Saiba como funciona e como escolher a estratégia de marketing ideal para o seu negócio
Com a chegada das redes sociais, as formas de fazer marketing mudaram e novas possibilidades foram criadas. Com isso, surgiu o termo “inbound marketing”, enquanto o formato tradicional de comunicação foi intitulado de “outbound marketing”.
Os dois têm o foco de atrair clientes e coexistem juntos nas estratégias de comunicação. Porém, com tantas formas de marketing disponíveis, é comum que surjam dúvidas sobre qual escolher.
E para isso, é preciso antes entender o que é cada um, suas especificidades, vantagens e desvantagens.
O que você vai aprender:
O que é Inbound Marketing
O inbound marketing, “marketing de entrada” ou “marketing de atração” é uma estratégia feita para atrair o cliente até a empresa, sem que seja necessário ir até ele. Essa estratégia funciona por meio da produção de conteúdos ricos baseados no perfil do consumidor que a empresa deseja atrair.
Um dos maiores exemplos do inbound marketing é o blog que gera conteúdo de valor, mas que precisa de muito tempo e estratégia para ficar bem colocado nos resultados de busca.
Esse processo é naturalmente mais lento, mas em contrapartida normalmente exige menos custos.
Da mesma forma, no inbound marketing o cliente cede os dados para empresa, dando permissão para que seja contatado.
Portanto, nessa metodologia, a pessoa percorre todas as etapas do funil de vendas passando pelo topo e sendo nutrida com conteúdos e materiais até enfim atingir o fundo e ser convertida em cliente.
O que é Outbound Marketing
O outbound marketing segue uma lógica diferente e contrária ao inbound. O “marketing de saída” ou “marketing tradicional” tem como objetivo buscar ativamente o cliente em vez de esperar que ele chegue até a empresa.
Um bom exemplo de marketing outbound são os anúncios no rádio e TV e até mesmo aqueles que nos impactam nas redes sociais, como a propagando no meio do vídeo do Youtube.
Contudo, essa estratégia costuma gerar maiores gastos já que as mídias são mais caras para veicular anúncios e ofertas.
Porém, é possível fazer o outbound sem gerar grandes custos por meio de contato direto via WhatsApp ou Linkedin, desde que os dados sejam conseguidos de maneira legal e respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Principais diferenças entre Inbound e Outbound marketing
Embora sejam estratégias diferentes, não existe uma melhor ou pior. Então, dentro do marketing, o ideal é unir inbound e outbound para atingir os melhores resultados conforme as metas da empresa.
Mas para escolher a estratégia ideal para o seu negócio, é importante saber as diferenças práticas entre o marketing de atração e o marketing tradicional.
1. Comunicação
A principal diferença entre o inbound e o outbound é a comunicação. Em síntese, o inbound tem uma comunicação mais indireta e o outbound mais direta.
Também podemos dizer que o outbound é interruptivo. Afinal, ele interrompe a experiência do usuário seja na TV, rádio ou redes sociais para apresentar o seu produto ou serviço.
Já o inbound respeita o espaço e tempo do lead permitindo que ele decida quando e como entrar em contato com a empresa.
2. Custos
No caso do inbound, os custos são menores, pois não há uma verba investida para impulsionar conteúdos. Porém, esses resultados demoram mais a aparecer. Afinal, o Google não vai rankear o seu blog no primeiro resultado de busca com pouco tempo de postagem.
Por outro lado, o outbound apresenta resultados mais imediatos, mas para isso os custos são mais elevados.
3. Qualidade do conteúdo
Embora no inbound a principal meta seja entregar valor por meio de conteúdo rico, se engana quem pensa que não existe essa preocupação no outbound também.
Na estratégia de contato direto, é importante que haja a personalização quando possível. Em uma prospecção feita via WhatsApp, por exemplo, é válido usar o nome do lead e dar abertura para que ele fale também e exponha suas dores e opiniões.
4. Quem procura quem
Inbound: O lead vai até a empresa
Outbound: A empresa vai até o lead
Mas independente da forma de contato, sempre será necessário uma equipe de pré-vendas para identificar se o lead é de fato um possível cliente.
Não é só porque o lead chegou até você por meio de conteúdos, que significa que ele vai comprar seu produto ou serviço. Muitas etapas precisam ser vencidas e uma delas é a negociação.
Estratégias para Inbound Marketing
Um ponto importante sobre o marketing de atração é que além de criar bons conteúdos, você também precisa pensar em formas de reter o lead.
No blog, por exemplo, você pode disponibilizar e-books que só serão liberados após informar o e-mail e então usar esse dado para nutrir o lead por meio de newsletter.
Lembre-se, o inbound marketing é sobre atrair, mas também converter. Abaixo você pode conferir algumas ideias de materiais para usar na sua estratégia.
- Blog
- Conteúdos ricos nas redes sociais
- Newsletter
- Landing page
- E-mail marketing
- E-book
Estratégias para Outbound Marketing
Embora o outbound interrompa a experiência do usuário, é importante que isso seja feito com qualidade e tendo em mente que nem sempre as pessoas estarão disponíveis a conhecer sua empresa.
Afinal, quem nunca ficou incomodado ao atender uma ligação de telemarketing?
Como essa estratégia é direta, é importante que ela seja respeitosa. Alguns exemplos de abordagem no outbound são:
- Anúncios nas redes sociais
- Anúncios em mídias tradicionais (TV, rádio, jornal ou revista)
- Ligações
- Mensagem via WhatsApp ou Linkedin
- Entrega de folhetos
Qual escolher?
O ideal é sempre mesclar estratégias para aumentar suas chances de resultados.
Mas se você está procurando a forma ideal para a sua empresa, a resposta é: depende.
Tanto o inbound quanto o outbound tem vantagens e desvantagens que vão pesar de acordo com o seu objetivo.
Se o seu processo de vendas está muito demorado, uma boa dica é apostar no outbound para acelerar seus ganhos. Mas sem esquecer que isso também gera maiores custos.
Por outro lado, se você está com os gastos muito altos em marketing e vendas, talvez a saída seja nutrir seus leads com conteúdos. Assim, mantendo a relação, mas diminuindo os custos.
Independente da sua escolha, segundo uma pesquisa feita pela Adobe, apostar em estratégias multicanais pode garantir:
- Crescimento de 10% de receita/ano
- 10% de aumento no Ticket
- 25% de aumento na taxa de fechamento
Ou seja, o segredo em ambos os casos é apostar em multicanais e testar aquilo que traz os melhores resultados para a sua empresa.
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Perguntas frequentes
O que é inbound?
O inbound marketing, “marketing de entrada” ou “marketing de atração” é uma estratégia feita para atrair o cliente até a empresa, sem que seja necessário ir até ele.
O que é outbound?
O “marketing de saída” ou “marketing tradicional” tem como objetivo buscar ativamente o cliente em vez de esperar que ele chegue até a empresa.
Qual estratégia é mais indicada?
A estratégia depende do objetivo da sua empresa. Mas o ideal é utilizar as duas simultaneamente, aumentando as chances de sucesso.