Foram dois dias em uma imersão com empreendedores, startups, investidores e grandes representantes do ecossistema.
Nos dias 04 e 05 de agosto Florianópolis/SC foi palco de um dos maiores eventos do ecossistema de inovação, o Startup Summit.
Um ambiente com mais de 90 palestrantes, 7 palcos com palestras simultâneas, 14 trilhas de conteúdos, feira de negócios com mais de 50 expositores e 120 startups estiveram presentes.
A Ilha do Silício recebeu mais de cinco mil pessoas e quem aproveitou, saiu do evento com muitas conexões e várias oportunidades de decolar seu negócio.
É claro que a 49 educação esteve lá e nesse artigo vou te contar como foi nossa participação no evento.
O que você vai aprender:
Stand da 49
Para nós, além de fortalecer a relação com o ecossistema, o Startup Summit também foi uma oportunidade de rever nossos alunos 49ers e parceiros.
Muita gente passou por nosso stand e pudemos apresentar melhor a metodologia de Stanford que aplicamos na Startup University.
E como sempre falamos, eventos assim são excelentes para gerar networking, captar leads e fechar negócios.
Por aqui não seria diferente. Afinal, tudo que ensinamos aos nossos alunos, colocamos em prática.
Startup Star
Esse ano, junto de nossos parceiros SC Angels, Softcon, Silva Schutz e CESAR promovemos o Startup Star, a batalha de pitches do Startup Summit.
Foram 54 startups inscritas e 10 selecionadas para apresentar o pitch no Startup Summit para nossa banca avaliadora.
Os 3 primeiros colocados concorriam a uma sessão de mentoria e o grande vencedor a R$ 10 mil equity-free.
Depois de muitos pitches incríveis, nossa banca de jurados selecionou como vencedora a startup Semearhis, representada pela CEO Letícia Francisco.
A Semearhis é uma Startup de Impacto Social voltada para o Relacionamento Humano, especializada na inclusão assertiva de PcD.
Low-code e no-code: Como começar sua startup sem um CTO?
Nosso CTO e professor Leonardo Burtet ministrou a palestra “Low-code e no-code: Como começar sua startup sem um CTO?”.
O Leo deu uma verdadeira aula sobre a fase inicial de uma startup e a importância de focar na dor do cliente e validar o MVP. Mas diferente do que muitos empreendedores pensam, criar um MVP não precisa ser difícil ou envolver uma grande equipe de desenvolvedores.
O próprio empreendedor é capaz de fazer isso usando ferramentas práticas e efetivas, sem precisar saber nada sobre programação.
Além de indicar várias dessas ferramentas, o Leo também disponibilizou acesso ao Zero um Startups, nossa masterclass gratuita de criação de aplicativo.
O público do evento
Durante os dois dias de evento realizamos uma pesquisa com 333 pessoas para entender melhor o público do Startup Summit.
Mais de 60% dos entrevistados são empreendedores.
Desses, 72,2% empreende há mais de um ano e possui como modelo de negócios uma startups (78%)
43% dos empreendedores responderam que a média de faturamento é de até R$500 mil e 15% responderam que ainda não tem faturamento.
Para quem empreende, o principal desafio no momento é escalar vendas (63,9%) e melhorar o produto (38,9%).
Já os 8,4% que responderam que não pretendem empreender, indicam que o principal motivo é que prefere ser empregado (50%) ou que não possui vocação (21,4%).
Os 14,1% que responderam que pretendem empreender, indicam como maior dificuldade não ter uma ideia bem formatada (70,2%).
E o motivo que levou mais de 87% dos entrevistados ao evento foi o networking.
Como acelerar sua startup
Participar de grandes eventos do ecossistema precisa estar na lista de prioridades de qualquer empreendedor de startup.
Sempre reforçamos a importância de fazer contatos, conhecer pessoas e fortalecer o vínculo com possíveis parceiros.
Além de melhorar sua relação com o ecossistema, essa conexão também aumenta sua chance de crescimento, potencializando sua percepção para novas possibilidades.
Nossa comunidade de 49ers está crescendo a cada dia com novos empreendedores e gerando muito networking. Você também pode fazer parte por meio da Startup University, nossa aceleração que utiliza a metodologia de Stanford para levar seu negócio do zero à captação de investimento.
Já são mais de 1300 startups aceleradas e a próxima pode ser a sua, acesse a página da Startup University e garanta sua vaga.
Inscreva-se na newsletter!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão no seu e-mail.