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O que está acontecendo com o financiamento Seed e Series A nos EUA

homem sentado em seu computador com os países em volta dele

Quando o financiamento de risco começou a diminuir após um ano de grande sucesso em 2021, o financiamento inicial (seed) e em estágio inicial (early-stage) foi relativamente pouco afetado. Na verdade, os investimentos Seed e Series A cresceram globalmente no segundo trimestre de 2022, mesmo com o investimento em risco geral caindo drasticamente.

Isso não é mais o caso.

Leia também: 10 tipos de investimento em startups.

Mas para entender o cenário global e como isso impacta o empreendedorismo brasileiro, precisamos nos atualizar sobre o que está acontecendo no mercado americado. Marlize van Romburgh, jornalista de negócios e tecnologia da Crunchbase, trouxe em seu último artigo um overview dos principais acontecimentos nos Estados Unidos da América (EUA) e a seguir, trago a síntese. Vamos lá!

Seed começa a cair nos EUA

O investimento inicial e anjo em startups dos EUA caiu 45% ano a ano no primeiro trimestre de 2023, para US$ 3,1 bilhões, mostram dados da Crunchbase. Esse é o valor trimestral mais baixo desde o quarto trimestre de 2020.

Uma análise dos dados do Crunchbase mostra que o tamanho típico de uma rodada Seed também diminuiu. Depois de atingir o pico em 2022 em US$ 2,5 milhões, a rodada média de investimetno Seed dos EUA caiu para US$ 2,3 milhões no primeiro trimestre de 2023 . A média caiu ligeiramente de US$ 3,7 milhões para US$ 3,6 milhões.

É claro que ainda está muito acima do que eram esses tamanhos de negócios há menos de uma década. Em 2014, a média e a mediana eram ambas inferiores a US$ 1 milhão.

Série A e seus tombos nos EUA

A Série A também está sofrendo. Os dados da Crunchbase mostram que o investimento da Série A em startups com sede nos EUA caiu por cinco trimestres consecutivos, diminuindo de US$ 14,5 bilhões no quarto trimestre de 2021 para US$ 5,7 bilhões no último trimestre.

Os tamanhos redondos da Série A também caíram. A média da Série A para uma startup dos EUA foi de US$ 12 milhões no último trimestre – uma queda de US$ 2 milhões em comparação com a média de 2022. O tamanho médio dos negócios caiu de US$ 19,1 milhões em 2022 e 2021 para US$ 18,7 milhões no último trimestre.

Ainda assim, os negócios típicos da Série A do último trimestre dobraram ou triplicaram seu tamanho em 2014.

E alguns cheques maciços da Série A foram para startups de biotecnologia e empresas no espaço de inteligência artificial em brasa este ano.

A Paradigm, uma plataforma de ensaios clínicos, levantou uma rodada da Série A de US$ 203 milhões no último trimestre. A Cargo Therapeutics , uma empresa de biotecnologia que trabalha com tratamentos contra o câncer, levantou US$ 200 milhões.

Em IA, o concorrente do ChatGPT, Character.ai, arrecadou US$ 150 milhões em uma rodada liderada por Andreessen Horowitz , que o colocou no The Crunchbase Unicorn Board.

Veja agora: Early Stage – tudo que você precisa saber sobre a fase inicial de uma startup.

Os investidores procuram mais do que boas ideias

Mas, no geral, o ambiente de financiamento para estágios iniciais é mais difícil do que costumava ser.

“As ideias não são tão financiáveis como costumavam ser”, disse Steve Lehman, presidente da plataforma de networking e habilidades para empreendedores CoFoundersLab, recentemente ao Crunchbase News. “Claro, acho que os investidores, especialmente Seed a Série A, estão procurando algo um pouco mais tangível, onde as rodas já estejam no ônibus. Não precisa necessariamente estar rolando na estrada ainda, mas tem que ter um bom impulso com propostas de valor únicas.”

Para mim, como mentor e investidor, os investidores estão buscando muito mais do que boas ideias. Mesmo que os financiamentos para estágios iniciais esteja mais difícil no mercado americado, acredito que isso pode ser uma oportunidade para os empreendedores se concentrarem em criar algo realmente único e valioso. E, principalmente, o momento para se destacar no mercado.

É importante que as startups tenham uma visão clara e um plano sólido para alcançar seus objetivos, além de um SUPER FOUNDER com conhecimento e visão de Growth Rate, Via do EXIT e Fundraising. Com esses elementos, as startups podem superar os desafios e atrair investidores que acreditam em seu potencial de crescimento.

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