Para conseguir implementar OKRs em startups, é preciso conhecer muito bem essa metodologia e aproveitar os benefícios que ela pode oferecer para uma gestão mais ágil das métricas de uma empresa.
Se você quer começar a entender o que é OKR e como implementá-los na sua startup, veio ao conteúdo certo. Vamos separar os detalhes sobre essa metodologia que orienta os esforços da empresa no caminho ideal.
Acompanhe os detalhes e entenda tudo sobre os OKRs em startups!
O que são OKRs?
Antes de qualquer explicação sobre a aplicação da metodologia OKR, vamos te explicar o que ela significa. Basicamente, a sigla tem o significado de “objectives and key results”, em tradução ela quer dizer, mais ou menos, “objetivos principais ou objetivos chave de uma empresa e seus resultados”.

Essa metodologia foi criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, e que vem dando certo desde o final da década de 90. Com os OKRs, a empresa consegue direcionar os seus esforços em direções e metas mais claras para atingir números já pré-definidos, que poderão estimular o crescimento da empresa.
Por que os OKRs são importantes?
Ter OKR com metodologia ágil pode ser um grande diferencial competitivo para a startup, independente da fase de atuação em que ela está. Entre os principais benefícios que ressaltam a importância dessa forma de mensuração estão:
- Foco;
- Mensuração de progresso;
- Engajamento do time;
- Tomada de decisão mais ágil;
- Atingimento de resultados.
Para startups, onde os recursos são limitados e a necessidade de adaptação é constante, os OKRs podem ser o diferencial entre crescer ou estagnar.
Estrutura de OKR
Para os OKRs em startups serem funcionais e não somente nomes de metas que não são acompanhadas, eles precisam duas coisas principais que fazem parte de sua estrutura: objetivos e resultados-chave.
Objetivos
Os objetivos vão apontar a direção de onde se quer chegar ou do que quer conquistar. São eles que vão deixar a equipe engajada, demonstrando um alvo a alcançar.
Resultados-chave
Os resultados-chave são o meio do caminho, a mensuração que mostra o quanto a startup está próxima de alcançar o objetivo definido. Eles podem ser medidos diariamente, semanalmente e mensalmente.
Em outras palavras, eles seriam os objetivos menores em relação ao foco principal a ser atingido.
Como criar OKRs em startups que sejam eficientes: passo a passo
Depois de entender o que significa OKR e a sua importância para uma startup, é hora de aprender a criar os seus e colocar em prática a metodologia que pode alavancar a sua empresa.
Aprenda o passo a passo estruturado, em que cada etapa é fundamental para o bom andamento dos OKRs.
1º passo: defina objetivos inspiradores e estratégicos
O importante na criação dos objetivos em OKR é ser direto ao ponto. Não existe espaço e nem tempo para metas abstratas. Os alvos devem ser claros, estratégicos e inspiradores, para que todos consigam se motivar.
Exemplo de objetivo: ser a maior startup de cursos a distância do Brasil.
2º passo: estabeleça resultados-chave mensuráveis e possíveis
Dentro do objetivo principal, você deve criar pequenos resultados-chave que devem ser acompanhados com frequência e que podem ter mensuração rápida. Além disso, eles também precisam ser alcançáveis e não mirabolantes.
Pensando no exemplo que trouxemos no item anterior, você pode criar os resultados-chave como:
- Aumentar em 10% o número de alunos em 15 dias;
- Ser conhecido no meu estado;
- Conseguir fazer um bom plano de SEO e aparecer na primeira página do Google em seis meses.
Passo 3: ouça a equipe
O processo de construção da metodologia OKR com os objetivos deve passar por toda a equipe. Isso porque, não são somente os líderes que devem pensar nos alvos a serem atingidos, porque todos vão contribuir no processo.
Passo 4: defina períodos de acompanhamento
Acompanhar os objetivos de forma constante é fundamental para o bom andamento desse atingimento. Por isso, todos juntos podem definir a periodicidade ideal para os resultados-chave, sendo diário, semanal ou mensal ou trimestral.
Passo 5: todos precisam ver os OKRs
Os OKRs são construídos em conjunto e não faria sentido o grupo todo não acompanhar os resultados, para saber se estão próximos ou não do atingimento das metas. Ser transparente é fundamental, até porque ajuda as pessoas a saberem onde elas precisam melhorar.
Quando é a hora certa de implementar OKRs?
Cada empresa pode ter a sua melhor hora de criar e implementar OKR para todas as áreas ou para a startup como um todo. Alguns momentos que podem ser ideais são:
- Quando a equipe começa a crescer;
- Quando a startup define metas de crescimento mais agressivas;
- Quando há múltiplos projetos e frentes de trabalho;
- Quando você quer profissionalizar a gestão;
- Quando o time sente falta de clareza nas prioridades.
Porém, isso não é uma regra, cada empresa pode sentir quando é a hora certa de definir e acompanhar seus objetivos com a metodologia de OKRs em startups.
O fato é que OKRs bem implementados ajudam startups a manter o foco no que realmente importa, fazendo com que ela cresça de forma organizada e focada. Se você acredita que está na hora de implementar OKRs em startups, vá em frente e estruture seus objetivos.
Mais do que uma metodologia, OKR é uma mudança de mentalidade: metas claras, mensuráveis e alinhadas com a visão de futuro. Comece simples, ajuste com o tempo e veja sua startup ganhar tração com propósito.
Lembre-se: a 49 educação está aqui para ajudar a sua startup a encontrar o caminho certo e conseguir crescer com os melhores investimentos. Aproveite as dicas de nosso blog e, se quiser, entre em contato conosco!