Pular para o conteúdo
LOGO 1
  • Blog Posts
    • STARTUP
    • MODELOS DE NEGÓCIOS
    • MVP
    • FUNDRAISING
    • MARKETING
    • VENDAS
    • INOVAÇÃO
  • Startup University
  • Cases de sucesso
Menu
  • Blog Posts
    • STARTUP
    • MODELOS DE NEGÓCIOS
    • MVP
    • FUNDRAISING
    • MARKETING
    • VENDAS
    • INOVAÇÃO
  • Startup University
  • Cases de sucesso
Início » Inbound e Outbound Marketing 

Inbound e Outbound Marketing 

  • por Leandro Piazza
  • 20222022

Saiba como funciona e como escolher a estratégia de marketing ideal para o seu negócio

Com a chegada das redes sociais, as formas de fazer marketing mudaram e novas possibilidades foram criadas. Com isso, surgiu o termo “inbound marketing”, enquanto o formato tradicional de comunicação foi intitulado de “outbound marketing”. 

Os dois têm o foco de atrair clientes e coexistem juntos nas estratégias de comunicação. Porém, com tantas formas de marketing disponíveis, é comum que surjam dúvidas sobre qual escolher. 

E para isso, é preciso antes entender o que é cada um, suas especificidades, vantagens e desvantagens. 

O que você vai aprender:

O que é Inbound Marketing

O inbound marketing, “marketing de entrada” ou “marketing de atração” é uma estratégia feita para atrair o cliente até a empresa, sem que seja necessário ir até ele. Essa estratégia funciona por meio da produção de conteúdos ricos baseados no perfil do consumidor que a empresa deseja atrair. 

Um dos maiores exemplos do inbound marketing é o blog que gera conteúdo de valor, mas que precisa de muito tempo e estratégia para ficar bem colocado nos resultados de busca. 

Esse processo é naturalmente mais lento, mas em contrapartida normalmente exige menos custos. 

Da mesma forma, no inbound marketing o cliente cede os dados para empresa, dando permissão para que seja contatado. 

Portanto, nessa metodologia, a pessoa percorre todas as etapas do funil de vendas passando pelo topo e sendo nutrida com conteúdos e materiais até enfim atingir o fundo e ser convertida em cliente. 

O que é Outbound Marketing

O outbound marketing segue uma lógica diferente e contrária ao inbound. O “marketing de saída” ou “marketing tradicional” tem como objetivo buscar ativamente o cliente em vez de esperar que ele chegue até a empresa. 

Um bom exemplo de marketing outbound são os anúncios no rádio e TV e até mesmo aqueles que nos impactam nas redes sociais, como a propagando no meio do vídeo do Youtube. 

Contudo, essa estratégia costuma gerar maiores gastos já que as mídias são mais caras para veicular anúncios e ofertas. 

Porém, é possível fazer o outbound sem gerar grandes custos por meio de contato direto via WhatsApp ou Linkedin, desde que os dados sejam conseguidos de maneira legal e respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Principais diferenças entre Inbound e Outbound marketing

Embora sejam estratégias diferentes, não existe uma melhor ou pior. Então, dentro do marketing, o ideal é unir inbound e outbound para atingir os melhores resultados conforme as metas da empresa. 

Mas para escolher a estratégia ideal para o seu negócio, é importante saber as diferenças práticas entre o marketing de atração e o marketing tradicional. 

inbound e outbound marketing

1. Comunicação

A principal diferença entre o inbound e o outbound é a comunicação. Em síntese, o inbound tem uma comunicação mais indireta e o outbound mais direta. 

Também podemos dizer que o outbound é interruptivo. Afinal, ele interrompe a experiência do usuário seja na TV, rádio ou redes sociais para apresentar o seu produto ou serviço. 

Já o inbound respeita o espaço e tempo do lead permitindo que ele decida quando e como entrar em contato com a empresa. 

2. Custos

No caso do inbound, os custos são menores, pois não há uma verba investida para impulsionar conteúdos. Porém, esses resultados demoram mais a aparecer. Afinal, o Google não vai rankear o seu blog no primeiro resultado de busca com pouco tempo de postagem. 

Por outro lado, o outbound apresenta resultados mais imediatos, mas para isso os custos são mais elevados. 

3. Qualidade do conteúdo

Embora no inbound a principal meta seja entregar valor por meio de conteúdo rico, se engana quem pensa que não existe essa preocupação no outbound também. 

Na estratégia de contato direto, é importante que haja a personalização quando possível. Em uma prospecção feita via WhatsApp, por exemplo, é válido usar o nome do lead e dar abertura para que ele fale também e exponha suas dores e opiniões. 

4. Quem procura quem

Inbound: O lead vai até a empresa

Outbound: A empresa vai até o lead

Mas independente da forma de contato, sempre será necessário uma equipe de pré-vendas para identificar se o lead é de fato um possível cliente. 

Não é só porque o lead chegou até você por meio de conteúdos, que significa que ele vai comprar seu produto ou serviço. Muitas etapas precisam ser vencidas e uma delas é a negociação. 

Estratégias para Inbound Marketing

Um ponto importante sobre o marketing de atração é que além de criar bons conteúdos, você também precisa pensar em formas de reter o lead. 

No blog, por exemplo, você pode disponibilizar e-books que só serão liberados após informar o e-mail e então usar esse dado para nutrir o lead por meio de newsletter. 

Lembre-se, o inbound marketing é sobre atrair, mas também converter. Abaixo você pode conferir algumas ideias de materiais para usar na sua estratégia. 

  • Blog
  • Conteúdos ricos nas redes sociais 
  • Newsletter
  • Landing page
  • E-mail marketing
  • E-book 

Estratégias para Outbound Marketing

Embora o outbound interrompa a experiência do usuário, é importante que isso seja feito com qualidade e tendo em mente que nem sempre as pessoas estarão disponíveis a conhecer sua empresa. 

Afinal, quem nunca ficou incomodado ao atender uma ligação de telemarketing? 

Como essa estratégia é direta, é importante que ela seja respeitosa. Alguns exemplos de abordagem no outbound são:  

  • Anúncios nas redes sociais 
  • Anúncios em mídias tradicionais (TV, rádio, jornal ou revista)
  • Ligações 
  • Mensagem via WhatsApp ou Linkedin 
  • Entrega de folhetos 

Qual escolher?

O ideal é sempre mesclar estratégias para aumentar suas chances de resultados. 

Mas se você está procurando a forma ideal para a sua empresa, a resposta é: depende. 

Tanto o inbound quanto o outbound tem vantagens e desvantagens que vão pesar de acordo com o seu objetivo. 

Se o seu processo de vendas está muito demorado, uma boa dica é apostar no outbound para acelerar seus ganhos. Mas sem esquecer que isso também gera maiores custos. 

Por outro lado, se você está com os gastos muito altos em marketing e vendas, talvez a saída seja nutrir seus leads com conteúdos. Assim, mantendo a relação, mas diminuindo os custos. 

Independente da sua escolha, segundo uma pesquisa feita pela Adobe, apostar em estratégias multicanais pode garantir: 

  • Crescimento de 10% de receita/ano
  • 10% de aumento no Ticket
  • 25% de aumento na taxa de fechamento

Ou seja, o segredo em ambos os casos é apostar em multicanais e testar aquilo que traz os melhores resultados para a sua empresa.  

Inscreva-se na newsletter!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão no seu e-mail.

Perguntas frequentes

O que é inbound?

O inbound marketing, “marketing de entrada” ou “marketing de atração” é uma estratégia feita para atrair o cliente até a empresa, sem que seja necessário ir até ele.

O que é outbound?

O “marketing de saída” ou “marketing tradicional” tem como objetivo buscar ativamente o cliente em vez de esperar que ele chegue até a empresa. 

Qual estratégia é mais indicada?

A estratégia depende do objetivo da sua empresa. Mas o ideal é utilizar as duas simultaneamente, aumentando as chances de sucesso. 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

  • Lidando com investidores próximos: como gerenciar as expectativas e proteger sua startup
  • Como resolver conflitos entre fundadores e evitar prejuízos para a startup
  • Antes de escolher um sócio startup: 10 perguntas que todo founder deve fazer
  • 1º Webinar da 49 educação, em parceria com a Dunas Capital, trouxe dicas para captação de investimentos
  • Fundadores que lideram: 7 lições para motivar e engajar equipe

Categorias

logo-49-laranja.png
  • contact@49educacao.com.br
  • Startup University
  • https://www.startupuniversity.com.br/politica-de-privacidade
Facebook-f Linkedin-in Instagram Twitter Youtube

Copyright 2024 – 49 educação
Florianópolis, Santa Catarina