Dez horas de evento destinado a potencializar o ecossistema e fortalecer a conexão entre empreendedores
Desde o dia um da 49 educação, nosso compromisso sempre foi conectar startups com investidores. E, dessa forma, potencializar o ecossistema de inovação.
O 49er Day foi um encontro entre ex-alunos, alunos, empreendedores e os maiores nomes do venture capital do Brasil. O evento aconteceu no K-Platz Corporate em São José/SC no sábado, seis de agosto, com palestras, talks e muito networking.
Nosso dia dos 49ers sucedeu o Startup Summit, o maior evento do ecossistema de inovação. A iniciativa foi uma oportunidade de aproximar os empreendedores e investidores, que estavam presentes no Summit, em um evento exclusivo focado em fundraising.
A programação do dia contou com talks, palestras e um happy hour para aproximar o público de empreendedores e investidores. O sucesso do evento foi comprovado com uma das startups recebendo investimento no dia.
Mas muita coisa aconteceu em dez horas de evento e vou te contar tudo neste artigo.
O que você vai aprender:
Talk com Edson Rigonatti
Edson Rigonatti abriu o 49er Day com um talk sobre metodologia para startups early stage, fundraising, growth e vendas. Rigonatti é sócio da Astella Investimentos e referência na indústria de Venture Capital.
A empresa possui no portfólio 49 startups investidas, 10 exists e 4 fundos de investimento.
Durante o talk, uma das questões pontuadas por Rigonatti é a importância de no first stage ter somente uma fonte de tráfego.
“Na escala, a falta de foco representa você errar o ângulo do foguete por 0,001 grau. Nas primeiras milhas não faz diferença nenhuma, mas lá em cima você vai para outro universo. Vai ficando tudo mais complexo e difícil.”
Além disso, Edson também comentou sobre empreendedores que crescem com eficiência. Esses empreendedores têm algumas características como: propriedade do crescimento, são donos da empresa e não dependem de ninguém para investir. O que permite mais tarde vender a startup e ser o principal beneficiário.
Investimento via Crowdfunding
Crowdfunding é um modelo de financiamento coletivo de um projeto. Geralmente ele possui um valor estipulado e um tempo máximo para ser finalizado.
Leonardo Nones da Veggi e Sandro Vieira da Mercado Radar participaram do painel sobre investimento via Crowdfunding. Ambas são startups que passaram pela nossa aceleração e receberam aporte de R$1 milhão pela modalidade.
A Veggi é a maior plataforma de delivery vegano do Brasil e a Mercado Radar é uma retailtech que ajuda marcas do varejo a aumentarem as vendas monitorando concorrentes, preços e tendências.
A intermediação ficou por conta de Guilherme Enck e Camilla Telles da Captable, a maior plataforma de investimento em startups do Brasil. Foi por meio dela que a Veggi e a Mercado Radar captaram seus investimentos.
Guilherme comentou quais características são analisadas nas startups para serem selecionadas para a plataforma da Captable.
“Nós analisamos dois critérios iniciais. O primeiro é o estágio da startup, buscamos empreendedores que, embora estão no early stage, possuam uma estrutura mais clara e desenvolvida. A segunda coisa é a base tecnológica, a startup precisa ter tecnologia no seu core para ser escalável.”
Já Sandro e Leonardo pontuaram algumas dicas do que o empreendedor precisa fazer para acelerar a captação de investimento:
- Mantenha o seu pitch atualizado
- Tenha todas as métricas na ponta do lápis
- Desde o dia um nutra networking com outros empreendedores, investidores e executivos
- Não trabalhe com a expectativa de receber dinheiro até uma data específica, então tenha um planejamento financeiro à longo prazo
Chris Yeh
Tivemos a honra de receber Chris Yeh, criador do Blitzscaling no 49er Day. Chris palestrou no Startup Summit e gentilmente aceitou nosso convite para uma fala no evento da 49.
Junto de Reid Hoffman, Chris criou o blitzscaling, uma metodologia usada por empresas que querem conquistar um grande público consumidor sem precisar elevar os custos.
O método está descrito no livro “Blitzscaling: o caminho vertiginoso para construir negócios extremamente valiosos”
Em sua fala, Chris comentou que o primeiro passo para empresas que querem colocar a metodologia de crescimento em prática é responder a pergunta: por que você quer ser grande rápido?
“Crescimento é só o começo dos seus problemas, não a solução.”
How to Become a Emerging Giant Startup
Emerging Giants são startups em crescimento acelerado que se destacam não apenas no setor, mercado ou local onde atuam. Elas também apresentam algumas características mapeadas pela KPMG Global, como variáveis importantes das startups que tiveram jornadas de expansão relevantes e participaram de rodadas de fundraising e exits de sucesso.
A KPMG é uma organização global de firmas independentes que prestam serviços profissionais nas áreas de Audit, Tax e Advisory. Estão presentes em 146 países e territórios com mais de 227 mil profissionais atuando nas firmas-membro em todo o mundo.
Para conduzir o painel tivemos a presença de Diogo Garcia, parceiro da KPMG e Guilhermino Afonso, co-founder da startup Wellbe e participante do programa KPMG no Brasil.
Diogo apontou algumas características fundamentais para uma Emerging Giant segundo a KPMG:
- Time: O time de fundadores deve ter experiência em desenvolver um negócio inovador e disruptivo e ter um conselho experiente com bons mentores
- Adequação do produto ao mercado: O produto deve realmente resolver um problema, o qual precisa ser importante o suficiente para ser resolvido
- Escalabilidade: O produto precisa ser rapidamente escalável, e a startup tem de ter potencial para ser global
- Tração: Quando levantar investimentos de Series A ou B, é importante que o negócio seja capaz de demonstrar tração razoável com clientes pagos.
- Investimentos: Gestoras de Venture Capital e Private Equity devem investir nesses negócios
Prototipando a Quebrada
Jefferson Lima apresentou o pitch do Prototipando a Quebrada, uma iniciativa que busca conectar a juventude da periferia com o conhecimento e as oportunidades do mundo tech.
O PAQ, desde 2018, atua diretamente na região metropolitana de Florianópolis ensinando tecnologia para crianças e jovens.
Jeff comentou sobre o problema que o PAQ resolve, a falta de bons desenvolvedores no mercado. Ou seja, a iniciativa profissionaliza os jovens periféricos levando conhecimento para a quebrada e do outro lado entrega ótimos desenvolvedores ao mercado.
Hoje são mais de 150 jovens impactados pelo PAQ, 20% deles empregados e no ano que vem o objetivo é impactar 500 jovens e famílias da comunidade.
A 49 educação é parceira dessa iniciativa pois acreditamos que ideias como a do Jeff devem e merecem ganhar cada vez mais espaço.
Aspectos Jurídicos para Captação de Investimento
Rafaela Zandavalli e Águida Pereira, sócias da Silva Schutz, ministraram a palestra sobre os aspectos jurídicos da captação de investimento.
Silva Schutz é um escritório de advocacia especializado em empresas de tecnologia, inovação e investimentos.
Durante a palestra, Águida comentou sobre os pontos jurídicos que merecem atenção dentro de uma startup:
- Captação e retenção de talentos
- Contratos
- LGPD
- Internacionalização de empresa
- Regime tributário
- Sociedade
Dentro dos aspectos jurídicos que envolvem a captação de investimento Rafaela comenta do cuidado na hora de negociar o equity.
“Eu recebo muitas startups que o investidor tem 20% ou 25% de participação. Isso não é investidor, é sócio, ele só esqueceu de te avisar. Isso é muito prejudicial porque investidores querem empreendedores engajados e nenhum empreendedor fica engajado tendo cada vez menos participação societária.”
Além disso, Rafaela também pontua a importância de ter um Cap Table organizado. Ou seja, um material visual com todas as pessoas que detém uma participação societária da empresa.
Cases de Sucesso - Captei
Leonardo Fabra, CEO da Captei, apresentou o case da sua startup que passou pela aceleração da 49.
A Captei é uma iniciativa que oferece soluções que ajudam a descomplicar e potencializar os processos imobiliários.
Este ano eles receberam um aporte de R$7,5 milhões pela Domo, uma das principais gestoras de Venture Capital no Brasil.
Leonardo contou como a 49 educação ajudou na sua formação como founder. Leo é desenvolvedor, mas na jornada dentro da Startup University ele aprendeu e replicou as ações dos maiores super founders do ecossistema e assim foi possível levar a Captei a captação de investimento.
Conheça a tese de investimentos da Domo Invest
Franco Pontillo e Pedro Dias da Domo apresentaram a tese de investimentos da empresa.
A Domo é especialista em investimento em startups de tecnologia early stage, hoje já possui mais de R$500 milhões em ativos.
O portfólio conta com mais de 70 startups, cinco delas fizeram exit. A equipe da DOMO esteve dentre os primeiros investidores em startups de renome como Loggi, Gympass, Hotmart, Descomplica, Quero Educação, entre outros.
Como foi o Deal da Ottimizza
Ricardo Machado, CEO da Otttimizza e Marcelo Wolowski da Invisto participaram do talk sobre o investimento da startup.
A Ottimiza é uma plataforma independente de automação e integração contábil, atendendo centenas de empresas contábeis de todos os portes, em todos os estados.
Este ano, a startup recebeu um aporte de R$4 milhões pela Invisto, o maior círculo de investimentos em venture capital no sul do Brasil.
Ricardo contou sobre a importância de ter feito a aceleração da 49 educação.
“A MRR da Ottimiza, quando começamos com a 49, era 30% e correspondia a um terço do que é hoje. Oito meses depois da 49 ela era 45% do que é hoje.”
O CEO também deu dicas para os empreendedores que estão buscando investimento.
“Não adianta você pensar em acelerar e buscar um fundo se você não tiver a certeza de que a máquina está ‘azeitada’. Quando a engrenagem roda em alta velocidade, além de queimar mais óleo, pode fazer a máquina falhar.”
Marcelo comentou como ele reconhece boas startups e empreendedores de sucesso com base no processo feito com a Ottimizza.
“Apesar de falar que eu acredito em processo, eu sou zero processo e quase cem por cento intuição. Foi um papo de meia hora com o Ricardo e o Xavier (sócio da Ottimizza) e já gerou empatia nessa primeira conversa. Depois as coisas só foram, acima de tudo, confiando nas pessoas.”
Happy Hour 49er
Encerramos o evento com um happy hour entre nossos convidados com muita conversa, networking e conexões. Cumprindo com sucesso o objetivo do 49er Day.
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