Conhecer os tipos de pitch deck é fundamental para que você consiga escolher a melhor maneira de criar o seu e apresentar a sua startup para investidores. Dessa forma, com o modelo certo, as chances de conseguir alavancar o seu negócio aumentam.
Pensando nisso, o blog da 49 trouxe em detalhes os principais tipos de pitch deck e como você pode aproveitar as características de cada um para expor o seu negócio da melhor forma.
Queremos ajudar sua startup a decolar muito bem estruturada e com os melhores investimentos. Então, embarque nessa jornada e descubra tudo sobre quais os tipos de pitch existem.
A importância de um pitch bem estruturado
Antes de entrarmos de fato na parte dos tipos de pitch, é importante você entender porque é fundamental construir uma apresentação bem estruturada para conquistar os investidores. Afinal, é por meio desse conteúdo que você poderá apresentar os detalhes, as métricas, a equipe, etc. tudo sobre a sua empresa.

Veja bem, um investidor busca algo em que ele possa ver uma chance de retorno lucrativo para investir. Então, é nessa apresentação que a startup tem a chance de demonstrar isso, colocando informações que realmente importam para ele.
Por todas essas razões, é fundamental estruturar muito bem o pitch deck para investidores e conseguir conquistá-los, demonstrando o potencial da sua empresa.
Os principais tipos de pitch e quando usá-los
Existem alguns tipos de pitch e você deve ter todos eles na ponta de língua. É muito importante adaptar sua apresentação, seja ele de um, três, dez ou 40 minutos, para que ela consiga transmitir o que você deseja e não canse os ouvintes. Conheça os principais modelos e escolha qual e quando usar.
Elevator Pitch
O modelo elevator pitch tem como principal característica ser rápido, com um discurso que gere impacto e interesse entre 30 segundos a um minuto. Seu nome é assim, pois esse costuma ser o tempo de uma viagem de elevador de um andar para outro.
Ele pode ser utilizado em conferências e para fazer networking, e precisa ter informações básicas sobre a startup: o que ela faz, o problema que resolve e como resolve. Se tiver dados bombásticos sobre o negócio para falar nesse tempo, pode fazer a diferença.
Pitch para investidores (tradicional)
Esse é o formato tradicional, em que é criada uma apresentação visual e estruturada, para que os investidores possam conhecer a empresa, sua solução, resolução de problemas e seu potencial de crescimento.
É possível utilizá-la nas reuniões com investidores, em eventos e apresentações para rodadas de investimento. Nela, deve conter tudo, desde o propósito da empresa, passando pela solução de problemas, mercado, diferenciais, dados e métricas e estratégias de crescimento. Estruturar um pitch deck com template pode ajudar a ser mais prático!
Pitch de vendas para clientes
No pitch de vendas para clientes, a apresentação precisa ser um pouco diferente do modelo para investidores. Isso porque, aqui, é necessário gerar um convencimento de que o produto/solução consegue resolver o problema desse potencial lead. Essa pessoa quer saber como tudo funciona e como pode pode ser benéfico para ele utilizá-lo.
Essa apresentação precisa conquistar atenção, destacando problemas e como foram resolvidos com a solução apresentada. Se tiver à disposição um case de sucesso, ele pode ser utilizado, com um CTA envolvente ao final. A apresentação de pitch para clientes é usada em reuniões de vendas, como material comercial.
Pitch para parceiros e colaboradores
Com foco na proposta de valor da empresa, na sua cultura e na visão a longo prazo, essa apresentação é feita para conquistar parceiros estratégicos e atrair talentos para a empresa. Ela pode ser utilizada em negociações de parcerias e em entrevistas com possíveis colaboradores.
Para que esse tipo de pitch seja funcional, ele precisa ter propósito da empresa, sua visão e cultura, os diferenciais e benefícios e sua estratégia de crescimento para o futuro, tanto da startup quanto para o time.
O que todo investidor quer ver no seu tipo de pitch?
Existem alguns elementos que não podem faltar no seu pitch deck, não é mesmo? Eles são básicos, e, mesmo que a sua apresentação seja no tipo elevator, você pode usar alguns desses recursos para apresentar a sua startup e chamar a atenção. São eles:
- O problema que sua startup resolve
- Como ela resolve, ou seja, qual é a solução
- Qual seu modelo de negócio, como você pode ganhar dinheiro e fazer o investidor ganhar dinheiro
- Quais são os seus principais diferenciais para se tornar competitivo no mercado
- Principais projeções financeiras e tudo o que já conquistou até o momento, e como você irá utilizar o investimento
- Fale da sua equipe e explore a experiência de cada integrante para despertar interesse
Saber como criar um pitch impactante faz toda a diferença nesse processo!
Erros comuns que afasta investidores
Durante a apresentação ou até mesmo na construção do seu pitch de investidores, é normal acontecer alguns erros. E nós estamos aqui para ajudar você a evitar os principais deles, deixando tudo perfeito para agradar e receber o investimento que merece.
O primeiro erro que vamos citar é deixar a apresentação confusa e com excesso de informações. Como vimos, existem alguns itens que não podem ficar de fora, já outros, como fotos da empresa, longa apresentação da história, entre outras coisas, podem ser desnecessários naquele primeiro momento.
Outro erro comum é não apresentar números concretos sobre mercado e receita, criando projeções irreais ou mal fundamentadas. Traga fontes, demonstre de onde vieram aquelas informações e posicione-as dentro de uma realidade palpável.
Por fim, mas não menos importante, não ignore os concorrentes e nem subestime o mercado, fale sobre como você estudou a área de atuação, como está posicionado nesse meio e como pode melhorar, apresente diferenciais!
O papel do storytelling na construção do seu tipo de pitch
Storytelling é o poder de criar histórias e conseguir transmitir a mensagem que deseja com clareza e prendendo a atenção do ouvinte. É justamente isso que o pitch deve causar, por isso invista nessa técnica.
Transforme sua startup em uma narrativa irresistível, criando conexão emocional com investidores e estruturando seu pitch como uma história impactante.

Viu só como escolher um dos tipos de pitch faz toda a diferença na conquista de investidores. É por meio dele que essas pessoas poderão conhecer a sua startup e se interessar por ela. É um caminho obrigatório para founders que querem crescer!
Melhor ainda se você puder contar com uma mentoria que te ajuda a criar não só um pitch legal, mas toda a jornada da sua startup, com a possível apresentação de investidores para você ao final, não é? É isso o que a 49 educação faz. Acelera negócios, conectando founders aos investidores certos!