mundo em constante mudança. Essas empresas também são impulsionadas por uma cultura empresarial forte e orientada para o crescimento, que valoriza a colaboração, a criatividade e o aprendizado constante.

8 startups brasileiras com alto potencial de crescimento

1. Serodonto

A Serodonto é um software de gestão odontológica para consultórios e clínicas fundado pelo Renato Gosuen. 

Por meio do software é possível gerar contratos, organizar todo o histórico do paciente, controlar o financeiro, estoque e fiscal, agendar consultas, gerar receitas e atestados, além de ter acesso a recursos de marketing. 

Tudo isso dentro da mesma plataforma. 

O principal objetivo da startup é automatizar e gerenciar todos os processos de uma clínica odontológica, economizando tempo e custo dos seus clientes.

2. Captei

Não é nenhuma novidade que a captação de imóveis é um dos maiores desafios que as imobiliárias enfrentam. E é para solucionar essa dor que a Captei foi fundada. 

A startup é especialista em marketing de indicação como estratégia para imobiliárias. 

Por meio da plataforma, as imobiliárias podem criar um programa de indicações onde usuários indicam imóveis para venda ou aluguel, tornando o processo de procura de novos imóveis muito mais ágil. 

Além disso, a startup também trabalha com captação ativa, disponibilizando uma plataforma que centraliza os anúncios de compra, venda e aluguel de todos os portais do Brasil em um único lugar. 

A Captei atualiza a base diariamente com anúncios dos principais portais utilizados por Imobiliárias e Corretores. Quando um anúncio sai em um desses portais, ele é incluído na Captei também. 

Com essa iniciativa, a Startup torna o dia a dia de corretores e imobiliárias muito mais prático, além de evitar a perda de faturamento por não ter um imóvel do jeito que o cliente deseja. 

3. Ottimizza

A Ottimizza foi fundada por Ricardo Machado e Carlos Xavier, para atender a demanda de empresas de contabilidade atentas a necessidade de alavancar a produtividade de seus processos, eliminando tarefas manuais e repetitivas, tornando seus negócios mais ágeis e imprimindo ritmo de crescimento acelerado.

A startup  foi criada em  2016, e desde então, milhares de escritórios de contabilidade usam a plataforma.

Integração contábil e gestão de tarefas são dois serviços disponibilizados pela empresa que também entrega autonomia para o contador criar suas interações, integrações ilimitadas, busca automática de extrato bancário, cruzamento de extratos, baixa automática de duplicatas no fiscal, importação do plano de contas, entre outras funcionalidades. 

4. Wilu

Criada pelas empreendedoras Mayara Berthoud, Gabriela Rosolen, Leticia Ianfred e Beatriz Grau, a Wilu, uma plataforma que conecta profissionais que atuam dentro dos pilares de mente, corpo, sexualidade, meditação, desenvolvimento e terapias integrativas com pacientes que buscam atendimento. 

A Wilu possui um site e um aplicativo por onde são feitos os agendamentos.  Por meio da plataforma é possível ler uma pequena bio sobre o profissional, ter acesso ao valor por hora, além de fazer um teste que indica a melhor terapia para você. 

Além de atender o consumidor final, a Wilu também tem uma opção para empresas que desejam instaurar a cultura de cuidado com a saúde mental, mas não sabem por onde começar. 

A missão da startup é incentivar e acompanhar a trajetória de nossos clientes em busca de mais qualidade de vida, proporcionando momentos de autoconhecimento e bem-estar

5. Éleme

A Éleme é uma solução que organiza a gestão de manutenção e as atividades de rotina de condomínios, evitamos custos inesperados de manutenções corretivas e minimizamos os riscos de acidentes. 

Unindo uma equipe de engenharia à metodologia própria, a startup oferece aos condomínios soluções sob medida para auxiliar síndicos e funcionários a cumprir suas responsabilidades e simplificar o dia a dia. 

Algumas das funcionalidades da startup são: Plano de manutenção personalizado, gestão de manutenções com alertas, histórico, controle de falhas, dados em tempo real e modo demonstração.

6. LeTalk

A LeTalk é uma plataforma de autoomatização para WhatsApp. 

Com a funcionalidade da LeTalk, o empreendedor é capaz de aproximar a comunicação com leads e clientes automatizando o envio de mensagens pelo WhatsApp. 

Com a configuração de disparo a partir de gatilhos, é possível garantir que a mensagem certa sempre seja enviada. Ainda é possível aplicar variáveis de nome ou status do pedido, deixando a mensagem mais personalizada e única.

Grandes empresas do mercado já investem na funcionalidade da LeTalk como Unimed, Unilever, FGV e Estácio. 

7. Hortify

Especializada em hortifruticultura, a plataforma Hortify reúne de maneira intuitiva dados de produção, mão de obra, estoque e financeiro, integrado com algoritmos inteligentes que auxiliam na tomada de decisão. 

Além disso, a plataforma atende às exigências do governo brasileiro, introduzindo um processo inteligente de rastreabilidade alimentar que agrega valor e transparência ao alimento.

A plataforma está disponível por meio de um aplicativo de fácil usabilidade e é ideal para produtores rurais que buscam uma maneira de realizar a gestão mais eficiente da propriedade. 

Algumas das funcionalidades do app são: Rastreabilidade, Gestão de Pessoal, Gestão de Produção e Gestão Financeira.

O que essas startups têm em comum?

Todas elas passaram pela nossa aceleração e agora estão ganhando o mercado! 

A Startup University é a primeira universidade de startups do Brasil e responsável por acelerar todas as startups citadas nesse artigo e outras 1.500. 

Em 2022 a 49 educação foi escolhida pela Associação Brasileira de Startups como a melhor metodologia de educação voltada a startups do país, além de já termos gerado mais de R$30 milhões de valuation para os alunos que passaram por aqui. 

São oito semanas de aulas e materiais ao vivo e online com os maiores e melhores nomes do ecossistema de inovação. Para se tornar o próximo unicórnio brasileiro, o primeiro passo é você quem dá. 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Startup University. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *