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OKRs em Startups: como implementar a metodologia que acelera resultados

Imagem de um alvo de competição com flechas acertando o centro, ideal para representar precisão e pontaria em atividades de tiro com arco.

Para conseguir implementar OKRs em startups, é preciso conhecer muito bem essa metodologia e aproveitar os benefícios que ela pode oferecer para uma gestão mais ágil das métricas de uma empresa. 

Se você quer começar a entender o que é OKR e como implementá-los na sua startup, veio ao conteúdo certo. Vamos separar os detalhes sobre essa metodologia que orienta os esforços da empresa no caminho ideal.  

Acompanhe os detalhes e entenda tudo sobre os OKRs em startups!

O que são OKRs?

Antes de qualquer explicação sobre a aplicação da metodologia OKR, vamos te explicar o que ela significa. Basicamente, a sigla tem o significado de “objectives and key results”, em tradução ela quer dizer, mais ou menos, “objetivos principais ou objetivos chave de uma empresa e seus resultados”.

Imagem de um alvo de tiro com flechas cravadas, sobre um fundo roxo. O alvo possui cores vibrantes com círculos concêntricos em vermelho, azul e amarelo mostrando precisão.
OKRs em startups são alvos a serem atingidos

Essa metodologia foi criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, e que vem dando certo desde o final da década de 90. Com os OKRs, a empresa consegue direcionar os seus esforços em direções e metas mais claras para atingir números já pré-definidos, que poderão estimular o crescimento da empresa. 

Por que os OKRs são importantes?

Ter OKR com metodologia ágil pode ser um grande diferencial competitivo para a startup, independente da fase de atuação em que ela está. Entre os principais benefícios que ressaltam a importância dessa forma de mensuração estão:

  • Foco;
  • Mensuração de progresso;
  • Engajamento do time;
  • Tomada de decisão mais ágil;
  • Atingimento de resultados. 

Para startups, onde os recursos são limitados e a necessidade de adaptação é constante, os OKRs podem ser o diferencial entre crescer ou estagnar.

Estrutura de OKR

Para os OKRs em startups serem funcionais e não somente nomes de metas que não são acompanhadas, eles precisam duas coisas principais que fazem parte de sua estrutura: objetivos e resultados-chave. 

Objetivos

Os objetivos vão apontar a direção de onde se quer chegar ou do que quer conquistar. São eles que vão deixar a equipe engajada, demonstrando um alvo a alcançar.

Resultados-chave 

Os resultados-chave são o meio do caminho, a mensuração que mostra o quanto a startup está próxima de alcançar o objetivo definido. Eles podem ser medidos diariamente, semanalmente e mensalmente. 

Em outras palavras, eles seriam os objetivos menores em relação ao foco principal a ser atingido. 

Como criar OKRs em startups que sejam eficientes: passo a passo

Depois de entender o que significa OKR e a sua importância para uma startup, é hora de aprender a criar os seus e colocar em prática a metodologia que pode alavancar a sua empresa. 

Aprenda o passo a passo estruturado, em que cada etapa é fundamental para o bom andamento dos OKRs.

1º passo: defina objetivos inspiradores e estratégicos

O importante na criação dos objetivos em OKR é ser direto ao ponto. Não existe espaço e nem tempo para metas abstratas. Os alvos devem ser claros, estratégicos e inspiradores, para que todos consigam se motivar. 

Exemplo de objetivo: ser a maior startup de cursos a distância do Brasil.  

2º passo: estabeleça resultados-chave mensuráveis e possíveis

Dentro do objetivo principal, você deve criar pequenos resultados-chave que devem ser acompanhados com frequência e que podem ter mensuração rápida. Além disso, eles também precisam ser alcançáveis e não mirabolantes. 

Pensando no exemplo que trouxemos no item anterior, você pode criar os resultados-chave como:

  • Aumentar em 10% o número de alunos em 15 dias;
  • Ser conhecido no meu estado;
  • Conseguir fazer um bom plano de SEO e aparecer na primeira página do Google em seis meses. 

Passo 3: ouça a equipe

O processo de construção da metodologia OKR com os objetivos deve passar por toda a equipe. Isso porque, não são somente os líderes que devem pensar nos alvos a serem atingidos, porque todos vão contribuir no processo. 

Passo 4: defina períodos de acompanhamento

Acompanhar os objetivos de forma constante é fundamental para o bom andamento desse atingimento. Por isso, todos juntos podem definir a periodicidade ideal para os resultados-chave, sendo diário, semanal ou mensal ou trimestral. 

Passo 5: todos precisam ver os OKRs

Os OKRs são construídos em conjunto e não faria sentido o grupo todo não acompanhar os resultados, para saber se estão próximos ou não do atingimento das metas. Ser transparente é fundamental, até porque ajuda as pessoas a saberem onde elas precisam melhorar. 

Quando é a hora certa de implementar OKRs?

Cada empresa pode ter a sua melhor hora de criar e implementar OKR para todas as áreas ou para a startup como um todo. Alguns momentos que podem ser ideais são:

  • Quando a equipe começa a crescer;
  • Quando a startup define metas de crescimento mais agressivas;
  • Quando há múltiplos projetos e frentes de trabalho;
  • Quando você quer profissionalizar a gestão;
  • Quando o time sente falta de clareza nas prioridades.

Porém, isso não é uma regra, cada empresa pode sentir quando é a hora certa de definir e acompanhar seus objetivos com a metodologia de OKRs em startups. 

O fato é que OKRs bem implementados ajudam startups a manter o foco no que realmente importa, fazendo com que ela cresça de forma organizada e focada. Se você acredita que está na hora de implementar OKRs em startups, vá em frente e estruture seus objetivos. 

Mais do que uma metodologia, OKR é uma mudança de mentalidade: metas claras, mensuráveis e alinhadas com a visão de futuro. Comece simples, ajuste com o tempo  e veja sua startup ganhar tração com propósito.

Lembre-se: a 49 educação está aqui para ajudar a sua startup a encontrar o caminho certo e conseguir crescer com os melhores investimentos. Aproveite as dicas de nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!

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