Venda mais com técnicas simples para encantar e conquistar seu público-alvo.
Todo vendedor sabe que não existe uma fórmula mágica para vender mais ou melhor. Mas de fato existem ferramentas que podem ajudar nesse processo e uma delas são as técnicas de vendas.
Além disso, em um mercado tão competitivo, é indispensável saber como se diferenciar na jornada de compra, independente do canal.
Nesse artigo te mostro oito técnicas que vão te guiar no processo e auxiliar a tornar o contato com o cliente mais próximo e personalizado, conquistando pessoas e fechando vendas.
O que você vai aprender:
O que são Técnicas de Vendas
Técnicas de vendas são um conjunto de comportamentos e estratégias de negociação que tem como objetivo encantar o cliente a fim de realizar uma venda.
Ou seja, essas técnicas são utilizadas para mostrar o melhor do produto ou serviço. Durante uma negociação é comum que o cliente possua objeções e as técnicas são fundamentais para mostrar que você possui a solução que ele precisa.
Com o passar do tempo, os processos de vendas se transformam de acordo com o mercado. No entanto, as técnicas que traremos aqui podem ser usadas em diversos cenários com diferentes tipos de públicos.
8 Técnicas de Vendas para conquistar os clientes
Fazendo uma pesquisa rápida é possível encontrar materiais contendo 40, 50 e até 60 técnicas de vendas. É inegável que cada uma delas possui sua importância e possibilidade de uso.
Porém, oito delas são primordiais, e de forma geral, entregam aquilo que o cliente necessita.
Mas também é importante frisar que o vendedor possui papel fundamental para identificar o perfil do cliente e saber quando usar cada uma das técnicas.
1. Tenha energia
É claro que cada vendedor possui uma personalidade e alguns são mais extrovertidos que outros. Do mesmo modo existem clientes que preferem ser atendidos por vendedores mais animados e outros não.
Mas ter energia está muito mais relacionado ao comportamento de passar algo bom e positivo ao cliente. Não comece um atendimento falando do tempo ruim ou evidenciando qualquer outro ponto negativo.
Embora sejam fatores externos ao objetivo da venda, vendedores com energia baixa transferem isso para o cliente. E ninguém fecha uma compra se estiver desanimado.
Então, foque o início do seu atendimento e todo o restante dele no bom humor, colocando energia na voz, mas sempre tomando cuidado para não extrapolar e se tornar inconveniente.
2. Não fale mal dos concorrentes
É comum em um processo de vendas querer mostrar o quanto o seu produto ou serviço é melhor do que o do seu concorrente. Mas isso em hipótese alguma deve ser feito denegrindo a imagem do outro.
Para o cliente isso passa o ar de antiprofissionalismo.
Existem maneiras de afirmar o seu valor sem que seja necessário falar mal do concorrente. Por exemplo, se o cliente falar que o outro lugar tem um preço menor, reforce que o seu produto embora mais caro, oferece mais soluções.
Procure sempre reforçar seus benefícios e não diminuir os do concorrente.
3. Não interrompa o cliente
Todo cliente que está em busca de um produto, possui uma dor ou problema que precisa resolver e quer a melhor opção para isso.
Portanto, ouvir o seu cliente é também um sinal de respeitar e entender seu problema.
Mesmo quando ele tiver objeções, deixe que ele conclua o pensamento e então responda mostrando seus diferenciais.
4. Crie paralelos
Você provavelmente tem vários clientes que possuem as mesmas objeções, mas que acabam comprando seu produto pois são convencidos pelo seu atendimento.
Sempre que possível trace relação entre seus clientes. Por exemplo, seu cliente fez uma objeção sobre não ter certeza se o seu produto vai entregar aquilo que ele deseja. Uma boa forma de resposta é:
“Há alguns meses atendi um cliente com esse mesmo medo seu e ele comprou, usou e todo mês nos contrata novamente. Se você não gostar, eu devolvo seu dinheiro, mas tenho certeza de que você ficará satisfeito.”
5. Esteja aberto a descontos ou parcelamentos
Muitas vezes o cliente vai tentar conseguir um preço menor ou parcelar o valor totoal. Mas isso não é um sinal ruim, na verdade isso mostra que ele está realmente interessado no seu produto.
Nesse cenário, aceite o desconto ou a proposta de parcelamento, mas afirme que somente será possível diminuir o preço caso ele feche contrato naquele momento.
6. Utilize gatilhos mentais
Urgência, escassez, autoridade são alguns dos gatilhos mentais que você pode utilizar durante uma venda.
Faça o seu cliente perceber que essa é uma oportunidade única e que se perder, ele nunca conseguirá novamente.
7. Faça perguntas
Mostre ao cliente que você está interessado no problema e quer resolvê-lo junto com ele.
“Você já buscou alguma solução parecida antes?”
“Quanto você está disposto a investir?”
“Você já teve alguma dificuldade por não ter esse produto/serviço?”
Esses são alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas, mas é sempre válido analisar o cliente e encaixar as perguntas de acordo com o perfil de necessidade.
8. Utilize uma linguagem acessível
Se o seu produto é uma solução com muitas informações técnicas, tenha cuidado com a linguagem.
O objetivo é esclarecer todas as dúvidas do cliente e não deixá-lo mais confuso com termos e expressões que ele não conhece.
Portanto, use uma linguagem simples, mas sem perder a formalidade.
A importância das Técnicas de Vendas
Em um mercado tão competitivo, muitas vezes não importa a qualidade ou preço do seu produto ou serviço.
As pessoas cada vez mais querem e buscam por um atendimento mais próximo e alinhado às suas virtudes e convicções. Nesse contexto, os vendedores e pré-vendedores precisam saber como se comportar a fim de entregar ao cliente aquilo que ele deseja, muito além de um item de consumo.
O processo da venda pode ser o primeiro contato que o cliente terá com a sua empresa e é imprescindível que toda a sua jornada como consumidor seja satisfatória.
Nesse sentido, as técnicas de vendas se apresentam como uma ferramenta fundamental para fortalecer a comunicação com o cliente, tornando o atendimento mais personalizado.
Além disso, contar com essas ferramentas facilita o processo também para o vendedor. Afinal, ele saberá como agir frente às objeções dos clientes e qual técnica é mais adequada para cada tipo de público.
Técnicas de Vendas no ambiente online
As vendas no digital crescem a cada dia e é necessário para qualquer vendedor saber aplicar as técnicas também no online.
Majoritariamente é possível aplicar todas as técnicas acima em uma videochamada ou em uma venda via telefone.
Porém, em uma venda online é preciso lembrar que o cliente muitas vezes não está totalmente focado naquele momento. Ele pode estar em ligação com você e respondendo um e-mail, fazendo o almoço ou cuidando dos filhos.
Portanto é muito mais difícil captar e manter a atenção do cliente.
Além de aplicar todas as oito técnicas talvez você não feche negócio no primeiro contato, então faça follow-ups (acompanhamento do cliente), ofereça outros canais de contato e coloque-se à disposição para falar com o cliente quando for mais conveniente para ele.
Como falei anteriormente, o atendimento pode ser primordial para a assinatura de um contrato. E no ambiente online essa importância pode triplicar, pois não há contato direto.
Dessa forma, seu diferencial estará em aplicar as oito práticas em uma versão 2.0.
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Perguntas frequentes
O que são Técnicas de Vendas?
Técnicas de vendas são um conjunto de comportamentos e estratégias de negociação que tem como objetivo encantar o cliente a fim de realizar uma venda.
Quais são as oito Técnicas de Vendas?
- Tenha energia
- Não fale mal dos concorrentes
- Não interrompa o cliente
- Crie paralelos
- Esteja aberto à descontos
- Utilize gatilhos mentais
- Faça perguntas
- Utilize uma linguagem acessível
Qual a importância das Técnicas de Vendas?
As técnicas de vendas se apresentam como uma ferramenta fundamental para fortalecer a comunicação com o cliente, tornando o atendimento mais personalizado. Além disso, contar com essas ferramentas facilita o processo também para o vendedor. Afinal, ele saberá como agir frente às objeções dos clientes e qual técnica é mais adequada para cada tipo de público.