Pular para o conteúdo
Início » South Summit Brasil: fique por dentro de tudo que aconteceu no evento

South Summit Brasil: fique por dentro de tudo que aconteceu no evento

A primeira vez do South Summit no Brasil deu o que falar. Foram três dias de evento na capital gaúcha, em Porto Alegre, que promoveram uma grande conexão em todo o ecossistema empreendedor.

Quem foi para a linda região do Cais Embarcadero pôde acompanhar centenas de palestras em 5 palcos simultâneos com mais de 400 speakers, batalhas de pitch e feiras de startups, além de um pôr do sol maravilhoso e diversas opções de Happy Hours após o evento.

Então veja agora o que aconteceu no evento que reuniu mais de 15 mil participantes e fundos de investimento com até 65 bilhões de dólares em recursos.

South Summit Brasil

O que você vai aprender:

Como será o futuro da educação?

Katie Herritage, líder global de programas de inovação e aceleração da Amazon Web Services (AWS) falou sobre grandes tendências no mercado educacional no South Summit Brasil. Entre elas estão:

  • Soluções gamificadas: a educação aliada de jogos não para de crescer, pois aumenta o engajamento dos estudantes e incentiva o uso da tecnologia da melhor forma.

  • As EdTechs estão liderando as inovações em educação até dentro das salas de aula. Com a pandemia, surgiram ainda mais oportunidades para essas startups crescerem e atraírem mais clientes.

  • Metade da força de trabalho precisará ser retreinada até 2025 por causa da necessidade de novas habilidades.

  • A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual estão na mente das pessoas e farão parte dos processos educacionais. O investimento nessas tecnologias estão projetado para crescer para $12.6 bilhões.

Como escalar a sua EdTech para um mercado global?

Leo Gmeiner, fundador e CEO da School Guardian, falou no South Summit Brasil sobre como ir para fora do Brasil com a sua EdTech. Veja alguns dos principais aprendizados.

Cada país exige certas funcionalidades diferentes e é preciso adaptar a sua startup de acordo com a cultura.

E uma das melhores formas de fazer isso é conversar com os usuários para entender as peculiaridades do país.

Mas é preciso cuidar para não perder o propósito do negócio com essas mudanças.

Outras dicas:

  • Testar no mercado internacional antes de vir pro Brasil pode ser uma boa ideia em certos casos.

  • Busque parceiros que possam te levar para fora com conexões.

  • Identifique qual país faz mais sentido para a sua solução.

Como a Amazon consegue ser uma empresa tão inovadora?

Na sua palestra para o South Summit Brasil, Fred Santoro, head de startups na AWS, mostrou como a Amazon faz para ser uma empresa tão inovadora e centrada no cliente.

A missão da Amazon é ser a empresa mais centrada no cliente do mundo. Então nada faz mais sentido que começar pelo cliente e trabalhar de trás pra frente.

Veja as 5 perguntas da empresa para inovar pensando no cliente:

  1. Quem é o cliente?
  2. Qual é o problema do cliente?
  3. Está claro que esse é o benefício mais claro para o cliente?
  4. Como você sabe que essa é a inovação que o cliente quer ou precisa?
  5. Como será a experiência do cliente?

Antes de sugerir a ideia, é preciso escrevê-la em formato de Press Release, mostrar possíveis FAQs e como seria o visual. Por fim pense: é uma decisão reversível?

Se a decisão for irreversível, tome mais cuidado do que com uma decisão que você possa voltar atrás depois.

Aquisições e fusões no mercado de EdTechs no Brasil

O painel de Luis Andre Blanco, Alex Augusto, Gustavo Dalcolmo e Rodrigo Madeira no palco do Inova RS do South Summit Brasil falou um pouco mais sobre o que está rolando no mercado de inovação educacional brasileiro.

Só no ano passado, 20 bilhões de dólares foram investidos em EdTechs no mundo. E metade desse investimento, cerca de 10 bilhões, foi todo para a China.

Mas a China passou uma regulação que impede que negócios de educação tenham fins lucrativos, o que significa que boa parte do dinheiro que agora está na mesa está vindo para a América Latina.

Além desse fato, os painelistas falaram sobre tendências no mercado:

  • Crescer por Fusões e Aquisições é uma das melhores estratégias no mercado de educação, mas exige bastante capital.

  • É preciso pensar em novos processos educacionais, não só levar para o digital os processos já existentes.

  • A educação adulta vai ser cada vez mais digital, como vimos acontecer durante a pandemia.

  • A maioria das EdTechs são pequenas (6-10 funcionários) e muitas são fundadas por criadores de conteúdo.

E uma dica deixada foi: foque em um problema, defina uma prioridade e tenha consistência na operação.

Batalhas de startups

Desde o primeiro dia de evento, várias startups competiram com pitches em inglês para chegar na final que aconteceu no último dia de evento.

A Yours Bank, fundada por Felipe Diesel, foi a grande vencedora da competição. A startup oferece soluções financeiras para crianças com o objetivo de conectar famílias e aumentar a consciência financeira desde cedo.

Na cerimônia, a fundadora do South Summit, María Benjumea, agradeceu a todos e mostrou seu encantamento pelo evento no Brasil:

“Começamos em Madrid com 500 pessoas e tivemos 20 mil pessoas nesses três dias aqui. Todos abraçaram a causa, empresas, governos, startups.“

O perfil dos participantes

Fizemos uma pesquisa com 318 participantes do South Summit Brasil, e aqui está o que descobrimos sobre eles. A primeira pergunta foi para entender quantos deles eram empreendedores. A partir dela entendemos cada um desses públicos.

você é empreendedor?

Não pretendo empreender

Por qual motivo as pessoas não pretendem empreender?

não pretendo empreender

Pretendo empreender

E para quem está querendo empreender, o que falta e quanto estão dispostos a investir?

quando pensa em começar
capital

Já empreendo

Qual é o perfil dos empreendedores? Quais são seus maiores desafios? Vamos ver agora!

tipo de negócio
faturamento

O que os participantes estavam buscando no evento?

A maioria dos participantes foi ao evento em busca de criar conexões e para aprender mais sobre empreendedorismo e inovação.

participantes

O melhor momento para começar a sua startup

O mercado de inovação e startups não para de crescer no Brasil. Com recordes atrás de recordes de investimentos, agora é o melhor momento para tirar aquela sua ideia do papel.

E a 49 educação, a primeira Startup University do Brasil, pode te ajudar com isso. Mais de 1.000 empreendedores já tiveram as suas startups aceleradas aqui e agora é a sua vez.


Entre agora na página da nossa Startup University para conhecer melhor o programa e garantir a sua vaga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *