Pular para o conteúdo
LOGO 1
Início » E se roubarem minha ideia de negócio?

E se roubarem minha ideia de negócio?

Como superar o medo que assola a maioria dos empreendedores que estão começando um novo negócio.

Você já teve medo de ter uma ideia roubada? É verdade que em um mundo onde o ditado “nada se cria, tudo se transforma” é muito famoso, é comum que nos sintamos inseguros quando pensamos em uma ideia de produto ou serviço novo. 

Esse talvez seja um medo que todo empreendedor já sentiu em alguma etapa do seu negócio, seja quando teve a ideia no primeiro momento e teve medo de contar para as pessoas ou até mesmo na hora de captar investimento e ficou com medo de ser “roubado” pelo investidor

Mas nesse artigo vou te explicar porque esse medo, embora real, pode estar bem mais longe do que você imagina.

Nada se cria, tudo se transforma

“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, a frase, atribuída ao químico francês Antoine Lavoisier, ajuda a ilustrar algo que acontece tanto na natureza quanto no mercado. 

Por exemplo, pense em um aplicativo de mobilidade urbana, desses que você chama um motorista. Grandes chances de você ter pensado na Uber. 

E não é à toa, a empresa foi pioneira no segmento de transporte privado urbano. Mas hoje existem 99, Cabify, InDriver e tantos outros que surgiram depois da popularidade da Uber.

Mas por que essas marcas, mesmo copiando uma ideia já existente, não fizeram a Uber sumir? Porque somente a Uber é a Uber. Ou seja, a empresa surgiu para solucionar uma dor do mercado e criou um método único para fazer isso. 

Depois de estar consolidada no mercado ainda começou a criar vertentes do seu produto com a Uber Eats e a Uber Bag. 

As demais marcas que foram surgindo apenas se aproveitaram de um mercado pouco explorado e que até então era monopolizado pela Uber, a verdadeira desbravadora do segmento.  

Portanto, mesmo com variações do mesmo serviço, aquela que foi a primeira não some do nada só por conta da concorrência. 

Outro exemplo disso é o McDonald’s. A rede de fast food não enfraqueceu com o surgimento de Burger King, Domino’s, Subway e tantas outras empresas do mesmo ramo. 

Aliás, se eu disser “fast food”, tenho certeza que o Méqui é o primeiro a passar pela sua cabeça. 

Então, o grande X da questão é não ter medo de ser copiado. Afinal, isso normalmente acontece com boas ideias.

Mas então o que garante que minha ideia não será roubada?

Você! Essa é a resposta mais simples e direta que você terá. 

O que garante o sucesso de uma empresa não é ela ser a primeira e única em um segmento, mas sim o empreendedor por trás dela. 

Toda empresa nasce com o objetivo de sanar uma dor ou dificuldade e todos os dias novos problemas surgem para serem resolvidos. Da mesma forma, somente você, com suas vivências, será capaz de identificar a melhor forma de fazer isso. 

E mesmo que outras opções apareçam, dificilmente ela será como a sua.

Imagine que alguém peça para você e um amigo desenharem uma casa em uma folha de papel. Vocês dois provavelmente farão desenhos diferentes, baseados nos seus conhecimentos e práticas. 

O mesmo acontece no mercado.

Por isso é tão importante que você identifique uma necessidade de mercado real, faça um MVP para testar hipóteses e conheça muito bem seu público-alvo. Assim, quando sua empresa estiver decolando e outras no mesmo segmento surgirem, a sua será lembrada como a Uber ou McDonald’s do seu tempo.

Como proteger minha ideia?

Se você ainda está preocupado com a possibilidade de alguém roubar sua ideia de negócio, existem algumas medidas práticas que você pode tomar para protegê-la:

Registre uma patente

Se a sua ideia é uma invenção, você pode considerar a possibilidade de registrar uma patente. Isso fornecerá proteção legal e impedirá que outros copiem sua invenção sem permissão.

Registre uma marca

Se a sua ideia envolve um nome, logotipo ou marca comercial, você pode registrar uma marca. Isso dará a você proteção legal contra o uso não autorizado do seu nome ou logotipo por outras empresas.

Proteja sua propriedade intelectual

Se sua ideia envolve materiais escritos, imagens ou outros tipos de propriedade intelectual, certifique-se de protegê-los com direitos autorais.

Por fim, foque no seu trabalho

Como uma última lição para tranquilizar seu medo, lembre-se de focar naquilo que está sob o seu controle. 

É claro que existem pessoas mal-intencionadas querendo copiar aqueles que têm coragem de inovar, mas nada que é feito sem propósito e aptidão pode dar certo. 

Portanto, em vez de focar sua energia em proteger sua ideia de possíveis “ladrões”, foque no que você pode entregar de melhor para o mercado. Como o seu negócio melhora a vida das pessoas? Como levar o melhor custo-benefício? Como entregar valor no seu produto ou serviço? 

A inovação e a criatividade humana são ilimitadas e sempre haverá novas ideias e descobertas que mudarão o futuro.

Embora muitas inovações tenham sido desenvolvidas ao longo dos séculos, ainda existem muitos problemas e desafios que precisam ser resolvidos. Afinal, a tecnologia e a ciência continuam a avançar, permitindo novas soluções para esses problemas.

Além disso, a criatividade humana é muitas vezes impulsionada pela necessidade e pela curiosidade e à medida que novos desafios surgem, novas soluções e inovações surgem para enfrentá-los.

Em resumo, a humanidade sempre terá a capacidade de criar e inovar, e o futuro sempre apresentará novas oportunidades para fazer isso.