Quando falamos em máquina de vendas para startup pensamos em um modelo, sistema ou padrão feito para vender de forma escalável dentro da empresa. Mas o que isso quer dizer?
Ser escalável dentro do processo de venda quer dizer que é necessário ter um sistema que atraia e mantenha os clientes dentro do negócio. Tudo isso pensando em lucratividade e previsibilidade.

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Diferenças entre máquinas de vendas para startups e empresas consolidadas
Gerar vendas já é um desafio para startup, principalmente quando são novas no mercado, e ainda mais focar em ter vendas escaláveis. Para empresas consolidadas, isso também pode ser uma dificuldade, mas é levada de outra forma dentro dos negócios.
Uma empresa consolidada no mercado tem mais estabilidade do que uma startup, que passa por muitas incertezas. Para as mais novas, o foco pode ser manter a previsibilidade e conseguir levar o negócio até o sucesso. Estabelecimentos e serviços que já são conhecidos podem ter esse critério nas mãos, focando somente na lucratividade.
Para as startups, o melhor caminho pode ser a estabilidade vertical, focando dentro do seu nicho de atuação, enquanto que as empresas tradicionais podem se preocupar com a estabilidade horizontal, para fortalecimento de marca.
Por que startups precisam de uma máquina de vendas?
Essa é uma das técnicas para startups que podem fazer muita diferença, especialmente no estágio inicial do negócio. Quando você consegue fazer vendas escaláveis, o seu custo não sobe junto, tendo somente lucro. Ou seja, uma máquina de vender bem estruturada pode ser o caminho para o sucesso.
Além disso, entre os principais benefícios para startups podemos destacar:
- Áreas integradas e trabalhando juntas para alcançar os resultados. Isso pode incluir a equipe de marketing, comercial e vendas;
- É possível consolidar a marca com mais facilidade, investindo em reconhecimento dela por meio das vendas;
- Aumento do retorno sobre o investimento é significativo para a startup;
- O tempo para conquistar um cliente diminui, ajudando a ter mais chances de vender.
Esses são alguns dos benefícios que manter uma máquina de vendas escaláveis pode trazer ao seu negócio. Além deles, podemos ressaltar também o fortalecimento da cultura organizacional, retenção de talentos e a melhora constante do seu negócio em todos os âmbitos.
Os componentes essenciais de uma máquina de vendas para startups
Mas como fazer vendas escaláveis com uma máquina bem construída? Existem algumas ferramentas e processos que são fundamentais para conseguir estruturar tudo isso e garantir os resultados esperados.
Ferramentas indispensáveis
Como dissemos, as equipes precisam estar alinhadas nesse processo, então, uma forma de conseguir fazer todos enxergarem as informações e colocarem cada coisa no seu lugar é utilizando ferramentas.

Alguns exemplos são ferramentas específicas de CRM, como RD Station ou Hubspot, e que proporcionam automação de marketing para acompanhar e nutrir o funil de vendas. Outro ponto fundamental é acompanhar os dados e os resultados, para isso, existe o Analytics e outras plataformas que podem auxiliar bastante.
Alinhamento da equipe
Com todas as ferramentas à disposição e funcionando, é importante ter as equipes alinhadas, tanto para trabalharem juntas como para conhecerem metas e resultados esperados.
É válido lembrar que a equipe de vendas deve ser preparada para o pré e também para o pós-vendas, assim seus clientes terão a atenção esperada em todo o processo.
Passo a passo para criar uma máquina de vendas para startup
Agora que você já sabe o que precisa para criar uma máquina de vendas, chegou a hora de conhecer um passo a passo que pode ajudar você nessa jornada. Confira cada etapa.
Comece pelo público-alvo
Definir o público-alvo é direcionar os seus esforços para as pessoas certas e que vão querer o seu produto ou serviço. A partir disso, você deve entender a jornada dos clientes e em qual etapa cada um deles está: fase de consideração, aprendizado, busca, compra, etc.
Estruture funis de vendas
A jornada de compra é meio caminho andado para montar o seu funil de vendas e as suas formas de comunicação com o público: atração, conversão e retenção. Com tudo bem estruturado, você conversa com o seu público da forma certa e como ele precisa naquele momento.
Deixe as ferramentas funcionando
Configure todas as suas ferramentas de CRM e automação para que elas estejam funcionando e de acordo com o que foi planejado pelas equipes de vendas e de marketing.
Treine e acompanhe
A melhor forma de preparar a sua equipe e esperar vendas rápidas é treinando-a. Então, deixe claro o que espera de cada pessoa e explique muito bem os processos. Afinal, para cobrar resultados é preciso ensiná-los previamente e deixar tudo esclarecido.
Evite erros na sua máquina de vendas para startup
Um ponto importante para evitar erros na sua startup com vendas é manter o foco na sua estratégia e também no que o cliente quer. Faça investimentos e planejamentos estratégicos, para que os resultados sejam os esperados ou, pelo menos, próximos a eles.
Uma boa equipe faz toda a diferença, por isso, invista em mão de obra boa, e que te ajude a organizar a sua máquina de vendas para startups e gerar vendas escaláveis.

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