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5 estratégias de vendas que todo founder precisa implementar em sua startup

Estratégias de vendas

Você vai conhecer 5 estratégias de vendas que todo founder precisa aprender e implementar para conseguir sucesso nas metas. Em meio a tantas startups que aparecem no mercado todos os dias, é importante agir de forma diferente para conseguir se destacar e obter resultados.

Dentro da jornada de compra do seu público-alvo, existem caminhos a serem percorridos, por isso, traçar a melhor estratégia de vendas clara e bem definida faz toda a diferença nesse processo. 

Acompanhe agora as cinco estratégias que vão ajudar você a entender como vender mais

Cenário do mundo das startups e porque ter estratégias de vendas

O mundo das startups não para de crescer. A todo tempo, novos negócios aparecem no mercado em busca de sucesso, vendas, investimento, etc. Em meio a isso, estão os founders (fundadores), que precisam encontrar formas de se destacar e fazer seu negócio engrenar. 

Em 2024, na América Latina, o investimento em startups cresceu em 17%, segundo dados do Sling Hub. Isso demonstra que tem muita gente interessada em investir em negócios vantajosos. É preciso encantar e isso pode ser feito por meio de resultados reais e de grande valor. 

Nesse sentido, conhecer as melhores e principais estratégias para alavancar o seu produto e aumentar as vendas é o primeiro passo para implementá-las, tudo isso junto a uma equipe que precisa estar bem preparada para conseguir vender de fato.

Duas mulheres brancas, dando risada e dois homens brancos, um de óculos, também rindo em um escritório, com post its pregados na parede.
Aplique estratégias de vendas na sua startup

O papel da área de vendas no sucesso de uma startup 

A área de vendas é vital para startups, principalmente para aquelas que estão na fase inicial, de amadurecimento do seu produto e da sua marca diante do mercado. Saber vender bem, é o que ajudará a alavancar o negócio. 

Isso porque, com os resultados aparecendo e a startup se mostrando para o mercado, ela começa a promover aumento de receita, a validar seus produtos diante do público e, um dos fatores mais importantes, atrair investidores. Uma coisa acaba levando a outra quando tudo é bem organizado e feito com excelência. 

Conheça as 5 estratégias de vendas para sua startup

Antes de destrinchá-las aqui, vale lembrar que essas estratégias de vendas são para startups em todas as fases, seja na criação ou até em caso mais avançado, quando se está buscando investidores. Tudo isso ajuda a equipe a se preparar ainda mais, começando por um bom planejamento. 

Então, vamos conhecer quais são elas? Confira!

Conheça profundamente o seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é o início da jornada para entender com quem você precisa se comunicar. É possível construir uma comunicação personalizada, de acordo com o que essas pessoas gostam, querem e precisam para resolver suas dores. 

Por isso, é fundamental construir personas, realizar pesquisas dentro do seu mercado e mapear as necessidades. O ICP (perfil de cliente ideal) ajudará sua equipe a montar o discurso de vendas para os diferentes perfis de clientes que sua startup tem. 

Tenha um processo de vendas bem definido

Depois de conhecer seu público, o ideal é preparar um processo bem definido para cada etapa da estratégia com funil de vendas: topo, meio e fundo. Dentro disso, é possível separar as fases de prospecção, qualificação, nutrição, negociação, fechamento e, sem esquecer dele, o pós-venda. 

O pipeline de vendas, ou seja, todo o processo de vendas de uma equipe comercial, é fundamental tanto para os líderes como para os liderados conseguirem acompanhar cada etapa. 

Invista em vendas consultivas

A venda consultiva é uma ótima forma de conquistar o seu cliente. Ela consiste em focar nas necessidades deles antes mesmo de apresentar a solução. Nessa forma de abordagem, o vendedor atua como um consultor, ajudando a resolver problemas. 

Seu time deve apostar em perguntas poderosas que consigam demonstrar interesse e entender a dor do cliente. Por meio desses insights, será possível personalizar as soluções e o atendimento.

Integre vendas e marketing 

As equipes de vendas e marketing devem estar alinhadas, isso porque, por meio das estratégias que o marketing cria e acompanha, é possível integrar e preparar o funil de vendas para promover a atração dos leads que serão enviados ao time comercial. 

Além disso, ambas as equipes podem alinhar o que esperam uma da outra, como um número específico de oportunidades. A estratégia de vendas do marketing pode gerar leads qualificados principalmente se conseguir entender muito bem o público-alvo. 

O marketing pode utilizar ferramentas tradicionais da área, como o RD Station, HubSpot, entre outros, para unir suas funções com as da área de vendas, como a parte de CRM, e tornar tudo mais simplificado. 

Use dados para otimizar resultados

Por falar em ferramentas, são elas que podem ajudar a acompanhar e fornecer dados das vendas. Mas, além dessas ajudas para contabilizar as informações, antes de tudo é preciso definir as métricas esperadas para entender se está próximo ou longe de atingi-las. 

Tenha indicadores-chave, os chamados KPIs, para direcionar suas métricas, que podem ser: Custo de Aquisição de Clientes, taxa de conversão, Lifetime Value e muitas outras que façam sentido para o seu negócio. 

Pós-venda deve ser parte do processo de estratégia de vendas

Falamos aqui sobre cinco principais estratégias de vendas para startup, no entanto, não podemos deixar de mencionar que o pós-venda deve ser tão importante quanto a fase de conquista do cliente. 

É nesta fase que o seu cliente pode precisar do seu apoio e você deve estar pronto para atendê-lo nas principais dúvidas. Caso isso não aconteça da melhor forma, pode gerar reclamações e resultados negativos. 

Com essas estratégias de vendas bem definidas e colocadas em prática, as chances dos resultados da sua startup crescer são maiores. Além disso, estruturar tudo isso demonstra maturidade e comprometimento da sua empresa e também dos seus funcionários. 

Gostou de conhecer as 5 estratégias de vendas para startup? Continue acompanhando nosso blog da 49 educação para conferir mais dicas para founders de assuntos variados para seu negócio!

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