O maior cargo dentro de uma empresa possui diversas atribuições e é peça chave no crescimento de um negócio.
CEO é uma sigla que você com certeza já viu no perfil de linkedin de vários profissionais. Mas o que de fato isso significa?
Estamos falando de um cargo sênior que normalmente é o maior dentro de uma empresa ou organização. O Chief Executive Officer é um termo importado, mas as responsabilidades costumam ser as mesmas para os profissionais de todo mundo.
As atribuições de um CEO podem variar de acordo com o tamanho da empresa e qual fase ela se encontra, mas algumas características são indispensáveis indiferente ao cenário organizacional.
O que você vai aprender:
O que é um CEO
CEO significa Chief Executive Officer ou diretor-executivo e diretora-executiva. Ou seja, esse é o maior cargo dentro da hierarquia de uma empresa.
O CEO é o responsável por tomar decisões importantes para o futuro da empresa, alinhado à visão do negócio. Além disso, esse profissional também precisa ser atualizado com frequência sobre os números da companhia, como lucros e dividendos e métricas de crescimento para que possa tomar decisões mais assertivas, garantindo que os objetivos sejam alcançados com sucesso.
Dessa forma, ele é responsável por toda a direção estratégica da empresa, não se envolvendo em papéis operacionais. A rotina de um CEO envolve principalmente a gestão do mercado, relacionamento com stakeholders importantes e definição de novos objetivos alinhados com o crescimento da empresa.
Em startups, é comum que o CEO seja também o fundador do negócio. Mas em empresas maiores ou conforme a companhia se expande, o conselho administrativo pode indicar um nome para assumir o cargo.
Nesse caso, o diretor-executivo tem representantes majoritários dos quais precisa prestar contas e apresentar a evolução do negócio.
Quais as atribuições de um CEO
No caso de empresas menores, o CEO é capaz de acompanhar o dia a dia de diversos setores, como marketing, comercial e jurídico, podendo atuar lado a lado com os coordenadores para a tomada de decisões.
Por outro lado, em companhias maiores, ele normalmente terá contato direto somente com os executivos das áreas que atuam no tático.
Em ambos os casos, existem algumas atribuições que todo CEO possui na sua rotina diária.
1. Definir cultura e valores
Empresas com cultura e valores bem definidos e seguidos por todos os colaboradores, possuem muito mais chances de crescer com uma base sólida.
E não há ninguém melhor para definir a cultura organizacional do que o CEO. Afinal, ele conhece a empresa, sabe quais são as estratégias e como atingi-las.
Portanto, é uma missão muito importante criar uma cultura consistente que atenda aos valores e propósitos da empresa.
2. Estruturar a estratégia e os objetivos da empresa
Uma das principais atribuições de um CEO é definir a estratégia do negócio, criando metas para serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.
Mas isso exige muito estudo e análise de mercado para traçar objetivos realistas e condizentes com a capacidade da empresa.
Da mesma forma, para que os objetivos de longo prazo sejam alcançados, os de curto e médio precisam andar dentro do prazo para que não haja perda de tempo ou dinheiro.
É papel do CEO acompanhar essa evolução, além de fazer as mudanças necessárias no processo quando algum objetivo está atrasado ou causando dificuldades para qualquer setor da empresa.
3. Assegurar que todas as áreas caminhem para o mesmo objetivo
De nada adianta traçar metas se elas não são seguidas pelas equipes.
Desse modo, é papel do CEO acompanhar junto com os heads, coordenadores ou responsáveis pelas áreas a evolução de suas equipes, identificando gargalos, problemas ou oportunidades de crescimento.
Esse acompanhamento deve ser feito com frequência, para caso um problema seja encontrado, ele possa ser solucionado o mais rápido possível.
4. Manter relacionamento com o mercado
O CEO também desempenha um papel de “político” para uma empresa. No caso de startups que muitas vezes precisam de investimentos externos para crescer, é missão do CEO estabelecer e manter relacionamento com fundos de investimento e investidores.
Mas muito além disso, o Chief Executive Officer também precisa mapear e manter contato com possíveis parceiros, clientes ou fornecedores que podem ser relevantes para o negócio.
5. Formar a equipe executiva
Em empresas menores, o CEO pode participar do processo de contratação de colaboradores de diferentes níveis. Mas isso raramente acontece por conta da agenda corrida desses profissionais.
Por isso, o mais comum é que o CEO somente participe da formação das equipes executivas da empresa. Ou seja, contratação de diretores, coordenadores ou gestores.
Nesse caso, é indispensável a participação do diretor-executivo, pois esses colaboradores serão os responsáveis por colocar em ação as estratégias definidas por ele.
Características indispensáveis para um CEO
Qualquer cargo de gestão exige algumas características de todo profissional, como resiliência e capacidade de tomar decisões rápidas.
Mas para um CEO essas habilidades devem ser afloradas pois somente com essas soft skills ele será capaz de dirigir a companhia apesar dos problemas e danos.
Comunicação
Além de saber se comunicar com transparencia, é importante saber como fazê-lo da forma certa. Um CEO é ouvido por vários públicos diferentes, como investidores, diretores, acionistas e funcionários. Portanto é importante saber como falar com cada um deles para que a mensagem seja compreendida por todos os envolvidos na empresa.
Sem esquecer, é claro, da oratória. Falar devagar, sem vícios de linguagem e de forma compreensível são habilidades indispensáveis para qualquer CEO.
Ser o representante da empresa
Mark Zuckerberg, CEO da Meta e Steve Jobs, CEO da Apple são dois exemplos de diretores-executivos que são a verdadeira personificação de suas marcas.
É quase impossível pensar nos dois empreendedores sem atribuí-los a suas empresas.
Esse também é um papel importante de um CEO, ser a cara da empresa e o porta-voz. Falando com segurança e convicção sobre a essência da empresa, com ela funciona, quais os objetivo e a visão ampla do negócio.
Inteligência emocional
Ter inteligência emocional é saber lidar e equilibrar suas fraquezas e qualidades, além de superar desafios e saber como dar e receber feedbacks sem levar para o lado pessoal.
Podemos dizer que essa habilidade é indispensável para qualquer profissional, mas ainda mais importante para CEOs que lidam com muitas pessoas e precisam tomar decisões que acarretam em vantagens ou desvantagens.
Coragem para correr riscos
Projetos e ideias são lançados sem estarem perfeitos. Por exemplo, no mundo das startups o MVP (mínimo produto viável) é o ponto de partida para toda empresa de sucesso.
Mas cabe ao CEO arriscar e investir em novas ideias, propostas e projetos. Sempre pensando racionalmente, mas disposto a correr o risco dos planos não darem certo e estar pronto para mudar a rota rapidamente.
Outros cargos importantes
Quando falamos sobre equipe executiva, estamos falando sobre outros profissionais que possuem tanta importância para a empresa quanto um CEO.
Eles são responsáveis pelo tático, colocando em prática as estratégias definidas pelo diretor e você com certeza já viu uma ou duas das siglas que falaremos a seguir.
COO: Chief Operating Officer ou diretor(a) de operações, é o braço direito do CEO e é responsável por acompanhar mais de perto a rotina operacional da empresa, garantindo a produtividade e a gestão adequada dos recursos.
CFO: Chief Financial Officer ou diretor(a) financeiro, são responsáveis pela direção financeira da empresa, fazendo toda a administração dos lucros e dividendos.
CTO: Chief Technology Officer ou diretor(a) de tecnologia é o profissional responsável pela tecnologia em termos de pesquisa e desenvolvimento.
CPO: Chief Produtc Officer ou diretor(a) de produtos é responsável pela concepção dos projetos, mapeando a produção e corrigindo possíveis erros, de acordo com as diretrizes da empresa.
CMO: Chief Marketing Officer ou diretor(a) de marketing, coordena e administra as ações de marketing de uma empresa, cuidando do posicionamento de marca no mercado.
CHRO: Chief Human Resources Officer ou diretor(a) de recursos humanos tem como função a gestão de pessoas, processos de seleção e garantir o clima e a cultura organizacional da empresa.
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Perguntas frequentes
O que é um CEO?
CEO significa Chief Executive Officer ou diretor-executivo e diretora-executiva. Ou seja, esse é o maior cargo dentro da hierarquia de uma empresa
Quais as atribuições de um CEO ?
Definir cultura e valores
Estruturar a estratégia e os objetivos de longo prazo da empresa
Assegurar que todas as áreas caminhem para o mesmo objetivo
Manter relacionamento com o mercado
Formar a equipe executiva
Quais são as características indispensáveis para um CEO ?
Comunicação
Ser o representante da empresa.
Inteligência emocional
Coragem para correr riscos