Identificar e reter talentos na empresa torna a startup com mais competitividade diante do mercado. Afinal, quando há bons profissionais na equipe, as chances de sucesso para a organização podem aumentar, desde que haja propósitos, valores e objetivos muito claros para todos.
Se você quer aprender a identificar os seus talentos e começar a reter profissionais essenciais para o negócio, acompanhe o conteúdo do blog da 49. Você vai entender a encontrar os sinais e analisar quem deve integrar a sua equipe por muitos anos e investir neles.
A importância de reter talentos na empresa
Encontrar profissionais talentosos e que façam a diferença não é tarefa fácil, por isso a importância da retenção de talentos nas organizações é muito grande.
Quando você tem bons funcionários, que estão adaptados ao seu negócio, ao seu produto/serviço e promovem a evolução da startup, é fundamental cultivá-los para que eles permaneçam e não se sintam insatisfeitos.
Pense que iniciar contratações do zero além de levar tempo, também leva dinheiro, e um novo colaborador pode precisar de um prazo maior de adaptação, impactando nos resultados.
Como identificar os talentos essenciais na startup
Para identificar os principais talentos e conseguir mantê-los na equipe, você deve avaliar em primeiro lugar os perfis estratégicos. Isso quer dizer que, antes de olhar para o time, você precisa saber quais são as habilidades e funções que fazem a diferença na sua empresa e são fundamentais para o andamento das tarefas.
A partir disso, você poderá identificar quais colaboradores possuem essas habilidades e contribuem com elas, conseguindo reter talentos na empresa.
Outro ponto importante para a retenção de talentos é avaliar aqueles que geram resultados de alto impacto e performance acima da média. Essas pessoas fazem a diferença na operação e merecem reconhecimento.
Por fim, mas não menos importante, um sinal para identificar e reter talentos na empresa que são essenciais na sua startup é o engajamento e iniciativa. Quando o profissional apresenta essas duas características, ele tem potencial para crescer junto com a organização.
O que faz um talento querer ficar na sua empresa?
Saber o que faz os funcionários quererem ficar na empresa é uma forma de conseguir montar um plano de retenção de talentos ajustado com os interesses dos colaboradores e também da startup.
Oportunidade de crescimento
Quando os colaboradores enxergam que há oportunidade de crescimento, não só deles, mas também da empresa, a tendência é que eles prefiram ficar. Assim, quando a startup crescer, eles sabem que têm chances de acompanhar essa evolução de forma profissional em suas carreiras.
Empresas que oferecem plano de carreira dão a oportunidade do colaborador se dedicar mais para conseguir alçar voos maiores.
Ambiente acolhedor e agradável
Se o ambiente for hostil, as chances de as pessoas não gostarem e procurarem outros empregos aumentam. Quando o trabalho é agradável e acolhedor, os funcionários se sentem confortáveis para ficarem o tempo que desejarem.
Isso tem que partir, principalmente, das lideranças, proporcionando um local de trabalho flexível, agradável e humanizado.
Autonomia e reconhecimento
Confiar nos colaboradores faz toda a diferença para reter talentos na empresa. Os funcionários têm autonomia para exercerem suas funções, com limites, claro, mas sabendo que podem agir da melhor maneira e não somente com uma visão determinada.
Além disso, o reconhecimento vai muito além de salários e benefícios, que são fundamentais. Mas elogiar e parabenizar um funcionário quando ele tem uma atitude positiva para a equipe e para a empresa faz a diferença.

Propósito e cultura organizacional
Junto ao reconhecimento, plano de carreira e ambiente acolhedor, os talentos buscam um motivo para se dedicar. Quando há um propósito muito bem definido pela empresa, que consegue passar para os funcionários, tudo se encaixa.
Estratégias para reter talentos na empresa
Agora que você já entendeu o que faz a retenção de talentos em RH, é hora de saber como montar a sua estratégia para manter as pessoas que fazem a diferença dentro da sua equipe. Veja só e avalie o que faz sentido na sua startup:
- Plano de carreira: montar um plano de carreira é mostrar que você pensa na evolução e na vida profissional do colaborador. Ele irá se sentir valorizado. Mas é fundamental cumprir com esse planejamento, para não parecer que é fantasioso;
- Benefícios e salários competitivos: se você quer os melhores talentos na sua startup, precisa investir neles. Com salários competitivos no mercado e benefícios que fazem a diferença, as chances de conseguir bons profissionais aumentam;
- Promova um ambiente de inovação e aprendizado: além de investir em salários e benefícios, invista na capacitação dos profissionais. Demonstre que inovar e aprender são características fundamentais para sua startup e que, quem corre atrás disso, sai na frente.
Como evitar a perda de talentos para a concorrência
Perder seus funcionários para a concorrência é um problema. Afinal, se eles são bons na sua empresa, serão na outra, aumentando a vantagem competitiva deles.
Pensando nisso, além de colocar em prática as estratégias que citamos para reter talentos na empresa, existem outros recursos que você pode apostar para tentar manter os bons colaboradores na startup.
O primeiro ponto é adaptar-se às necessidades do mercado. Um exemplo disso é adotar o formato remoto ou híbrido para atrair e reter talentos. Outro recurso é ouvir o time que você tem por meio de pesquisas internas, em busca do que motiva a equipe.

E como último recurso, não deixe de investir em conversas sobre o crescimento da empresa e dos funcionários. A melhor forma de fazer isso é por meio de feedbacks periódicos e verdadeiros.
Saber como reter talentos em uma empresa é fundamental para que a startup consiga crescer. E, mais do que isso, preocupar-se com esse fator já é sair na frente de muitas organizações que não se preocupam em manter seus melhores colaboradores.
Gostou de entender como reter talentos na empresa? Essa é uma das dicas que você pode aproveitar no blog da 49 educação. Aproveite nossos conteúdos para melhorar ainda mais a sua startup!