Pular para o conteúdo
Início » Email marketing para startups: como promover sua marca e atrair novos clientes

Email marketing para startups: como promover sua marca e atrair novos clientes

Criar uma startup é desafiador, mas o que fazer depois disso? Como promover sua organização e os serviços que ela oferece para as pessoas certas? É aí que entra o email marketing para startups, uma alternativa simples para qualificar sua comunicação e gerar novas oportunidades de negócio.

Quer saber como se destacar no mercado de startups e com a ajuda do email marketing? Então, acompanhe nossas dicas!

O que é email marketing?

Antes de falar sobre email marketing para startups, é importante destacar a definição deste canal. Afinal, muitas pessoas confundem esta prática com o envio de mensagens não autorizadas, também conhecidas como spam.

email marketing consiste no envio de comunicações com base nos interesses dos consumidores, seja para promover seus produtos ou então para fidelizar clientes.

Diferentemente do spam, o email marketing é uma comunicação baseada no interesse do público, que o faz relevante para startups de todos os segmentos. Para que o consumidor receba um envio de email, ele deve autorizar a sua startup e consentir sobre quais tipos de mensagens receberá.

Benefícios do email marketing para startups

A necessidade de permissão para os envios, citada anteriormente, permite a criação de uma comunicação personalizada para cada público. Quando um usuário aceita receber emails da sua marca e indica os interesses que ele possui, sua marca ganha a chance de criar os emails certos.

Outro ponto positivo do email marketing para startups é a necessidade de disponibilizar um espaço para que os usuários solicitem descadastro da lista de emails. Ou seja, caso um cliente em potencial perca interesse no conteúdo compartilhado pela sua startup, ele deve ter a oportunidade de deixar de receber as mensagens. Com isso, você estabelece uma relação transparente com o público, além de evitar que as pessoas denunciem suas mensagens como impróprias – o que afeta a taxa de entrega dos emails como um todo.

Até 2024, o email marketing deverá ter mais de 4,4 bilhões de usuários, de acordo com um estudo divulgado pela empresa Radicati.

Contudo, o alto número de pessoas usando emails não é a única informação relevante quando falamos em email marketing para startups. Segundo pesquisa realizada pela Adobe, mais de 50% dos consumidores optam por receber notificações por email ou texto. Por outro lado, aproximadamente dois terços dos participantes do estudo já bloquearam anúncios em seus dispositivos.

Se o email é um canal que pode ser mais relevante do que anúncios ou outros tipos de ações de marketing, por que deixá-lo de fora da sua comunicação?

Primeiros passos para criar ações de email

Agora que você já sabe o que é email marketing e quais benefícios ele oferece para startups, é hora de entender como elaborar as ações ideais para destacar sua marca.

Conhecer a buyer persona da sua startup

Saber quem são as pessoas que deseja impactar é o primeiro passo para fazer bons envios de email marketing, e isso vale para todos os tipos de startups. Afinal, investir neste tipo de comunicação só vai gerar resultados positivos quando você direcioná-la para os consumidores certos.

Buyer personas são representações semi-fictícias do cliente ideal para a sua marca. Este tipo de perfil é definido a partir de pesquisas com pessoas que já são clientes, análises de concorrentes e outros levantamentos no seu segmento de atuação.

Criar uma persona para sua startup pode parecer algo complexo, mas basta estabelecer algumas perguntas essenciais e ouvir o que os consumidores têm a dizer. Diferente do que se entende por público-alvo, onde o foco são dados demográficos dos consumidores, a buyer persona é definida a partir de questões sobre hobbies, motivações e dores do consumidor.

Aumentar a atração de consumidores

Quando você define os perfis que representam o cliente ideal para a sua startup, fica mais fácil pensar em formas de atrair as pessoas certas até seu site, por exemplo. Depois disso, é o momento de criar ações para ser encontrado por mais consumidores e gerar vendas com email marketing para startups.

Criar uma estratégia de SEO ajuda sua startup a ter maior visibilidade em buscadores como o Google. Através da criação de conteúdo relevante para o seu segmento e otimização de páginas do site, é possível fazer com que sua marca apareça entre os primeiros resultados de buscas.

Sobre a produção de conteúdo, o primeiro passo é realizar um levantamento de palavras-chave utilizadas de forma recorrente no seu segmento, além de termos em alta que podem ser explorados nas páginas do seu site ou no blog. Ferramentas de SEO como Google Analytics, Semrush, Keyword Planner e Google Trends são algumas das alternativas que podem ajudar.

Além de escolher os termos certos para explorar em suas páginas, dê atenção a fatores como velocidade de carregamento e responsividade, pois estes são critérios avaliados pelo Google para definir a relevância de cada site. Para testar a velocidade do seu site, você pode utilizar o Google Pagespeed ou ainda o Smush (extensão do WordPress).

Criar uma lista de emails

Para gerar vendas com envios de email é necessário, acima de tudo, contar com uma boa lista de contatos. Para fazer email marketing da maneira adequada, as startups precisam criar listas de maneira orgânica, sem apelar para recursos como compra de emails ou algo do tipo.

Vale destacar ainda que a compra de listas vai contra os princípios básicos do email marketing: se um usuário não se interessa por startups, independente do produto que oferecem, por que acharia relevante receber emails delas? Além disso, muitas listas compradas contam com emails inativos ou mesmo inválidos, o que resulta em um investimento pouco eficaz.

Se no tópico anterior falamos de como atrair mais visitantes até o espaço utilizado para promover sua startup online, agora é preciso transformar esses consumidores (ainda anônimos) em leads. A forma mais prática de fazer isso é criando formulários para inserir no seu site ou nas redes sociais para solicitar email e outras informações que ajudem você a entender os interesses dos consumidores.

Solicite apenas dados essenciais para fazer envios de email relevantes para cada consumidor. Formulários longos ou que pedem informações sensíveis podem fazer com que os usuários desistam de ingressar em sua lista de email marketing, o que é um problema para startups que desejam usar essa mídia para atrair novos clientes.

Escolher a ferramenta de email ideal

A definição da ferramenta de email marketing que será utilizada é uma etapa importante para startups que desejam vender mais por este canal. Isso porque cada opção disponível pode se encaixar melhor para uma marca específica.

Tenha em mente a realidade financeira da sua empresa, quais objetivos deseja alcançar e, principalmente, como a ferramenta de email marketing vai contribuir para alcançá-los.

Outros fatores que podem ajudar você a escolher a ferramenta certa:

  • Integrações com site, plataformas de CRM, redes sociais ou outros canais utilizados pela sua marca;
  • disponibilidade de suporte, para tirar dúvidas sobre a utilização da ferramenta e aplicação de recursos para envios ou processos relacionados;
  • cases de sucesso, ou seja, histórias reais de empresas que tiveram resultados positivos com aquele software;
  • treinamentos online ou presenciais para apresentar todas as funcionalidades da ferramenta;
  • conta teste para avaliar, de forma gratuita, se a solução apresentada é a ideal.

Lembre-se que sua escolha deve ser baseada no que é mais relevante para a sua marca. Se determinada plataforma possui baixo custo, mas não entrega os recursos que você precisa, no fim das contas ela pode custar caro.

8 dicas para promover startups com email marketing

Definidas as ações para gerar leads e escolhida a ferramenta ideal para você, é hora de entender como utilizar o email marketing para aumentar o alcance de startups e atrair mais clientes!

1 - Identifique as preferências de cada contato

Alguns consumidores podem estar mais dispostos a comprar, enquanto outros precisam de mais tempo acompanhando sua marca para identificar a necessidade de compra. Compreender os estágios percorridos pelos consumidores até que se tornem clientes, além de criar ações de email marketing para cada uma destas etapas, é vital para startups que desejam conquistar um número maior de clientes.

Novos contatos podem precisar de conteúdos específicos para desenvolver um interesse maior nas soluções oferecidas pela sua startup. Ou seja, a criação de emails que mostrem aos consumidores mais detalhes sobre o segmento de atuação da sua startup e conteúdos informativos são essenciais para incentivá-los a comprar.

Se sua startup oferece diversos serviços, outro fator importante é questionar os contatos sobre quais produtos são de interesse deles. Com isso, você ganha uma nova possibilidade de personalização do email marketing para destacar-se não apenas entre startups, mas no mercado como um todo.

Além disso, saber a frequência ideal de envios de email marketing para o seu público é decisivo para gerar engajamento e vendas para a startup. Lembra do estudo da Adobe, que mencionamos no início do texto? Pois então, este mesmo estudo identificou que o envio excessivo de emails decepciona os leitores. Por isso, solicite feedbacks dos consumidores para identificar a frequência certa.

As informações sobre as preferências do consumidor podem ser solicitadas no primeiro contato com ele (no momento em que entra em sua base de leads) ou então ao longo das ações de email realizadas (utilizando a ferramenta para identificar as preferências).

2 - Crie conteúdo responsivo

É quase impossível pensar em comunicação ou vendas sem considerar os celulares, não é mesmo? Mas já tem algum tempo que as coisas são assim, principalmente quando estamos falando de email marketing.

Um estudo realizado pela Adobe, lá de 2018, já destacava que 85% dos consumidores utilizam o celular para verificar suas caixas de entrada. Entre estes usuários, 43% verificam emails de trabalho e 65% visualizam emails pessoais.

Se o chamado mobile marketing já é algo tão presente na realidade de quem faz envios de email marketing, startups que desejam ingressar no canal precisam considerar essa preferência. Por isso, criar peças de email que se adaptam a todo tipo de dispositivo é parte importante de uma boa comunicação para sua marca.

Diversas ferramentas contam com o recurso de visualização prévia do email criado, que ajuda você a identificar ajustes que devam ser feitos. Outro benefício que você deve considerar ao escolher a ferramenta é a possibilidade de criar mensagens que já estejam adequadas aos formatos aceitos pelos provedores de email, o que também é positivo para gerar engajamento.

Vale lembrar que estes usuários que visualizam o email marketing pelo celular também vão acessar o site da sua startup. Portanto, o conteúdo responsivo deve estar presente em todos os canais utilizados, para garantir uma boa experiência aos usuários.

3 - Mostre o que faz o seu produto ser único

Aqui, uma dica que pode parecer um tanto subjetiva, mas que é essencial para empresas que desejam se destacar com envios de email marketing (principalmente quando falamos de startups). Afinal de contas, toda startup precisa saber como vender sua ideia.

Pense que saber como apresentar sua startup, destacando os principais atributos da sua solução e como ela se diferencia das demais, vale tanto para uma reunião com investidores quanto para uma ação de email marketing.

Se um consumidor acessa o seu site e confirma interesse em receber novidades sobre sua startup ou sobre o mercado no qual ela está inserida, você precisa desenvolver ações que fortaleçam sua imagem. Isso vale tanto para uma comunicação por email com maior foco em produtos quanto para divulgação de notícias, eventos e outros tipos de informativo.

Outra maneira de aumentar a autoridade da sua startup é oferecer conteúdos exclusivos para quem acompanha a sua marca. Além de uma newsletter para compartilhar informações relevantes para o público, é possível oferecer materiais especiais como ebooks, podcasts, webinars, entre outras possibilidades. 

6 formas de monetizar startups que você precisa conhecer

4 - Equilibre sua mensagem com imagens e textos

Além de definir os conteúdos certos para cada consumidor que acompanha sua startup, você deve garantir que sua mensagem esteja bem estruturada, e o equilíbrio entre imagens e texto é parte importante deste processo. Mais do que uma questão estética, criar sua peça de email com boa proporção de imagens e textos faz com que sua mensagem seja entregue na caixa de entrada de mais pessoas.

Conteúdo composto por uma única imagem, sem nada de textos, pode ser considerado spam por serviços como Gmail ou Outlook. Mesmo que sua intenção seja a melhor possível e os destinatários tenham confirmado interesse nos emails da sua startup, uma mensagem com pouco conteúdo em texto corre o risco de ter sua taxa de visualização reduzida.

Desta forma, ao criar suas mensagens, combine informações em ambos os formatos. Se você quer apresentar um produto, por exemplo, é possível usar as imagens para mostrar a solução e textos para detalhar quais problemas ele resolve.

Existe ainda um recurso, chamado texto alternativo (ou alt text) que permite a inserção de textos nas imagens. O texto alternativo é exibido apenas em casos que a imagem não é carregada na tela do destinatário, servindo como uma forma de compreensão do conteúdo. Além de facilitar a leitura do email, o alt text ainda ajuda a manter uma boa proporção entre imagem e texto.

5 - Insira chamadas para ação estratégicas

Você sabe o que é uma chamada para ação, ou então call to action? Em resumo, trata-se de uma parte específica do seu conteúdo que tem como foco estimular o consumidor a tomar uma decisão.

Normalmente, as chamadas para ação no email marketing são apresentadas em imagens ou em botões ao longo da peça. Com uma boa chamada, você consegue incentivar o usuário a:

  • fazer download de materiais como ebooks;
  • acessar o blog da sua startup para ler mais conteúdos;
  • agendar uma reunião para conhecer melhor sua startup;
  • visitar o site para comprar um produto ou saber mais sobre o conteúdo apresentado no email.

Para criar boas chamadas e incentivar os leitores a seguirem a interação com sua startup em outros canais, considere os fatores como tamanho e cor da chamada em formato destacado, além de apresentar o benefício de forma direta (no máximo 3 palavras em cada chamada). Com isso, você destaca aquele espaço da peça como relevante e indica o tipo de conteúdo que será apresentado caso o usuário clique na chamada para ação.

6 - Faça testes

Antes de enviar seus emails, certifique-se de que o conteúdo da mensagem está apresentado da forma correta, sem nenhum erro de formatação ou mesmo de digitação. Além de evitar erros na mensagem, os testes ajudam você a identificar novas possibilidades de abordagem no email marketing, algo essencial para startups que buscam maior visibilidade.

Uma forma interessante de testar o conteúdo é enviá-lo para endereços de provedores diferentes, para evitar que uma parcela dos contatos tenha problemas ao visualizar o email. Alguns softwares disponibilizam recursos onde você seleciona o tipo de programa que quer testar, e até mesmo a versão, para simular como o conteúdo será apresentado. 

Por último, mas não menos importante, o teste a/b. Este recurso é essencial para encontrar o conteúdo certo para os emails da sua startup. O teste a/b funciona da seguinte forma: você cria duas ou mais versões de um mesmo email, define um item que deseja avaliar em sua peça e envia essas versões para uma parte do público final; depois disso, a ferramenta de email vai avaliar a versão com melhor desempenho e encaminhá-la ao restante dos contatos.

O teste a/b permite avaliar, por exemplo:

  • assunto do seu email;
  • disposição das imagens;
  • formatação do texto;
  • posição do call to action;
  • estrutura da peça.

7 - Segmente seu público para ter mais engajamento

Na primeira dica, você viu que saber as preferências do consumidor é de alta relevância para criar uma comunicação personalizada. Agora, vamos um pouco além, para falar de outras possibilidades de análise de engajamento ao longo da sua comunicação por email.

Quando você cria uma lista de contatos da forma adequada, solicitando a permissão para enviar emails e tudo mais, está dando o primeiro passo para uma comunicação que gera resultados. Afinal, os interesses de cada consumidor podem mudar conforme eles interagem com suas mensagens.

A boa notícia é que, com a ajuda de uma ferramenta de email, você consegue acompanhar a interação dos leads não apenas em seus envios, mas também em outros espaços. Para isso, basta que esses canais estejam integrados com o software utilizado. 

Algumas possibilidades de segmentação:

  • Contatos que visualizaram emails no último mês;
  • Contatos que NÃO visualizaram emails no último mês;
  • Usuários que clicaram em determinados links de um envio realizado anteriormente;
  • Usuários que se cadastraram em um formulário referente a determinado serviço.
  • Considerando páginas acessadas pelos usuários no site (acessou página sobre conteúdo X, recebe email com mais detalhes sobre ele).

8 - Acompanhe o desempenho de cada ação

Assim como em qualquer outra comunicação, o email marketing demanda muita análise posterior, para identificar como startups podem ir além nas ações seguintes. Para isso, existe o relatório de email marketing.

Relatórios de email oferecem informações como:

  • Número de pessoas que visualizaram a mensagem;
  • Taxa de cliques;
  • Solicitações de descadastro;
  • Denúncias de spam;
  • Erros de entrega da mensagem;
  • Páginas do site visualizadas a partir do email (caso o site esteja integrado à ferramenta).

Além de números mais gerais, boa parte das ferramentas dispõe de dados detalhados sobre cada informação apresentada. Em relação aos cliques, por exemplo, os relatórios normalmente indicam quais links da peça receberam maior interação. Com isso, é possível identificar possibilidades de melhoria na estrutura das próximas comunicações.

É importante lembrar que o email marketing não exclui a utilização de outros canais para startups, mas serve como um complemento a eles. Por isso, veja 19 canais para atrair mais clientes até a sua startup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *