Pular para o conteúdo
Início » 8 tendências de startups para 2023

8 tendências de startups para 2023

Saiba o que esperar do cenário de tecnologia e inovação brasileiro e mundial este ano.

Não é novidade para ninguém que o mercado está em constante evolução, mas 2023 promete ser um ano emocionante para os empresários. 

Como a tecnologia continua se desenvolvendo em ritmo acelerado, muitas novas tendências estão surgindo e vão moldar a forma como as empresas iniciantes farão negócios nos próximos anos.

Ou seja, este é o momento de você ficar atualizado e preparar a sua startup para um mercado ainda mais competitivo.

3 tendências que vieram para ficar

Inteligência Artificial

Aqui no blog temos falado muito sobre soluções de IA e não é para menos. Afinal, um dos desenvolvimentos mais significativos para 2023 é a crescente prevalência da inteligência artificial (IA), tanto aquelas voltadas para o consumidor quanto para as empresas. 

A IA pode ajudar a automatizar tarefas corriqueiras, como consultas de atendimento ao cliente ou análise de dados, liberando recursos para que as empresas possam se concentrar em inovar mais rápido do que nunca. 

Além disso, as ferramentas de automação orientada por IA têm provado aumentar a eficiência e a lucratividade em múltiplos setores, tornando-os investimentos altamente atraentes para os empreendedores que buscam estar à frente da concorrência.

Trabalho Remoto

Após a pandemia da COVID-19, onde muitas empresas não viram outra alternativa para manter o trabalho, além do formato remoto, não podemos negar que esse modelo se manteve e se manterá em alta. 

Por muito tempo nem se falava sobre trabalho remoto e muitos gestores e colaboradores sequer imaginavam trabalhar dessa forma. 

Porém, depois de viver a experiência, podemos comprovar que quando feito da maneira correta, o trabalho remoto funciona e muito bem. 

Com mais empresas abraçando equipes distribuídas, há uma demanda crescente por ferramentas de colaboração baseadas em nuvem como Slack ou Zoom que permitem que funcionários de diferentes locais ao redor do mundo permaneçam conectados enquanto trabalham. 

Esta mudança também abre oportunidades para startups especializadas em soluções de infra-estrutura remota. Bem como para aqueles que desenvolvem formas inovadoras de rastrear métricas de produtividade,  quando os membros da equipe estão geograficamente dispersos, por exemplo.

Sustentabilidade

Finalmente, a sustentabilidade tornou-se um fator importante na forma como as empresas operam hoje e esta tendência não mostra sinais de desaceleração. 

Os consumidores esperam agora que as empresas com as quais se comprometem priorizem a responsabilidade ambiental através de iniciativas como a redução de resíduos ou a utilização de fontes renováveis de energia sempre que possível. 

Portanto, é algo que as empresas iniciantes devem levar em consideração se quiserem que seus produtos e serviços permaneçam competitivos ao longo do tempo. 

Ao investir em práticas sustentáveis desde cedo, as startups podem não apenas criar mudanças significativas, mas também ganhar uma vantagem sobre os concorrentes que não priorizam estas questões.

5 principais tendências de startups para este ano

O site Glimpse rastreia todos os tópicos da Internet para identificar tendências crescentes. 

Esse rastreio é feito por meio do acompanhamento de tópicos que estão em crescimento em sites como Google, TikTok, Instagram, Reddit, Twitter, YouTube e Amazon.

No site da Glimpse é possível acessar relatórios de vários temas, incluindo startup. 

Nós avaliamos alguns mercados que estão em crescimento e as empresas que são destaque em cada um deles.

Startup de Impressão 3D

Este é o primeiro resultado no relatório gerado pela Glimpse, startups que trabalham com impressão 3D. E não é à toa, segundo dados do Departamento de Pesquisa da Statista, o crescimento desse setor promete ser de 17% ao ano. 

Startups destaque: 

1) Flsun: A Flsun é uma empresa chinesa de impressão 3D que produz impressoras 3D de mesa. A empresa é conhecida por suas impressoras de baixo custo e alta qualidade e se tornou uma das principais empresas de impressão 3D do mundo. Flsun cresceu 163% no ano passado, em comparação com o ano anterior.

2) Redefine Meat: Redefine Meat é uma empresa que trabalha para criar carne alternativa a partir de proteínas vegetais usando impressão 3D. O produto final é uma carne impressa em 3D à base de plantas que, segundo se diz, tem gosto de carne real. A empresa espera oferecer uma opção mais sustentável e ecológica para produtos de carne.

3) RatRig: A RatRig é uma startup portuguesa que fornece uma ampla variedade de hardware e peças modulares para criadores, fabricantes, amadores e profissionais. A empresa oferece sistemas de gabinetes modulares, hardware, peças e kits para criadores construírem suas próprias impressoras 3D e máquinas CNC.

AgroTech

Agricultura também é um tópico que aparece nos resultados de crescimento do relatório. No Brasil, esse é um dos setores que mais contribui para o crescimento do PIB nacional e que responde por 21% da soma de todas as riquezas produzidas, segundo dados da Embrapa. 

Startups destaque: 

1) eFishery: A eFishery é uma startup indonésia especializada em tecnologias de aquicultura. A startup oferece um alimentador inteligente para peixes e camarões chamado eFeeder, que otimiza a eficiência alimentar e aumenta o rendimento. Também oferece um mercado online chamado eFresh, que conecta agricultores a compradores.

2) AcreTrader: AcreTrader é uma plataforma de investimento imobiliário em terras agrícolas que permite aos usuários comprar, vender ou arrendar fazendas, plantações e pomares nos Estados Unidos. O site oferece uma plataforma simples e segura para proprietários de fazendas e investidores.

3) DeHaat: A DeHaat é uma startup da Índia que utiliza a IA para transformar o setor agrícola. A startup oferece uma ampla gama de serviços agrícolas, incluindo inteligência agrícola, testes de solo, previsão de rendimento, gerenciamento da cadeia de suprimentos e muito mais.

EdTech

Não poderíamos deixar de trazer aqui um relatório com os destaques mundiais no setor de EdTech. Afinal, estamos nesse ramo e acompanhar o crescimento de outras startups do mesmo mercado é indispensável para qualquer empreendedor. 

Startups destaque: 

1) Coding Ninjas: A Coding Ninjas é uma empresa indiana de edtech e plataforma de e-learning para educação em codificação. A plataforma oferece cursos como Java, Python, Ruby, Data Science, Machine Learning e outros cursos de programação.

2) Henry Harvin: Henry Harvin é uma empresa indiana de edtech que oferece cursos online e offline sobre desenvolvimento profissional, criatividade e produtividade. A empresa também oferece soluções de treinamento, serviços de consultoria e outras soluções educacionais.


3) StudySmarter: A StudySmarter é uma empresa alemã de edtech que oferece um aplicativo de aprendizagem e recursos online que fornece aos alunos guias de estudo, dicas, conselhos e ferramentas de aprendizagem.

Startups de IA

Já que falamos sobre o assunto aqui no artigo, nada mais justo do que trazer os dados do relatório da Glimpse sobre o mercado mundial de inteligência artificial. 

Startups destaque: 

1) Rytr: A Rytr é uma startup de IA em rápido crescimento que oferece uma ferramenta de escrita que ajuda os usuários a criar conteúdo exclusivo e de alta qualidade usando inteligência artificial. A ferramenta apresenta vários idiomas, modelos de conteúdo e estruturas de redação para melhorar a qualidade do conteúdo.

2) OpenAI: A OpenAI é uma empresa de pesquisa focada em inteligência artificial. A empresa foi fundada em dezembro de 2015 por Jack Hughes, Elon Musk, Greg Brockman e outros empreendedores. O objetivo da OpenAI é promover a inteligência digital da maneira mais provável para beneficiar a humanidade como um todo

3) Copy AI: A Copy AI é uma startup sediada nos Estados Unidos que oferece uma ferramenta de redação baseada em IA. A ferramenta ajuda os profissionais a escrever blogs mais rapidamente, criar textos de anúncios com maior conversão e e-mails mais envolventes, aproveitando a inteligência artificial.

Medtech

Segundo dados do Sebrae, o Brasil é o país com o maior mercado de saúde da América Latina, com mais de US$42 bilhões de gastos com saúde privada por ano. Em 2021, os investimentos em healthtechs, por exemplo, superou a marca de R$ 600 milhões. 

Startups destaque: 

1) Kindbody: A Kindbody é uma empresa de saúde feminina que fornece serviços de fertilidade e bem-estar. A empresa oferece congelamento de óvulos, fertilização in vitro, terapia hormonal e outros serviços para ajudar as mulheres a manter sua fertilidade e saúde.

2) Hinge Health: A Hinge Health é uma empresa que cria produtos e serviços que visam melhorar a saúde musculoesquelética e tratar dores nas articulações e nas costas. Os produtos e serviços da empresa incluem uma clínica virtual de fisioterapia, dispositivos vestíveis, planos de exercícios personalizados e uma comunidade de defensores da saúde musculoesquelética.

3) AdaptHealth: AdaptHealth é uma empresa de assistência médica com sede nos EUA que oferece equipamentos e suprimentos médicos domésticos de serviço completo. A empresa oferece produtos e serviços desde monitores de frequência cardíaca até concentradores portáteis de oxigênio.

Acesse o relatório completo

Como empreendedor ou empreendedora, é muito importante que você esteja sempre atualizado sobre o cenário de tendências, seja no seu ramo ou nos demais. 

Acompanhar o mercado é uma forma de tirar insights ou até mesmo hacks de crescimento que podem também ser aplicados na sua startup. 

As empresas que citamos aqui são somente algumas que aparecem no relatório da Glimpse. O material completo pode ser acessado clicando AQUI e vale uma leitura aprofundada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *