Fazer a captação de investimento mesmo antes da tração é possível, no entanto, o desafio pode ser grande. Isso porque, o que, quase sempre, impressiona investidores são números, dados e métricas.
Quando você ainda não conseguiu tracionar tudo isso, fica mais complicado provar que sua startup pode prosperar. Mas é possível. Pensando em ajudar você, founder, a conseguir atrair investidores mesmo antes do momento de tração, separamos algumas dicas que podem ajudar bastante nessa missão.
Acompanhe o conteúdo da 49 educação e bote em prática tudo o que você precisa!
É possível captar investimento antes da tração?
Indo direto ao ponto: pode ser possível, sim, conseguir a captação de fundos mesmo quando a startup está em estágio inicial. Porém, o desafio é em dobro, visto que é preciso provar e atrair os investidores para o seu negócio, demonstrando que é vantajoso para eles.
Em geral, quando a startup está em fase inicial, os investidores buscam inovação, qualidade no produto, comprometimento e um time bem preparado. Eles estão em busca de um negócio que demonstre ser eficaz e que possa “fazer acontecer”.
O que pode ser diferente nesse investimento inicial é que o aporte seja um pouco menor em relação a negócios que consigam provar sua rentabilidade em dados, mas isso não é uma regra, depende de cada investidor. Startups que já demonstram e estão na fase de tração têm mais facilidade para fazer a captação de investimentos, pois reduzem o risco para os investidores.
Como convencer investidores quando os números ainda não impressionam para captação de investimento
Você viu que é possível, porém ainda não sabe como fazer isso. Não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Por isso, separamos algumas dicas que serão importantes nesse processo de captação de investimento mesmo antes da tração.
Tenha um problema claro e uma solução inovadora
É importante validar o problema antes da tração, deixar claro o que sua startup consegue resolver, e melhor, como ela faz isso de forma clara, com processos bem definidos. Se você não conseguir demonstrar o potencial que sua solução tem, tudo estará perdido.

Demonstre também que a sua solução tem potencial de mercado. Isso quer dizer que você precisa realizar um benchmarking, conhecer seus concorrentes e mostrar que sua startup pode concorrer diretamente com elas. Para mostrar isso, é preciso fazer uma análise de mercado e ter uma equipe competente na jogada.
Destaque a oportunidade de mercado e o potencial de escala
Falando em análise de mercado, se você tem uma solução que já existe, demonstre porque ela é uma boa oportunidade e porque se diferencia das outras. Caso seja algo inédito, eleve o potencial também, demonstrando as chances que seu negócio tem de dar certo.
Quem vai fazer investimento em startup quer saber de retorno sobre o valor que ela investiu. Basicamente, não quer entrar em uma furada (o que pode acontecer). E você deve provar com dados do seu negócio, produto ou solução que tudo pode dar certo e escalar para o sucesso.
Aposte em um time forte e visionário
Lembra que falamos sobre o time ser um fator crucial? Pois, é. Os investidores, muitas vezes, estão de olho mais na potência do time do que na ideia que eles têm na mão. São as pessoas que podem fazer a startup crescer e se destacar, desde que elas tenham potencial e tenham visão de futuro.
E como demonstrar o potencial de sua equipe? Explicaremos melhor na próxima dica!
Crie um pitch de alto impacto
Não importa qual tipo de investimento você vai buscar, você precisa saber apresentar a sua ideia com clareza. Por isso a importância do pitch de alto impacto. Nele, devem estar informações importantes da sua empresa e dados e informações cruciais para os investidores.
O objetivo desta apresentação é fazer o ouvinte tomar alguma ação, nesse caso, o investimento. Então, para conseguir essa captação de investimento inicial, tudo passa pelo pitch bem construído.
Construa um MVP e valide a proposta de valor
Essa é a hora de testar a sua aceitação no mercado e impressionar investidores a partir do que foi construído. Com um MVP bem preparado, você pode entender o que o mercado acha do que você tem a oferecer.
Além disso, é muito importante que você tenha clareza de qual é a proposta de valor do seu negócio. Pense em qual dor do cliente será solucionada e como você se posiciona em relação aos seus concorrentes. O maior objetivo é deixar o que você faz muito claro.
Gere prova social e construa credibilidade
Com seu MVP rodando, você tem a oportunidade de conseguir gerar prova social, depoimentos, cases de sucesso e construir sua credibilidade. É esse conjunto de coisas que vai fortalecer a sua proposta.
Aposte em estratégias alternativas de captação de investimento
Se nenhuma dessas dicas funcionar para a captação de investimentos, você pode tentar métodos alternativos, como os investidores-anjo, fundos pré-seed, crowdfunding e grants.
Essas formas de captação podem te levar para a fase de tração nesse início e ajudar a conquistar rodadas rodadas de investimento para a startup. Tudo isso precisa ser analisado com muita cautela por todos que estão à frente do negócio, para entender o que é melhor dentro da realidade da empresa.

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