Saiba como fazer um pitch matador com as dicas do maior investidor-anjo do Brasil.
Com o grande crescimento do ecossistema de startups do Brasil, é cada vez mais necessário saber apresentar bem sua ideia de negócios para se destacar entre os outros empreendedores.
É para te ajudar nisso que escrevemos esse artigo, com dicas que recebemos do maior investidor-anjo do Brasil, João Kepler, sobre como encantar investidores com a apresentação da sua ideia.
Vamos ver o que é um pitch, os tipos de pitch, a estrutura ideal para a sua apresentação e várias dicas para falar com investidores-anjo.
O que você vai aprender:
O que é pitch?
Em primeiro lugar, é preciso estar bem claro para você o que é um pitch. De acordo com a Endeavor:
O pitch é uma apresentação sumária com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas.
Sendo assim, saber como elaborar um bom pitch para apresentar sua ideia de negócios para investidores é essencial. Neste artigo, o foco será no pitch para o investidor-anjo.
Conseguir investimento para a sua startup é um processo que irá exigir dedicação e esforço, mas, buscando investidores-anjo de forma proativa, você estará muito à frente dos seus concorrentes.
Tipos de pitch
Agora que você sabe o que é um pitch e a importância disso para conseguir investimento, vamos ver como você pode apresentar sua startup e encantar investidores.
Elevator pitch: É um pitch de até um minuto. O nome, em português, significa pitch de elevador. É quando você tem pouquíssimo tempo para conquistar um investidor-anjo.
Pitch de competição: É aquele realizado em competições e eventos de startups. Geralmente vai de 3, 5 ou 7 minutos. O objetivo é mostrar o potencial do seu negócio e encantar a banca de jurados.
Pitch para o investidor: Geralmente de 10 a 15 minutos. Tem por objetivo mostrar, mais detalhadamente, dados do negócios, mostrando a viabilidade da sua startup e convencendo o investidor de que você tem um bom negócio.
Pitch read me: O pitch read me é um pitch escrito. É um documento que você pode enviar ao investidor contando sobre a sua startup em detalhe.
Você deve ter esses pitchs bem estruturados para estar sempre preparado quando tiver que apresentar sua startup para investidores ou parceiros em potencial.
Como montar o pitch perfeito
Preste atenção, vamos te mostrar como o maior investidor-anjo do Brasil, João Kepler, quer que você apresente a sua startup para investir na sua ideia. Cada item corresponde a um slide.
1. Apresentação
Comece se apresentando e apresentando a sua startup. Chegue com energia, ninguém quer ouvir uma pessoa sem vontade falando. Apresente sua ideia com paixão.
2. Imagem de impacto
No segundo slide, cause impacto para prender a atenção do investidor. Você pode usar uma frase forte ou uma imagem de impacto. No caso da nossa startup, por exemplo, podemos mostrar uma imagem de quanta comida é jogada fora, desperdiçada.
3. Identificar o problema
Agora você deve deixar bem claro o problema que a sua startup resolve. Se possível, usar dados e mostrar que isso realmente é um problema, não algo que você inventou só para sustentar sua ideia.
Voltando ao nosso exemplo, aqui podemos falar quanta comida é desperdiçada por dia e quais os impactos disso em determinado grupo ou como essa comida poderia ser aproveitada e ajudar muitas pessoas.
4. Apresentar a solução
Aqui é onde você fará uma ponte do problema com a sua solução. Você pode usar expressões como “pensando nisso”, “por isso”, “pensando em solucionar esse problema”, entre outras, e apresentar a sua solução para o investidor e falar como ela resolve o problema.
No nosso exemplo: Pensando nisso, idealizamos a [nome da startup], uma plataforma que reduz a quantidade de alimentos desperdiçados através de [explicar como a sua solução resolve o problema].
5. Mercado
Nessa parte, você começa a mostrar o potencial do seu negócio. Agora que entra a maior parte dos números. Qual é o mercado total? Qual é o mercado potencial? Em que nicho você atua? É um mercado em crescimento? Pense nessas e em várias outras perguntas. Além disso, use e abuse dos dados coletados na sua jornada para mostrar para o investidor que você não está chutando números.
Para a nossa startup do exemplo, podemos citar quanta comida é desperdiçada por restaurantes, quanta é desperdiçada pelas famílias, quanto essa comida representa em valores monetários, quantas famílias poderiam aproveitar essa comida e muito mais.
6. Concorrentes
Digamos que você tem um negócio muito bom nas suas mãos, mas o que te diferencia de quem já está fazendo isso? Por que seu cliente vai escolher você ao invés da concorrência. Pense na concorrência direta e indireta para a sua solução, ou seja, como o cliente resolve seu problema hoje, mesmo sem a sua startup.
Uma ferramenta recomendada pelo João Kepler é montar uma matriz 2×2, onde em cada eixo vai uma característica e o grau de intensidade varia.
7. Modelo de Negócios
Essa é uma das partes mais importantes do seu pitch. É onde você comprovará a viabilidade, o potencial de crescimento e diversos outros fatores do seu negócio. No modelo de negócios você deve deixar claro como ganha dinheiro, quanto gasta para ganhar, quem é o seu cliente e como você chega nele e tudo mais que for relevante.
Se tiver um negócio mais estruturado, use seus dados passados como CAC e LTV aqui, o investidor vai adorar. Na nossa startup de exemplo, o que fazemos com a comida, qual o nosso custo, para quem vendemos, o quanto gastamos para chegar nesse cliente.
8. Demonstração
Mostre o seu negócio. Se não tiver um negócio rodando, apresente o seu protótipo. Se for um produto físico, leve uma amostra para o investidor.
Digamos que nossa startup do exemplo funcione através de um aplicativo. O ideal é apresentar a tela do aplicativo, mostrando como ele funciona. Talvez deixar um vídeo rodando nos slides enquanto você fala sobre isso seja uma boa ideia.
9. Equipe
Segredo: o investidor investe em pessoas, não em negócios. Muitas vezes um investidor recusa um negócio muito bom por causa de uma equipe fraca ou investe num negócio não tão bom por causa de uma equipe forte. O(s) empreendedor(es) por trás do projeto faz(em) toda a diferença.
Uma boa equipe consegue transformar um negócio mediano num ótimo negócio. Na hora de apresentar sua equipe, mostre como vocês se complementam, tanto em habilidade técnica quanto em personalidades, mostre complementaridade, vontade e persistência.
10. Expectativas
Fale onde você quer chegar, o que espera no curto, médio e longo prazo. Alinhe suas expectativas com a do investidor. Fale o quanto você pretende se dedicar para o seu negócio, se é em tempo integral ou se você tem outro projeto.
11. Pedido de Investimento
Com sua ideia devidamente apresentada, é hora de pedir o investimento necessário. Você deve ir com isso preparado obviamente, não é algo para pensar na hora. Peça a quantia necessária para a sua startup e explique por que você precisa desse dinheiro, no que vai investir e quais são os planos futuros.
12. Conclusão
Chegou a hora do grand finale. Termine sua apresentação com estilo. Uma frase de impacto é o melhor a se usar nessa parte. Mostre aqui o propósito, a visão ou o impacto que sua empresa quer causar na sociedade.
Uma possível frase para concluir o pitch da nossa startup contra o desperdício de alimento: E é assim que nós, da [nome da startup], pretendemos diminuir o desperdício de alimentos, ajudando cada vez mais famílias carentes a ter acesso a alimentação de qualidade.
Dicas práticas na hora de apresentar a sua ideia
Na teoria é tudo mais fácil. Sabemos como, quando chega a hora de apresentar seu pitch para o investidor, tudo muda. O nervosismo toma conta e fica até difícil se concentrar no que você está falando.
Por isso, separamos algumas dicas que aprendemos e que vão te ajudar muito a manter a calma e arrasar na apresentação da sua ideia.
Treine MUITO: Pitch não é improviso e, quanto mais você treinar, mais seguro e confiante vai se sentir na hora de apresentá-lo. Repita muitas e muitas vezes, esse é o segredo e dica número um.
Use os slides com sabedoria: Nos slides, coloque o máximo de coisas que você não tem tempo de falar. Use os slides como referência visual, coloque dados, notícias e muito mais, como um verdadeiro complemento para a apresentação da sua ideia.
Saiba para quem você está falando: Pesquise sobre o investidor, saiba mais sobre ele, veja em quais negócios já investiu, procure pontos que façam você ter uma conexão com ele. Você sabia que vários investidores possuem uma tese de investidor? Nessa tese eles descrevem em que tipo de negócio eles investem, procure a do investidor que você está almejando.
Jamais minta: Essa realmente é óbvia, mas muita gente ainda falha nesse ponto. Não adianta mentir, uma hora o investidor vai descobrir e vai ser pior ainda. Sem contar que a falta de honestidade e confiança pode destruir a sua empresa.
Não diga que seu negócio é inovador: Essa foi uma boa dica do Kepler. Não precisa dizer que o seu negócio é inovador. O investidor-anjo conhece muitos negócios e sabe reconhecer quando um é inovador. Reforçar esse ponto faz você parecer arrogante.
Utilize o lado emocional e o racional: Usar o lado emocional pode ajudar muito a destacar o seu pitch dos demais, mas não deve ser algo exagerado para não parecer forçado. Saiba equilibrar o emocional com o racional.
Apresente com entusiasmo: Reforçando o que foi dito na parte de apresentação da estrutura do pitch: ninguém aguenta ouvir uma pessoa sem vontade. Apresente com entusiasmo e veja como isso desperta o interesse dos investidores.
Preocupe-se com o enredo: Preocupe-se com o storytelling do seu pitch. Conte uma história envolvente, que prenda a atenção dos investidores. Storytelling é uma ferramenta muito poderosa para usar na sua apresentação. Um bom exemplo é usar isso para intensificar a dor que você está apresentando.
Conclusão
Com essas dicas, esperamos que você esteja pronto para apresentar sua startup e tocar no coração, mente e bolso do investidor.
Você vai conseguir apresentar sua ideia de negócios com base no que o maior investidor-anjo do Brasil, João Kepler, quer ver no seu pitch.
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