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Início » ICP: Como definir o seu perfil de cliente ideal

ICP: Como definir o seu perfil de cliente ideal

  • por Leandro Piazza
  • 20222022

Saber o ICP do seu negócio, torna as ações de marketing e o processo comercial mais efetivo.

Toda empresa para se manter no mercado, precisa vender. E para vender, precisa captar leads. Mas como saber qual lead tem o maior potencial de se tornar um cliente? É para isso que serve o ICP. 

O Ideal Customer Profile é um dos primeiros passos que todo empreendedor precisa definir antes de tirar uma ideia do papel. Afinal, ele irá guiar todas as estratégias de marketing e vendas de um negócio. 

Estar atento ao perfil de cliente ideal é uma maneira de vender melhor, para quem enxerga valor no que o seu produto ou serviço tem para oferecer. 

O que você vai aprender:

O que é ICP

Ideal Customer Profile é o perfil de cliente ideal do seu negócio. 

O conceito está baseado na união perfeita entre aquilo que sua empresa oferece e o que o cliente busca. Ou seja, o ICP é aquele cliente que precisa exatamente da solução que você vende. 

Normalmente esse público possui perfis e características que o permitem ser atendido de forma satisfatória pela empresa ou startup.

Quando falamos sobre geração de leads, é claro que diferentes perfis “caem” na base de dados e nem sempre eles serão o ICP do negócio. De toda forma, eles não devem ser descartados. 

O objetivo do ICP não é colocar de lado todos os demais perfis que não são. Porém, quando você conhece o perfil ideal de cliente da sua empresa, é possível dar preferência de atendimento para essas pessoas. 

A diferença entre público-alvo, ICP e persona

Você fica confuso em diferenciar os três perfis de consumidor? 

Saiba que isso é muito comum. Embora o público-alvo, o ICP e a persona sejam conceitos parecidos, eles possuem diferenças importantes que precisam ser levados em conta na hora de definir cada um deles. 

Público-alvo

O público-alvo oferece uma percepção macro de determinado tipo de cliente. 

Por exemplo: empreendedores que moram na região Sul do Brasil e possuem faturamento mensal de até R$50 mil. 

Percebe como o leque abrange diversos possíveis clientes? 

Esse é o conceito do público-alvo. Embora ofereça dados mais gerais, ele é indispensável para a definição dos demais públicos. Afinal, a definição de um ICP começa pelo público-alvo e depois as informações vão se afunilando. 

ICP

Já o ICP oferece um perfil um pouco mais detalhado. 

Seguindo com o mesmo exemplo citado anteriormente: empreendedores de Florianópolis, que atuam há pelo menos dois anos na área de tecnologia, possuem faturamento mensal de até R$50 mil, com mais de 150 clientes e têm dificuldade em escalar as vendas. 

Ou seja, o perfil de cliente ideal traz algumas informações complementares, como a cidade e o segmento de atuação, o tempo de mercado, número de clientes e, por fim, a principal dor do lead. 

Essas informações são indispensáveis em um processo de vendas, por exemplo. Saber a capacidade do negócio e sua principal dificuldade, auxilia o vendedor a guiar a conversa focando naquilo que o lead de fato precisa e costurando as oportunidades com o que a empresa oferece. 

Persona

A persona é uma representação detalhada e fictícia do seu cliente. Ela é construída com base nos dados de pessoas que já são clientes da empresa, além da percepção do perfil ideal do próprio negócio. 

Exemplo: Márcio tem 32 anos e é dono de uma empresa de tecnologia localizada em Florianópolis. Ele é formado em administração e abriu a empresa há pouco mais de três anos junto com seu sócio. Hoje a empresa atende cerca de 150 clientes e tem um faturamento mensal de R$50 mil. Márcio tem dificuldade em escalar as vendas, já fez vários treinamentos focados no assunto, mas ainda não conseguiu solucionar o problema.  

Portanto, diferente do ICP, a persona dá uma visão bem detalhada sobre o cliente ideal. 

Essas informações servem principalmente para o time de marketing criar ações voltadas para se comunicar da forma certa com o cliente em potencial. 

Além disso, a persona ajuda a guiar toda a estratégia de posicionamento e comportamento de uma marca em todos os pontos de contato com os leads. 

Qual a importância de definir o ICP da sua empresa

Seu segmento precisa ser direcionado e específico, para que fique claro como encontrá-lo.

Vamos supor que sua solução vai resolver a necessidade de homens e mulheres com idade entre 16 e 25 anos no Brasil. Onde você acha essas pessoas? Em qual canal deve divulgar? Como vai chegar até elas? Essa é uma segmentação muito ampla.

Agora imagine que sua startup vai começar a atuação para adolescentes com idades entre 16 e 18 anos que moram na cidade de Florianópolis e estudam em escolas particulares. 

Você consegue notar como ficou mais fácil de direcionar esforços?

Definir seu ICP permite você trabalhar melhor as dores e necessidades desses potenciais clientes. Além de dar mais propriedade e certeza da conexão entre essas necessidades com as soluções que você poderá oferecer. 

Da mesma forma, saber como trabalhar o lead que é o seu ICP vai tornar o processo comercial mais eficiente, diminuindo o ciclo de vendas e aumentando a taxa de conversão. 

Afinal, você estará falando com uma pessoa que tem a exata necessidade que você pode oferecer. 

Como definir o ICP

No nosso artigo sobre persona, você encontra um passo a passo completo para construir o perfil do seu cliente. Essa estratégia, que utiliza o mapa da empatia, pode te ajudar também no processo de definição do seu ICP. 

Mas além disso, existem dois outros passos importantes que você precisa fazer para identificar o perfil de cliente ideal para o seu negócio. 

Analise as características dos seus melhores clientes

Você com certeza consegue pensar em alguns clientes que na sua visão são os melhores que sua empresa poderia ter. 

Com a sua equipe, reúna os nomes desses clientes e trace características que eles têm em comum.

  • De qual ramo eles fazem parte? 
  • Qual o faturamento mensal deles? 
  • Qual cargo eles ocupam dentro das empresas que trabalham?
  • Como eles chegaram até a sua empresa? 

Tendo essas informações em mãos, será possível traçar um padrão entre os seus melhores clientes, que vai te ajudar a definir o seu ICP. 

Saiba quais são seus clientes que apresentam o melhor ROI

O retorno sobre investimento (ROI) é uma métrica muito importante dentro de toda e qualquer empresa. Não adianta nada vender contratos milionários para clientes que não pagam em dia e estão sempre inadimplentes. 

Portanto, identificar os seus clientes que possuem o melhor ROI é uma forma de repetir o padrão para continuar atraindo e mantendo perfis similares. 

Esses clientes pagam em dia, confiam no seu trabalho, fazem críticas e sugestões construtivas e indicam seu produto ou serviço para outras pessoas. Essas são algumas características que você deve considerar em um bom cliente.

A minha empresa ainda não tem clientes, como identificar o ICP?

Nesse caso você pode fazer uma simulação baseada no seu público-alvo. Se você está começando um negócio do zero, defina sua área de atuação e um tipo geral de cliente, como aquele que usamos no exemplo acima. 

Você pode começar suas estratégias focadas nos empreendedores que moram na região Sul do Brasil e possuem faturamento mensal de até R$50 mil. 

Conforme sua empresa for vendendo e captando clientes, você pode lapidar as características até chegar no ICP. 

Mas lembre-se, tanto o público-alvo, quanto o ICP e a persona, não são perfis fixos. Eles devem ser revistos constantemente para acompanhar o crescimento da empresa e os comportamentos do mercado. 

Pode ser que você inicie com clientes do ramo da tecnologia que tem dificuldade nas vendas, mas em dois ou três anos comece a atender empreendedores que têm dificuldade no posicionamento de mercado. 

Entender essas mudanças e se adequar a elas, é também um papel importante na hora de definir seu ICP.

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Perguntas frequentes

O que é ICP?

Ideal Customer Profile é o perfil de cliente ideal do seu negócio. O conceito está baseado na união perfeita entre aquilo que sua empresa oferece e o que o cliente busca. Ou seja, o ICP é aquele cliente que precisa exatamente da solução que você vende.

Qual a diferença entre público-alvo, ICP e persona?

O público-alvo oferece uma visão mais macro: empreendedores que moram na região Sul do Brasil e possuem faturamento mensal de até R$50 mil. 

ICP mostra um perfil um pouco mais detalhado: empreendedores de Florianópolis, que atuam há pelo menos dois anos na área de tecnologia, possuem faturamento mensal de até R$50 mil, com mais de 150 clientes e têm dificuldade em escalar as vendas. 

A persona é a representação detalhada e fictícia do seu cliente: Márcio tem 32 anos e é dono de uma empresa de tecnologia localizada em Florianópolis. Ele é formado em administração e abriu a empresa há pouco mais de três anos junto com seu sócio. Hoje a empresa atende cerca de 150 clientes e tem um faturamento mensal de R$50 mil. Márcio tem dificuldade em escalar as vendas, já fez vários treinamentos focados no assunto, mas ainda não conseguiu solucionar o problema. 

Como definir o ICP?

Analise as características em comum dos seus melhores clientes e saiba quais deles apresentam o melhor retorno sobre investimento. 

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