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Empreende Brazil: insights do maior evento de Empreendedorismo da América Latina

Um dia todo dedicado para falar sobre negócios, fazer networking e movimentar o cenário empreendedor brasileiro.

Mesmo com o tempo frio e nublado, a Ilha do Silício ficou pequena para receber os empreendedores de peso que participaram da edição 2022 do Empreende Brazil Conference. 

O evento aconteceu no Hard Rock Live na Grande Florianópolis dia 28 de maio e contou com 16 horas de palestras e um público de mais de 6 mil pessoas de diversos estados. 

É claro que nós marcamos presença e vamos te contar tudo que há de mais inovador no nicho empreendedor e os melhores insights que tiramos.

Empreende Brazil 2022

O que você vai aprender:

Os segredos dos unicórnios

Nesta edição do Empreende Brazil, a 49 educação fez presença dupla. Além de nosso stand, também estávamos em um palco exclusivo para falar sobre tecnologia, inovação e claro, startups.

stand da 49 educação no empreende brazil

O CEO Leandro Piazza e o CTO Leonardo Burtet ministraram a palestra “Os segredos do unicórnios”, abordando principalmente a metodologia do 1 problema, 1 solução, 1 geografia, 1 canal de aquisição e 1 canal de vendas. 

Também explicamos a diferença entre escalar (crescer receita com pouco ou zero crescimento de custos) e escalonar (cresce receita junto com custos). 

Além disso, falamos sobre o winter is coming e como o mercado de Venture Capital está começando a mudar a visão para negócios mais sustentáveis e que geram caixa.

Metaverso

Flávio Machado é CEO da Pixit, uma agência de comunicação e inovação e criadora de metaversos, um tópico que está cada vez mais em alta no universo digital. 

O CEO é um dos maiores especialistas no assunto do país e em sua palestra ele mostrou a adoção da tecnologia e como o nível de engajamento de uma pessoa dentro de metaverso pode ser até 15x maior do que em qualquer outra rede social. 

Aqui no blog você pode ler um artigo completo sobre metaverso e entender a fundo como funciona a dinâmica desse novo mundo. 

Mulheres em tecnologia

O tema da palestra ministrada por Flávia Rosário, teve como foco os desafios e aprendizados que ela colecionou durante o tempo em que trabalhou como Marketing Manager no Google, Head de Marketing na Waze, além de seu atual cargo de Chief Marketing Officer na Cora.

Cora é uma fintech de conta digital PJ gratuita, feita para facilitar a rotina de quem empreende. 

Um dos momento mais legais da palestra foi quando Flávia abriu o microfone para tirar dúvidas do público e questões como “porque ainda há poucas mulheres no mercado de tecnologia” foram levantadas e debatidas.

Erros e acertos de uma startup

O primeiro painel do dia já começou falando sobre os erros e acertos cometidos por startups. Como participantes estavam Daniele Amaro, CEO da Paytrack, plataforma para gestão de viagens, reembolsos e despesas corporativas e Marcos Arante, founder da Equilibrium, plataforma de orquestração logística. 

Como mediador, estava Daniel Collaço, Diretor de Fundos de Investimentos da ADVB/SC e CEO da Abstrato.co, empresa que realiza consultoria para negócios, design para marcas e estratégias de marketing.

Durante a conversa, foram debatidos pontos como validação de produto e validação de problema, definição do cliente, dificuldades em ouvir o mercado, querer entregar o produto perfeito, flexibilidade para pivotar, dificuldades de manter o time alinhado com a cultura e o problema de gastar demais.

Web3

Ricardo Zago da Avalon Blockchain, uma empresa que analisa, desenvolve e testa produtos e serviços com base na tecnologia blockchain, falou sobre a Web3, cripto e claro, blockchain. 

O blockchain é um grande banco de dados que registra as transações de usuários feitas por meio de criptomoedas. 

Já a Web3 ou World Wide Web 3.0 se refere à próxima fase da internet. Ela é construída sobre o conceito de uma arquitetura descentralizada que pretende devolver o controle dos dados aos usuários e não mais concentrá-lo na mão de grandes plataformas de tecnologia, como Apple, Facebook, Google e Microsoft.

Essa descentralização será possível justamente por meio do blockchain. 

Zago trouxe de forma muito clara conceitos complexos de como funcionará a evolução da internet. Além de falar sobre o funcionamento das cadeias de blocos das criptomoedas, NFTs e DAOs, uma Organização Autônoma Descentralizada. 

Do Zero ao Exit

O segundo painel e o com o maior valuation de toda a trilha, trouxe o tema “Do Zero ao Exit”. Para falar sobre o assunto, participaram Fabio Nunes, founder da Equilibrium, startup vendida para o grupo O Boticário, e Tiago Vailati, founder da Hiper, vendida para a Linx por R$50 milhões. 

Como mediador, Marcelo Wolowski, sócio da Invisto, uma das maiores casas de investimento do país. 

A Hiper é um sistema de gestão para micro e pequeno varejista fundada em 2012 e foi vendida em 2020 para a maior empresa de softwares de gestão da América Latina, A Linx. 

A conversa teve como foco os principais desafios das startups no momento do fundraising. Você pode conferir mais sobre o tema no nosso artigo sobre Super Founders onde falamos sobre fundraising e os principais canais para captação de investimentos. 

Porque a maioria das startups não dão lucro

Na quinta palestra do dia, João Selarim, sócio do Empreende Brazil e fundador da Total Voice explicou como funciona a lógica de crescimento das startups e porque a maioria não dá lucro. 

A Total Voice é uma startup que desenvolve uma API de comunicação de voz e texto e foi vendida para a Zenvia, plataforma de Inteligências Naturais (Humanas) e Artificiais (Tecnológicas).

Selarim falou principalmente sobre a curva J de crescimento das startups. 

O termo ficou conhecido pelo executivo americano Howard Love que descreve os seis passos para o sucesso empresarial que devem ser percorridos pelas empresas para construção de valor. As seis fases são:

  • Criação: validar a ideia principal com os possíveis consumidores
  • Lançamento: colocar o produto no mercado
  • Ajuste: ajustar tudo o que for necessário tanto no produto quanto no plano de negócios
  • Modelo: criar os modelos internos com foco em otimizar processos, aumentar o fluxo de caixa e reduzir os custos
  • Escala: etapa para captação de recursos financeiros para aumentar o número de colaboradores, fazer melhorias tecnológicas e programar uma expansão geográfica 
  • Colheita: última etapa onde a startup se torna mais rentável

Quando traçamos um gráfico comparando a geração de caixa e o tempo de vida de uma startup, o resultado é uma curva em formato de J. 

As quatro primeiras fases formam a base da letra, momento onde a maioria das startups não sobrevivem e vão para o vale da morte. E as duas últimas fases formam a vertical do J, representando o crescimento e sucesso da organização. 

Uma aula sobre startups

Para finalizar o Empreende Brazil 2022, a palestra do maior investidor-anjo do Brasil, João Kepler, que é também CEO da Bossanova Investimentos, empresa que já fez aportes em mais de 1000 startups. 

A palestra foi uma verdadeira aula sobre startups, com dicas de como encontrar um problema de mercado, escalar e captar investimentos. Foi uma junção de tudo o que vimos ao longo do dia com plateia lotada, muito conteúdo e também boas risadas.

Pesquisa de público

Durante o dia, nossa equipe da 49 educação entrevistou 178 pessoas para entender o perfil do público que participou do evento. 

Mais de 77% do público é empreendedor há mais de um ano. 

pesquisa sobre perfil do público
pesquisa sobre o tempo de empreendimento

Dos empreendedores, 34% eram fundadores de startups.

Dados da pesquisa feita no Empreende Brazil

No que diz respeito ao maior desafio enfrentado pelos empreendedores, destaca-se o de escalar as vendas.

Dados de pesquisa feita no Empreende Brazil

A principal base de faturamento anual está em torno de R$500 mil e R$1 milhão.

Já aqueles que responderam que não são empreendedores e não pretendem empreender, responderam que o principal motivo para essa decisão é porque preferem ser colaboradores de uma empresa e não donos. 

Dados de pesquisa realizada no Empreende Brazil

Os que responderam que pretendem empreender, gostariam de começar em um prazo de mais de 12 meses e que a principal dificuldade para começar o próprio negócio é não ter uma ideia bem definida. 

dados de pesquisa feita no Empreende Brazil
Dados de pesquisa feita no Empreende Brazil

Motivação para participar do Empreende Brazil

O que motivou cada um dos respondentes a participarem do Empreende Brazil 2022 foi principalmente para fazer networking. 

dados de pesquisa feita no Empreende Brazil

Para quem empreende ou para quem quer começar

Ter uma ideia bem definida é a maior dificuldade para quem busca empreender hoje em dia. Ao mesmo tempo, inovar no próprio negócio pode ser difícil até mesmo para grandes empresas. 

Na Startup University, a primeira universidade de startups do Brasil, ensinamos na prática como validar uma ideia para quem busca tirar um negócio do papel e como inovar em um negócio que já está em pleno funcionamento. 

Acesse a página da Startup University e conheça nosso programa de aceleração para decolar sua startup ainda este ano.  

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