Saiba tudo sobre o termo que se popularizou nos últimos anos e que pode trazer benefícios para todos os aspectos da sua vida
Mude seu Mindset! Tenho certeza que você ouviu bastante essa frase nos últimos anos. Da mesma forma que deve ter visto vários livros sobre o assunto tomando conta das prateleiras nas livrarias e vídeos de palestras sobre Mindest em diversos canais do Youtube.
Contudo, o termo se popularizou tanto que tornou-se até banal. Por isso, nesse artigo vamos te contar tudo sobre essa nova forma de pensar e como ela pode ser benéfica para suas relações profissionais, sociais e familiares.
Depois de entender a fundo sobre essa mentalidade, temos certeza de que você vai querer mudar seu mindset.
O que você vai aprender:
O que é Mindset
Em suma, mindset se refere à nossa mentalidade. Inclusive, esse é o significado literal da palavra traduzida.
Nesse sentido, mindset diz respeito às características da nossa mente que definem a forma como pensamos, agimos e nos comportamos perante situações do dia a dia.
Ele é construído com base nas nossas crenças e experiências de vida, mas também pode ser moldado pelas opiniões e ideias das pessoas que mais convivemos.
E embora nossas crenças sejam determinantes para o nosso comportamento e a forma como enxergamos o mundo, a mentalidade não é fixa. Daí vem o termo: mude seu mindset.
A ideia foi concebida pela psicóloga e pesquisadora Carol Dweck, especialista em psicologia social e em psicologia do desenvolvimento.
Com base em estudos aprofundados sobre sucesso e fracasso, ela escreveu o livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”.
Segundo a autora, o sucesso não está atrelado somente às habilidades e talentos. Ele é, acima de tudo, resultado da maneira como decidimos encarar a vida.
“Minhas pesquisas ao longo de vinte anos demonstraram que a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida.”
Além disso, Dweck defende que existem duas formas de encarar toda situação, focando no lado bom ou no lado ruim.
Se uma pessoa tem a mentalidade voltada para o negativo, ela vai enxergar sua realidade com base nessa visão. Por outro lado, se sua mentalidade for predominantemente positiva, ela vai encarar suas experiências de outra forma.
Tendo em mente que é possível mudar nosso mindset, uma das possibilidades demonstradas pela teoria é que todos nós podemos modificar nossa mentalidade, sobretudo transformando o significado de esforço, sucesso e fracasso.
Os tipos de mindset
Em seu livro, Carol Dweck, descreve o método que a fez perceber os dois tipos de mindset existentes.
A pesquisadora realizou uma didática com crianças que consistia em montar quebra-cabeça. Conforme o experimento avançava, os quebra-cabeças ficavam progressivamente mais difíceis
Em cada etapa, Dweck entrevistava as crianças para entender como elas se sentiam ao realizar a tarefa. Como resultado, ela percebeu que algumas crianças, mesmo não conseguindo montar o quebra-cabeça, não encaravam a experiência como um fracasso.
Muitas delas, inclusive, se sentiam animadas com o desafio e mesmo encontrando dificuldades, continuavam tentando e pensando em outras estratégias.
No entanto, algumas das crianças viam o desafio como o fim da jornada e se negavam a até mesmo tentar montar o quebra-cabeça todas as vezes que se depararam com a dificuldade.
Com base nisso, a autora definiu a existência de dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. Igualmente, ambos podem ser mudados e definidos a partir de nossas escolhas.
Mindset Fixo
A pessoa de mindset fixo acredita que nasceu com determinadas qualidades e habilidades. Ao mesmo tempo em que elas não podem ser trabalhadas, modificadas ou melhoradas.
Ou seja, ou você tem a habilidade ou não tem. Nessa mentalidade não existe o esforço e muitas vezes o simples ato de se esforçar, é visto como um fracasso.
Para o mindset fixo, o talento é o único responsável pelo sucesso. Por isso, costuma ser um pouco arrogante, já que acredita que seus talentos são natos, ao passo que julga muito a si mesmo e aos outros.
Como resultado, as pessoas de mentalidade fixa deixam de tentar coisas novas por medo de falhar, porque para elas o erro é inaceitável.
Em contrapartida, esse tipo de pessoa não têm necessariamente medo do crescimento. Se ela julgar que possui as qualidades necessárias para se tornar líder, então ela vai se candidatar à vaga de coordenador do setor.
Por outro lado, ela pode estacionar sua carreira nesse cargo, por não se achar apta à vaga de gerente geral da organização. Ou seja, ela mesma estipula limites para o seu crescimento por acreditar que é impossível aprender novas habilidades.
Mindset de crescimento
Esse é o mindset que todos nós devemos trabalhar para alcançar. Ao contrário da mentalidade fixa, as pessoas que possuem o mindset de crescimento acreditam que podem sempre desenvolver novas habilidades.
Para elas, tudo está relacionado ao esforço e à persistência que se coloca em todas as tarefas. Tudo é possível, desde que você trabalhe muito para conquistar.
Da mesma forma, costumam ser pessoas muito otimistas. Mesmo errando, registram a experiência como aprendizado e seguem tentando melhorar dia após dia, sem nunca desistir.
O mindset de crescimento se julga menos e tem mais autoconfiança. Por isso, gosta de motivar as pessoas a saírem da zona de conforto para que elas busquem sempre o seu melhor.
Quem tem essa mentalidade acredita que todo mundo tem um potencial não descoberto, mas que eventualmente pode vir à tona com dedicação e vontade.
Além disso, exercitar o mindset de crescimento aumenta a inteligência, nos ajuda a lidar com dificuldades e desafios e melhora nossa memória.
Como identificar seu mindset
Depois de ler sobre os dois tipos de mentalidade, temos certeza de que você já conseguiu perceber em qual deles você se encaixa mais.
Mas se ainda restam dúvidas, existem algumas perguntas que você pode fazer para si mesmo e então, com base nas respostas, identificar o seu mindset.
- Eu reconheço as minhas conquistas?
- Como eu lido com uma situação que me tira da zona de conforto?
- Como eu ajo perante um erro?
- Eu reclamo muito?
- Já deixei de conquistar algo por medo de tentar?
- Quando preciso ensinar algo para alguém, como me comporto? Sou paciente ou impaciente?
- Eu julgo as pessoas?
O segredo para descobrir seu mindset é fazer uma análise profunda do seu comportamento. Afinal, é preciso ter muito autoconhecimento para entender a sua mentalidade e somente você será capaz de reconhecer isso.
Caso perceba que seu mindset está mais para fixo do que para o de crescimento, não se preocupe. O mindset é, antes de mais nada, mutável e serve justamente para nos auxiliar na nossa evolução.
Dicas para ter um mindset de crescimento
Se você respondeu as perguntas anteriores e percebeu que seu mindset é fixo, vamos te dar algumas dicas para trabalhar sua mentalidade de crescimento.
Tenha em mente que a mudança pode ser difícil no primeiro momento, mas praticando constantemente o pensamento de crescimento, ele se tornará natural e automático.
Pense no mindset como um ciclo que começa com uma mudança de atitude, depois de comportamento, então de ações que vão gerar resultados e melhorar sua performance.
1. Tenha autoconhecimento
Já falamos, mas não custa repetir, trabalhe no seu autoconhecimento. Você só saberá o que precisa mudar, quando identificar os padrões de comportamento que te impedem de evoluir.
2. Faça planos
Pergunte a si mesmo: se eu pudesse conquistar o que quisesse, sem pensar na dificuldade, o que seria? Pessoas de mentalidade fixa deixam de traçar grandes metas por não acharem que vão conseguir alcançar.
Mas lembre-se de que você está trabalhando em melhorar sua mentalidade de crescimento. Logo, fazer planos e definir metas de como atingi-las é indispensável. Nesse momento, não foque nas suas limitações e sim em como você vai conquistar aquilo que quer.
3. Se aproxime de pessoas bem-sucedidas
Busque estar perto de quem te inspira a ser sempre melhor. Observe e converse com pessoas que você considera bem sucedidas e entenda qual a forma de comportamento delas.
Conforme você passa a conviver em um grupo mais motivado e positivo, sua mente se abre para novas ideias. Da mesma forma, você se sente acolhido por pessoas que não vão te julgar quando você errar e automaticamente isso fortalece sua autoconfiança.
4. Foque no positivo
É normal que coisas ruins aconteçam. Porém, não é normal focar sempre nos aspectos negativos de tudo que acontece com você. Mesmo nas dificuldades e nos erros, nós aprendemos e podemos absorver algo de positivo.
As frustrações são um excelente meio de aprender a lidar com nossas emoções e sentimentos. Do mesmo modo que nos fortalece para as próximas que virão.
5. Dedique-se
Na zona de conforto é normal termos aversão a tudo que é diferente daquilo que estamos acostumados. Às vezes, de forma instintiva, nos fechamos para qualquer oportunidade que nos cobre o mínimo esforço.
Nesses momentos procure lembrar dos seus planos e metas e de que você não conseguirá realizá-los se deixar sua insegurança falar mais alto.
Livros para exercitar seu mindset
A leitura é sempre uma boa opção para quem busca se aprofundar nos assuntos que envolvem o comportamento humano. Além do livro de Carol Dweck, existem outras obras excelentes que abordam a mentalidade, crenças limitantes e programação cerebral.
Para te ajudar nos estudos, separamos uma lista com dez livros:
- Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol Dweck
- A coragem de ser imperfeito – Brené Brown
- Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey
- Inteligência emocional – Daniel Goleman
- Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie
- Essencialismo – Greg Mckeown
- Pense de novo – Adam Grant
- O poder do hábito – Charles Duhigg
- Rápido e devagar – Daniel Kahneman
- Um “toc” na cuca – Roger Von Oech
Inscreva-se na newsletter!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão no seu e-mail.
Perguntas Frequentes
O que é mindset?
Mindset é a nossa mentalidade. Ele diz respeito às características da nossa mente que definem a forma como pensamos, agimos e nos comportamos perante situações do dia a dia.
Quais são os tipos de mindset?
Mindset fixo e de crescimento
Quem criou o termo mindset?
A psicóloga e pesquisadora Carol Dweck
Como ter um mindset de crescimento?
- Tenha autoconhecimento
- Faça planos
- Se aproxime de pessoas bem sucedidas
- Foque no positivo
- Dedique-se àquilo que você deseja conquistar.