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Como resolver conflitos entre fundadores e evitar prejuízos para a startup

Imagem de duas pessoas em uma pose fechada, uma com camisa azul e cabelo trançado, e outra com um traje formal, transmitem uma sensação de seriedade e profissionalismo.

Ser founder de startup requer, entre muitas coisas, boa capacidade de relacionamento e bastante inteligência emocional. Por isso, quando há conflitos entre os fundadores é fundamental saber resolver rapidamente, para que não afete o futuro da empresa e a relação nos negócios. 

Se você quer dicas sobre os meios de resolução de conflitos mais apropriados para essas situações, vem com a gente que te explicamos tudo em detalhes. Lembre-se: resolver brigas pode ser um grande passo para evitar prejuízos na startup. 

Conflitos são comuns. Não resolvê-los não é

Os conflitos entre sócios acabam sendo mais comuns do que muita gente pensa. Às vezes, eles acabam sendo inevitáveis, devido ao embate de ideias diferentes e a vontade de tomar decisões por caminhos que não são os mesmos. 

Dois homens em trajes formais competindo em um puxão de corda, simbolizando rivalidade e competição. A imagem destaca um fundo azul e uma fita vermelha no centro.
O conflito entre founder de startup é prejudicial para todos

O problema nisso tudo não é discordar, mas ignorar ou lidar mal com o conflito. Quando não resolvidos, esses atritos podem prejudicar decisões estratégicas, a cultura do time e até inviabilizar o negócio.

Ou seja, os fundadores de startup devem ser os primeiros a quererem resolver os problemas conflitantes entre eles. Afinal, são exemplo para o resto da empresa, e tudo o que fazem ecoa para os outros funcionários. 

Como resolver conflitos entre founder da startup

É claro que não existe uma fórmula mágica de resolução de conflitos. Até porque os fundadores são seres humanos pensantes, e cada pessoa é diferente uma da outra. No entanto, é possível tentar seguir alguns conceitos que vão ajudar nesses momentos de tensão na equipe. 

O primeiro deles e que gostaríamos de ressaltar é ter tudo documentado a respeito das responsabilidades de cada fundador na empresa. Além disso, uma conversa prévia, antes de firmar a sociedade, alinhando objetivos e valores pode diminuir as chances de conflitos entre essas pessoas que estão à frente da startup. 

Agora, separamos outros pontos importantes que ajudarão os fundadores a evitarem brigas e conflitos na startup.

Entender as causas mais comuns dos conflitos

Para resolver um problema, não adianta só acabar com ele naquele momento. Se é algo que se repete muito, é preciso identificar as causas mais comuns desses conflitos entre founder de startup. Os motivos principais podem ser:

  • Falta de comunicação clara
  • Expectativas desalinhadas sobre dedicação, papel ou remuneração
  • Diferenças de visão sobre o futuro da empresa
  • Estresse relacionado a metas, investimentos ou caixa

Encontre o problema e trate-o em sua raiz. 

Tenham um espaço aberto e seguro para conversas difíceis

Conversas difíceis precisam acontecer e elas são necessárias em diversos momentos da liderança de uma startup. Para ter um espaço aberto e seguro, é preciso ser transparente e não agir por impulso, no calor do momento. 

Tenham reuniões estruturadas, estabeleçam um código de conduta entre vocês, founder de startup, e usem comunicação verbal não violenta: foco em fatos e sentimentos, não acusações. Vocês são seres humanos e não máquinas. 

Se necessário, peçam uma terceira opinião

Alguém que enxergue a situação de fora pode fazer a diferença para promover a resolução desse conflito. Até porque, quem está envolvido no problema, pode não enxergar com clareza qual a melhor solução. 

Essas pessoas podem ser mentores, conselheiros ou facilitadores que podem ajudar a destravar conflitos. Em situações mais graves, considerem mediação profissional ou jurídica.

Alinhe visão e prioridades com frequência

Tenham reuniões de alinhamento mensal ou trimestral, reavaliação conjunta de metas, produto e posicionamento, façam revisão do que está funcionando ou não na dinâmica da liderança.

Assim, será possível encontrar o que está incomodando ambos os lados, o que precisa melhorar e o que tem dado certo. Isso vale para as coisas da startup e também para o relacionamento entre os founders

Por fim, tenham um plano de saída

Exit strategy clara ajuda a evitar decisões emocionais. Ter cláusulas de buyout ou dissolução bem definidas protege ambas as partes e a empresa, fazendo com que as decisões fluam melhor. Evitando também possíveis conflitos. 

Entenda os conflitos para resolvê-los: isso é ser um founder de startup

Entre todas as atribuições de um founder de startup, há as tarefas de gerenciamento de conflitos. Mesmo que não perceba isso faz parte do dia a dia e é necessário ter uma estratégia para combater e ajustar essas situações. 

Conflitos são inevitáveis, mas prejuízos não precisam ser. A startup cresce quando os fundadores crescem juntos — ou quando aprendem a lidar com as diferenças com maturidade. Investir em uma boa relação entre sócios é investir no futuro do negócio.

E saiba também avaliar seus possíveis sócios antes de concluir a sociedade. Assim, é possível evitar problemas futuros ou de longo prazo. 

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Imagem representando a conexão entre duas mãos, simbolizando união e conexão humana. A mão à esquerda é feminina e a mão à direita é masculina, ambas se tocando.
Apontar os erros não ajuda em nada os founders de startup


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