Uma empresa não se faz sozinha, é preciso ter um time forte e bem preparado para enfrentar os desafios. Nesse sentido, existem alguns erros na gestão de pessoas em startup que você pode entender e evitar para melhorar não só o clima organizacional como também fugir da perda de talentos.
Separamos para você os 10 principais erros que mais acontecem dentro da gestão de startups, especialmente na área de pessoas, ou seja, o famoso RH. Saber identificá-los é fundamental para evitar que isso ocorra na sua empresa e prejudique o seu time.
Está pronto? Veja os dez principais erros que você deve evitar na sua área de gestão de pessoas em startup!
Importância da gestão de pessoas em startup
Você pode se perguntar antes de tudo: mas a gestão de pessoas, o que é? É o gerenciamento dos colaboradores de uma organização, com a missão de mantê-los satisfeitos, alinhados e tendo os comportamentos esperados na startup.
Cuidar das pessoas que movem a sua startup é fundamental para o bem-estar e para o crescimento dela. Basicamente, é essa parte da organização que tem a missão de reter e manter talentos, fazendo o time se sentir valorizado e cada vez mais importante dentro da estrutura organizacional.
Com a gestão de pessoas em startup sendo bem feita, os ganhos são tremendos, como: aumento da produtividade, clima organizacional bom, satisfação na equipe, engajamento elevado e muitos outros benefícios.
Não importa o tamanho da startup, a gestão de pessoas em pequenas empresas, médias ou grandes deve fazer parte das preocupações dos líderes. Mesmo se há cinco, dez ou 50 funcionários, eles precisam ser geridos para se sentirem cada vez mais reconhecidos.
10 erros de gestão de pessoas em startup
Agora, é a hora de você conhecer os 10 principais erros que você precisa evitar na sua gestão de RH. Cada um deles pode prejudicar de diversas formas o andamento da sua startup, afetando diretamente nos resultados.
1. Contratar apenas pelo currículo, não pelo fit cultural
Veja bem, profissionais com todas as habilidades técnicas que você precisa para uma vaga podem ser bons candidatos. No entanto, é preciso alinhar as hard skills com as soft skills, que são os recursos de comportamento.
Se você contratar somente pelo currículo, pelas habilidades técnicas, há a possibilidade de desalinhamento com o fit cultural da empresa. O ideal é avaliar essas soft skills que você precisa e identificar se o profissional detém algumas delas e compartilha dos valores da empresa.
2. Falha no onboarding de novos colaboradores
Falhar no onboarding pode ser um erro que vai afetar a jornada do colaborador desde o início. Pior ainda é não realizar esse processo, acreditando que a pessoa irá se ambientar sozinha em pouco tempo.
Isso pode afetar a produtividade do colaborador e a insatisfação dele, provocando aumento na rotatividade, o que gera custos. A melhor alternativa é manter um processo de onboarding bem estruturado com a cultura da empresa, equipes, produto, etc. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica!
3. Erros na comunicação interna
A falta de clareza na comunicação gera desalinhamento e, pior ainda, retrabalho. É preciso deixar as informações claras para que os colaboradores consigam entregar o que é esperado e também consigam se expressar quando necessário.
Uma forma de resolver esse problema é utilizar ferramentas de gestão de tarefas, fazer reuniões de alinhamento com os times e manter sempre a empresa como um todo bem informada sobre tudo o que acontece.
4. Falta de feedback contínuo e transparente
Junto à falta de informação clara está a ausência de feedbacks. Esse é um método em que líderes e liderados têm a oportunidade de avaliar como está o trabalho e as expectativas de ambos os lados. Quando isso não acontece, a equipe fica sem direcionamento, se precisa manter ou melhorar o que está fazendo.

Por isso, os feedbacks devem ser realizados periodicamente, para que os gestores e os colaboradores se preparem para trazer seus pontos de vista. Além disso, a conversa precisa ser franca e transparente, com intuito profissional.
5. Microgerenciar em vez de confiar na equipe
Quando os líderes não confiam na equipe, o trabalho é prejudicado. Isso porque, acaba criando microgerenciamento de tarefas, sobrecarregando o gestor e deixando o time insatisfeito e desconfiado. O excesso de controle prejudica a inovação e a autonomia dos funcionários.
O ideal é estabelecer metas claras para serem cumpridas e confiar que os funcionários vão atingi-las por meio de suas capacidades profissionais. Outro método interessante é incentivar a autogestão, dando mais autonomia para cada colaborador.
6. Não investir no desenvolvimento dos colaboradores
A falta de confiança na equipe é ruim, e não investir nos colaboradores também. Isso porque, a equipe se sente desvalorizada e um dos pilares da gestão de pessoas é promover a valorização do time, coletivamente e individualmente.
As pessoas querem se desenvolver profissionalmente, crescer dentro da empresa e ter ganhos com isso. Quando não acontece, elas irão em busca de outras oportunidades e isso vai prejudicar sua startup. Invista em aprendizado contínuo, incentive a capacitação. O momento de feedback pode ser ideal para conversar sobre isso.
7. Ignorar o clima organizacional e a motivação da equipe
Você sente que há um clima pesado no ambiente, mas decide ignorá-lo? Erro crucial na gestão de pessoas em startup. Se algo está acontecendo, é preciso investigar e ouvir as pessoas. Seja por meio de pesquisas anônimas ou outras medidas, o RH tem o papel de resolver a situação, pois caso contrário, a produtividade será afetada.
Além disso, quando o clima não está bom, as pessoas não se sentem confortáveis e valorizadas. Elas irão buscar outros empregos, causando a evasão de funcionários e gerando custos para contratação e preparação de novos talentos.
8.Estruturar mal a remuneração e benefícios
Um motivo que pode impactar no clima organizacional é a falta de uma remuneração justa e de benefícios atrativos. Veja, as pessoas conversam, elas comentam seus salários, e quando perceberem que algo está errado ou que o mercado está pagando melhor, elas vão querer sair.
Nesse sentido, o ideal é montar planos de carreira organizados e criar um pacote de benefícios que atenda ao que o time precisa. Para esse segundo item, é possível criar pesquisas internas e entender o que as pessoas querem.
9. Não definir propósitos e valores
Quando nem a própria startup sabe quais são seus propósitos, valores e objetivos, fica muito difícil passar isso para a equipe. O RH na gestão de pessoas tem o papel de transmitir a cultura organizacional da empresa.
Para isso, a empresa precisa ter claro seus valores e objetivos e conseguir passar para a equipe desde o início, fortalecendo a cultura organizacional.
10. Não se adaptar ao trabalho remoto ou híbrido
O mundo mudou e a forma como as pessoas querem ou não estar presentes no ambiente de trabalho também. Startups que não se adaptam ao trabalho remoto ou híbrido podem ter dificuldades em atrair talentos e perder competitividade.
Estabelecer um formato flexível e com regras pré-estabelecidas pode ser o melhor caminho para conseguir manter e atrair colaboradores de alto nível para sua startup. Isso faz parte da gestão de pessoas e inovação que o mundo corporativo pede atualmente.

A gestão de pessoas em startup deve ser um dos pilares da organização. Conhecer os principais erros e tentar evitá-los pode significar muitos benefícios para a empresa como um todo. O ganho de produtividade, clima organizacional bom e o crescimento sustentável vão tornar a empresa ainda mais competitiva no mercado.
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