O mundo se transforma e a educação precisa seguir no mesmo ritmo para acompanhar as mudanças no processo de ensino e aprendizagem.
A metodologia ativa é uma alternativa para os meios tradicionais de educação que coloca o aluno como agente ativo na sua aprendizagem.
Antigamente as escolas e universidades eram o principal (se não o único) meio de buscar conhecimento. Mas com a chegada da internet e a facilidade em encontrar informações, os ambientes tradicionais precisam se renovar para não se tornarem obsoletos.
Os professores continuam sendo a principal fonte de informação real e verídica, mas os processos de ensino se modificam para que o aluno saiba como buscar conhecimento também fora da sala de aula.
O que você vai aprender:
O que é Metodologia Ativa
Metodologia ativa é um conceito de ensino que coloca o aluno como protagonista no seu processo de aprendizado.
Essa ideia parte do princípio de que cada vez mais vivemos em um mundo conectado e a sala de aula compete a todo tempo com o universo infinito que existe dentro dos smartphones, redes sociais e internet.
Portanto, as técnicas de ensino precisaram se reformular para acompanhar o avanço e ser capaz de prender a atenção dos alunos, que passou a ser cada vez mais concorrida.
Podemos dizer que a pandemia da COVID-19 ajudou a acelerar esse processo. Quando o mundo todo passou a ter aulas de forma online, foi preciso encontrar opções que mantivessem os alunos engajados. Afinal, ficar horas em frente ao computador ouvindo o professor falar pode ser bem cansativo.
Nesse cenário, a metodologia ativa é uma forma de tirar o aluno do papel de ouvinte passivo e colocá-lo em ação por meio de jogos, aplicativos, projetos e demais atividades práticas que estimulem a participação dele na aprendizagem.
Método Tradicional e Metodologia Ativa
Por muito tempo as escolas e universidades se pautaram em um modelo de ensino que tinha o professor no maior nível hierárquico dentro de uma sala de aula.
Ou seja, o professor ministrava sua aula, os alunos ouviam fazendo anotações, quando não estavam distraídos com outra coisa.
Normalmente isso era feito por meio de conteúdos padronizados e a aprendizagem dos alunos era metrificada por meio de provas e avaliações que também seguiam determinados padrões.
Porém, esse modelo tradicional não abria muitas possibilidades de troca entre o professor e os alunos. Além de não considerar as vivências particulares de cada um que poderia também somar no processo de ensino.
Na metodologia ativa, o professor desempenha o papel de guia que direciona o aluno, mas permite que ele faça descobertas e assimilação por conta própria.
O aluno se torna então agente ativo do seu aprendizado o que o instiga cada vez mais a buscar conhecimento além da sala de aula.
Quais os benefícios da Metodologia Ativa
Podemos dizer que o principal objetivo da metodologia ativa é formar cidadãos mais preparados para os desafios reais do mercado e da vida em sociedade.
Ir além do conteúdo pronto e preestabelecido é instigar no aluno a vontade de aprender também fora das quatro paredes da escola ou universidade.
Essa talvez seja a maior vantagem desse modelo de ensino, mas existem vários outros benefícios ao aplicar a metodologia ativa.
Aumenta a interação do aluno
Nessa metodologia, as atividades demandam a participação ativa dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Ou seja, para acompanhar os conteúdos, ele precisa interagir seja falando, pesquisando, escrevendo ou projetando.
Melhora a retenção do conteúdo
Justamente pelo aluno precisar interagir e se envolver com a matéria, ele assimila de forma mais fácil os conteúdos. Em aulas onde o professor passa a maior parte do tempo falando, é comum que os alunos se distraiam. Portanto, com uma metodologia ativa, o aluno consegue assimilar mais facilmente os aprendizados por ser parte dele.
Desenvolve a autonomia
As atividades exigem que a teoria seja colocada em prática, instigando o aluno a ir atrás de novos conhecimentos e enfrentar situações próximas da realidade. Esse movimento ajuda a treinar o aluno para situações reais do dia a dia.
Oferece maior flexibilidade de atividades
Para o professor, a metodologia ativa oferece diversas opções de atividades, indo além da tradicional aula expositiva.
Como aplicamos a Metodologia Ativa na 49 educação
Quando a 49 educação nasceu, nosso objetivo era transformar a educação empreendedora no Brasil, por acreditarmos que o modelo tradicional não estava alinhado à realidade que muitos empreendedores vivem.
Com aulas online e ao vivo, frameworks e mentorias com profissionais do mercado, nossos alunos participam de forma ativa em todas as etapas de construção dos seus negócios e projetos.
A Startup University é a primeira universidade de startups do país e estamos revolucionando o ecossistema de inovação entregando ao mercado empreendedores e empresas mais bem estruturadas e prontas para enfrentar os desafios reais.
Para conhecer a Startup University e saber como transformamos a educação empreendedora, CLIQUE AQUI.
Perguntas frequentes
O que é metodologia ativa?
Metodologia ativa é um conceito de ensino que coloca o aluno como protagonista no seu processo de aprendizado. É uma forma de tirar o aluno do papel de ouvinte passivo e colocá-lo em ação por meio de jogos, aplicativos, projetos e demais atividades práticas que estimulem a participação dele na aprendizagem.
Qual a diferença entre a metodologia tradicional e a metodologia ativa?
Na metodologia tradicional, o professor estava no maior nível hierárquico dentro de uma sala de aula. Ou seja, ele ministrava sua aula e os alunos ouviam fazendo anotações. Na metodologia ativa, o professor desempenha o papel de guia que direciona o aluno, mas permite que ele faça descobertas e assimilação por conta própria.
Quais os benefícios da metodologia ativa?
Dentre alguns dos benefícios dessa metodologia está o aumento da interação do aluno, a melhora na retenção do conteúdo, o desenvolvimento da autonomia e a maior flexibilidade de atividades.
Pingback: Ecossistema de Startups: Vantagens de um Ambiente Completo - 49 educação